Se eu perder a bolsa do Prouni, posso concorrer novamente?

estudante vendo se perdeu bolsa do prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) foi criado pelo Governo Federal em 2005 com o objetivo de trazer mais estudantes para dentro das faculdades. Ele promove a inclusão de pessoas que não têm condições de pagar as mensalidades das instituições de ensino particular.

O programa funciona com a distribuição de bolsas de estudo parciais ou integrais a partir de critérios democráticos de seleção. Ao longo dos anos, isso contribuiu para aumentar o acesso à educação no país e formar profissionais de qualidade para atuarem no campo da pesquisa ou no mercado.

É importante conhecer a fundo essa possibilidade e ter em mente, inclusive, que você pode sim concorrer novamente, caso perca a bolsa ou mude de curso. Neste post, você vai conhecer melhor as regras do Prouni e como ter acesso a um bom ensino superior e aos melhores salários. Leia e descubra como começar sua carreira da maneira certa!

Como concorrer à bolsa do Prouni?

Para você concorrer à bolsa integral do Prouni ou à parcial, precisa satisfazer alguns critérios básicos de seleção. As inscrições são abertas duas vezes ao ano e levam em conta diversos fatores, como a concorrência dos cursos, a nota do candidato no Enem e a renda de cada participante.

O passo inicial, portanto, é verificar se você atende a todos os requisitos estabelecidos pelo programa. O candidato ao Prouni deve ter realizado a última edição do Enem e ter obtido um mínimo de 450 pontos nas provas objetivas, além de uma nota superior a zero na prova de redação do Enem. Também é preciso que ele atenda a, pelo menos, uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio inteiro em escola pública;
  • ter feito o ensino médio inteiro como bolsista integral em escola particular;
  • ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte como bolsista integral em escola particular;
  • ser pessoa com deficiência;
  • no caso de professor efetivo da rede pública, é permitido concorrer exclusivamente a bolsas nos cursos de Licenciatura. Os requisitos de renda não se aplicam;
  • não ter diploma de curso superior.

Além desses itens, um fator fundamental para concorrer ao benefício é a renda máxima do Prouni. Caso você se enquadre em todos os itens, vem o segundo passo: uma preparação adequada para o vestibular.

É importantíssimo que a pessoa interessada em obter a bolsa do Prouni consiga tirar uma nota alta no Enem, pois o processo de seleção utiliza esse número para classificar os candidatos. Quanto maior a pontuação obtida, maior é a chance de ser contemplado.

Lembrando que o processo de inscrição em si é simples e que a aprovação no Prouni no meio do ano é algo viável. Basta realizar seu cadastro de maneira online e gratuita, escolher duas opções de curso, na ordem de preferência e acompanhar a nota de corte.

Quais são as situações que fazem o estudante perder a bolsa do Prouni?

O Prouni é um benefício concedido pelo Governo para incentivar alunos de baixa renda a efetuarem seus estudos de nível superior. Como todo benefício desse tipo, ele demanda um comprometimento adequado, a fim de garantir que o aluno esteja fazendo bom uso da sua bolsa.

De maneira geral, qualquer situação na qual o aluno proceda de maneira imprópria ou deixe de cumprir seus deveres pode gerar o cancelamento no Prouni. Por exemplo, o abandono do período letivo ou um aproveitamento menor do que 75% nas disciplinas cursadas. Confira, abaixo, as principais situações que resultam em perda da bolsa:

  • não fazer a matrícula no período que corresponde ao início da bolsa;
  • concluir o curso;
  • fazer matrícula paralela em qualquer instituição de ensino superior gratuita;
  • ter um rendimento inferior a 75% nas disciplinas cursadas;
  • apresentar documentos ou informações falsas;
  • alteração na condição socioeconômica do beneficiário;
  • término do prazo de conclusão do curso;
  • não apresentar todos os documentos necessários para iniciar os estudos ou manter a bolsa;
  • acumular benefício do FIES, no caso de bolsista integral;
  • acumular bolsas do Prouni;
  • ordem judicial;
  • não pagar a parte não coberta pela bolsa, no caso de bolsista parcial;
  • afastamento não justificado;
  • evasão do bolsista, isto é, ter mais de 25% de faltas nas aulas.

Como você pôde perceber, todos esses pontos dizem respeito à responsabilidade do bolsista em fazer jus ao benefício que recebe. Para não perder a bolsa do Prouni, basta ficar ligado neles e contribuir para a efetividade do programa.

Se eu perder a bolsa do Prouni, posso concorrer novamente?

“Perdi a bolsa do Prouni, e agora?” Se esse é seu caso, você pode sim concorrer novamente, dependendo, é claro, dos requisitos listados anteriormente. Por exemplo, uma pessoa que já concluiu o seu curso superior não pode se candidatar ao benefício outra vez.

Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. Isto significa fazer o vestibular outra vez e garantir uma nota boa com a preparação adequada.

Por isto, lembre-se de refletir bastante sobre qual curso superior deseja fazer e, se for preciso, realize um teste vocacional. Uma escolha acertada aumenta as chances de você ter uma boa trajetória na faculdade e cumprir com naturalidade os requisitos como os do Prouni. Além disso, evita frustrações e angústias futuras.

Existem diversas opções relevantes de conseguir auxílio para a matrícula na faculdade, como é o caso do FIES. Vale a pena ler e conhecer melhor esta última opção e avaliar as instituições de ensino que oferecem o benefício.

Procure analisar, também, outras opções de bolsa de estudo, descontos e tipos de financiamento existentes que podem ser obtidos com a instituição em que você pretende estudar. Normalmente, o aluno tem abertura para apresentar sua situação com clareza e buscar uma solução satisfatória.

Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa. Porém, também viu que há ainda outras maneiras de viabilizar uma educação de qualidade. O importante é entender com atenção o seu caso específico e pesquisar uma maneira adequada de apostar na sua formação.

Então, não perca mais tempo e inscreva-se já no vestibular! Comece logo o seu caminho rumo ao tão sonhado sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: