Roteiro de redação: saiba como definir para arrasar no vestibular

Roteiro de redação

Mandar bem na redação é imprescindível para o Enem. Afinal, esse caderno vale de 0 a 1000 pontos e pode ser determinante para a conquista da sua tão sonhada vaga em uma faculdade.

Sendo assim, que tal investir em um roteiro de redação? Essa é uma técnica que, quando aplicada, faz com que a sua produção de texto fique muito mais rápida e eficiente, aumentando as chances de que a sua nota seja bem melhor!

A seguir, veja como montar um roteiro para arrasar na escrita dos seus textos e, assim, ter um desempenho nota 1000. Boa leitura!

O que é um roteiro de redação?

O roteiro de redação é um guia para a sua produção de texto. Ele o ajudará a estruturar o seu texto, sem deixar nenhum ponto importante de fora, e também a organizar as ideias acerca do tema proposto pelo Enem.

Lembrando que esse tipo de estratégia também é ótimo para as redações de outros vestibulares, ok? Por isso, use e abuse da técnica!

Qual é a importância do roteiro para a produção do texto?

O roteiro para redação é indispensável para escritores iniciantes e experientes. Ele serve para guiá-lo rumo a uma produção fluida, com coesão, boa gramática e argumentação de primeira.

Com um bom roteiro, você evita:

  • enrolar-se ou perder-se na hora de escrever;
  • o esquecimento de algum ponto importante do texto;
  • a desorganização das ideias;
  • a perda de pontos por conta da ausência de coesão entre o desenvolvimento e as outras partes do texto.

Além disso, os roteiros são ótimos para ajudá-lo a não estourar o tempo para a produção da redação. Assim, você faz uma prova muito mais tranquila!

Como fazer um bom roteiro de redação para o Enem?

A seguir, veja as dicas para compor um roteiro realmente eficiente e confira alguns segredos para fazer uma redação nota 1000!

Tour pela prova do Enem

Leia o tema com atenção

O primeiro passo é fazer uma boa leitura do tema da redação e dos textos de suporte. Grife o que achar necessário e, à medida que for lendo, associe com assuntos que fazem parte do seu cotidiano.

Pense na sua tese

A tese é a espinha dorsal do seu texto. Será a partir dela que toda a escrita será desenrolada. E então, qual é a sua opinião sobre o tema? Comece a pensar na argumentação que será feita!

Escreva as ideias em um cantinho da folha

A partir daí, é hora de realmente começar o roteiro. Anote ideias tanto no rascunho, quanto na folha de apresentação do tema. Referências culturais, dados que você lembra de ter lido… Tudo é válido. E não se esqueça: o uso de citações na redação é muito importante. Então, aproveite para pensar em alguma nesse momento!

Separe os blocos no seu rascunho

Com tudo esquematizado, é hora de separar os blocos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Encaixe as suas anotações nessas divisões, deixando tudo em seu devido lugar e comece a montar o texto em sua cabeça. Não se esqueça do uso de conectivos na redação e faça uma pré-estrutura com base nesses pontos!

Escreva o esqueleto do texto

Com tudo separado, é hora de fazer o seu rascunho! Escreva livremente, expondo as suas ideias. Depois, releia o texto, corte o que não for necessário e modifique pontos que não ficaram muito claros. Se possível, resolva algumas questões e volte para reler o texto uma última vez antes de passá-lo a limpo.

Treine isso muitas vezes antes do dia da prova. Assim, você vai descobrindo o melhor jeito de desenrolar o seu roteiro e vendo o que realmente funciona para você. Lembrando que fazer um curso de redação online pode ser uma boa pedida, já que as suas produções serão devidamente corrigidas!

Agora, mãos à obra!

É hora de treinar bastante os conceitos mostrados ao longo da nossa conversa! Organize o seu cronograma de estudos e faça pelo menos uma redação a cada 15 dias. Assim, você chegará bem mais preparado na hora da prova.

Aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book sobre Redação no Enem! Com esse material, você descobrirá uma série de informações preciosas para arrasar no seu texto e conquistar uma nota 1000!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados