Estudar História — assim como outras matérias, como é o caso da Geografia e da Biologia — é, de certa forma, estudar um novo idioma. Há muitas palavras novas, com significados que devem ser conhecidos para que você avance adequadamente na matéria.
Um dos exemplos mais clássicos é o conceito de pólis, um termo de origem grega que tem tudo a ver com a formação da sociedade como conhecemos hoje. É, portanto, uma das palavras mais importantes da História! E então, que tal conhecer mais sobre o termo e a sua origem? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é uma pólis?
Pólis é uma organização nascida na Grécia Antiga, representando as cidades-estado daquela região e período. Elas surgem por volta do século VIII a.C., e as representantes mais emblemáticas da História são Esparta e Atenas.
Algumas de suas características são:
- independência política (leis e organização próprias);
- independência econômica;
- organização social bem-definida;
- presença de espaços públicos como a ágora (praça principal, responsável por sediar espetáculos, debates e outros eventos) e a acrópole, dedicada aos deuses.
Em qual matéria ela está inserida?
Pólis é estudada na disciplina de História. No entanto, não se surpreenda caso ela apareça em questões de Filosofia e Sociologia!
Exemplos práticos de sua aplicação
As pólis são o primeiro grande exemplo que conhecemos de sociedade organizada em cidades.
É claro que havia tribos e outras formas de interação social e administrativa antes, mas a pólis grega é uma grande precursora do que conhecemos como cidades hoje em dia.
Além disso, é possível apontá-la como o primeiro passo para o surgimento da propriedade privada. E isso não é tudo: na pólis, há também uma organização legislativa que inspira muitas sociedades até os dias atuais.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Não há uma forma certa de estudar esse conteúdo. O primeiro passo, claro, é compreender bem os conceitos e relacioná-los a outros temas. Assim, a fixação se torna mais eficiente.
Depois, você pode apostar em mapas mentais, resumos e flashcards, além de outros recursos que são ótimos para aprender esse tipo de conteúdo.
Por fim, a melhor forma de aprender qualquer matéria é fazendo exercícios. E é claro que isso não é diferente quando o assunto é o estudo da pólis. Resolvendo questões, você garante que o aprendizado seja mais consistente, além de tirar dúvidas e revisar a matéria.
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Confira um exemplo de como a pólis é cobrada nos vestibulares!
(ENEM 2012) No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.
MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.
No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:
a) direta;
b) sindical;
c) socialista;
d) corporativista;
e) representativa.
Resposta: alternativa a
Agora é com você!
Gostou de conhecer mais sobre o conceito de pólis e de entender como essa organização funcionava? Agora, é hora de continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre o tema e, claro, mandar ver nas questões!
Aproveite também para caprichar na escolha da instituição perfeita para os seus estudos. Então, já se inscreva no vestibular para o curso dos seus sonhos agora mesmo e não perca tempo!