Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

Tipos de textos

Você acabou de concluir o ensino médio e quer ingressar em um curso superior? Então, saiba que fazer a prova do Enem ou do vestibular é algo fundamental para obter a aprovação. Para isso, é importante se dedicar bastante, principalmente à redação e ao estudo dos tipos de texto.

Conhecer o que são e as suas principais características é essencial para saber diferenciá-los e como são cobrados no teste. Com isso, você tem chances maiores de acertar várias questões que fazem parte da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

Quer saber quais são as categorias de texto e como estudá-las para o Enem? Então, continue a leitura!

Texto injuntivo

O texto injuntivo é caracterizado por contar com a explicação de um método com a intenção de concretizar uma ação. A função é oferecer um guia para o leitor, apresentando uma linguagem instrutiva e clara.

Assim, é comum o uso de verbos no imperativo para ordenar uma ação. Em sua estrutura, não há marcas de pessoalidade e as frases e tópicos são mais curtos. Alguns exemplos incluem receitas, guias e bulas de remédios.

Texto dissertativo

A função do texto dissertativo é esclarecer e informar o leitor por meio da exposição clara e rigorosa de um determinado tema. Ele pode ser argumentativo ou expositivo. O dissertativo-expositivo apenas expõe um ponto de vista, sem a necessidade de convencer o leitor.

Já o texto dissertativo-argumentativo persuade e convence a pessoa a concordar com a ideia defendida. Os principais exemplos são verbetes de dicionário, jornais, enciclopédias etc.

Texto narrativo

Um dos tipos de texto mais cobrados no Enem é o narrativo. Ele traz de modo bem marcado uma história ou enredo. Dessa maneira, é possível identificar o espaço, o tempo e os personagens.

Em geral, os textos narrativos se estruturam em partes bem definidas, como introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. O enredo é linear ou não, e o narrador pode ser um observador ou fazer parte da história.

Tour pela prova do Enem

Você sabe o que são crônicas? Caso esteja na preparação para o Enem 2021, saiba que esse tipo faz parte do texto narrativo, podendo ser cobrado na redação ou por meio da identificação dessa abordagem. Alguns exemplos são A sensível, de Clarice Lispector e O amor e a morte, de Carlos Heitor Cony. Outros gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são as novelas, os romances e os contos.

Texto descritivo

O texto descritivo descreve subjetivamente ou objetivamente alguém ou algo, levando o leitor a criar uma imagem dos objetos descritos. Esse tipo costuma apresentar o uso frequente de comparações, metáforas e adjetivos. Classificados, cardápios de restaurantes e folhetos turísticos são bons exemplos de textos descritivos.

Texto expositivo

O texto expositivo introduz um tema a partir de comparações, descrições, definições e conceitos. Dessa maneira, apresenta informações sobre determinado assunto de maneiras diferentes, com a intenção de expor pontos de vista, ideias e conhecimentos sobre algo, sem o objetivo de convencer o leitor.

Alguns exemplos de textos expositivos são os verbetes, as palestras, as enciclopédias e os seminários.

Agora que já conhece os tipos de texto, chegou a hora de entender como podem ser cobrados no Enem 2021. A redação, por exemplo, é dissertativa-argumentativa e, por isso, é fundamental estudar a fundo suas características. Outros vestibulares costumam cobrar o texto narrativo como proposta temática.

Você costuma estudar em casa para o Enem? Uma boa dica é ficar de olho nas provas anteriores e refazê-las para se dar bem. A crônica, por exemplo, pode ser cobrada nos testes por meio da análise dos principais cronistas brasileiros. Luís Fernando Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis estão entre os autores que caem no Enem.

Agora é com você!

Estudar os tipos de texto é fundamental para se sair bem no Enem e garantir uma boa nota na prova. Assim, estude mais sobre o tema, identificando as características de cada e suas principais diferenças!

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça o guia prático sobre atualidades no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 238

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.