O curso de Direito é um dos mais desejados por quem quer iniciar uma nova carreira. Os principais atrativos são os ótimos salários, a boa oferta de vagas e as diversas áreas de atuação, que agrada o profissional com gosto variado. Além disso, uma dúvida comum do estudante que pretende trabalhar nessa profissão é sobre o que faz um advogado.
Isso porque essa é considerada uma carreira diversa e os profissionais podem atuar em diferentes setores e cargos. Quer saber mais? Então, continue a leitura para entender o que pode fazer o advogado. Confira!
Saiba o que faz o advogado em diferentes cargos e setores
A seguir, você vai conhecer os tipos de advogados e suas funções. Confira!
O que faz um advogado?
De modo geral, o advogado é o profissional responsável pela defesa dos interesses das pessoas, que podem ser jurídicas ou físicas, em questões legais. Por essa razão, ele é apto para fazer desde consultoria e assessoria jurídica (ou seja, fornecer conselhos e orientações para o cliente) até planejamento, procuradoria e auditoria em organizações empresariais.
Assim, é uma atuação muito importante e obrigatória para alguns setores, sendo essa uma das razões de vários estudantes escolherem a área do Direito.
Qual a função do advogado tributarista?
Afinal, o que faz o advogado tributarista? De modo geral, esse profissional é responsável pelos princípios e pelas normas que se referem às arrecadações, obrigações tributárias e atribuições de órgãos fiscalizadores, além de realizar a defesa dos contribuintes no recolhimento de impostos.
Assim, esse tipo de advogado cumpre papel fundamental de defender os interesses de empresas e pessoas físicas, além de as representar em processos judiciais.
O que faz o advogado civil?
O Direito Civil é a área que atua junto a normas regulamentadoras e obrigações legais, seja de pessoas jurídicas, seja de pessoa física. Alguns exemplos das atribuições desse profissional são os direitos do comércio, os direitos do trabalhador e as ações de despejo.
Além disso, essa especialidade é bastante complexa, pois necessita da paciência do sistema judiciário brasileiro. Isso acontece porque as decisões são demoradas e, às vezes, levam anos para serem concretizadas.
O que faz um advogado empresarial?
O Direito Empresarial, que parte de uma vertente mais corporativa, é responsável por zelar as normas empresariais e pelo bom relacionamento entre fornecedores, clientes, empresários, empresa, sociedade e mercado.
Também conhecido como Direito Comercial, os profissionais da área devem servir a favor da justiça pertinente às empresas em que atuam. É possível atuar na área:
- tributária;
- societária;
- financeira;
- administrativo-econômica;
- civil;
- trabalhista.
O advogado pode trabalhar em empresas públicas, como hospitais, e podem se envolver em processos a níveis federal, estadual ou municipal. Todas as atribuições do profissional visam o cumprimento das leis.
O que faz um advogado trabalhista?
O advogado trabalhista atua em questões legais que abrangem o direito dos empregadores e dos trabalhadores. Ou seja, ele também pode ser contratado por diferentes organizações.
Se tem dúvidas sobre o que um advogado faz no dia a dia na área do Direito Trabalhista, saiba que ele é responsável pela abertura de processos, que são a favor das empresas ou dos funcionários e consultorias. Ele também pode participar de audiência judicial ou interferir nas situações em que ele percebe o não cumprimento dos direitos previstos em lei.
O que faz um advogado criminalista?
O advogado criminalista exerce funções parecidas com os filmes e séries de televisão. Logo, caso queira optar por nessa área, saiba que vai trabalhar com ações penais, defendendo seu cliente da acusação que recebeu, ou o auxiliando na acusação de outras pessoas. Algumas atividades desempenhadas são:
- dar entrada em pedidos de queixa criminal;
- solicitar liberdade provisória;
- ir ao tribunal em dias de julgamento;
- fazer revisões criminais;
- entrar com recursos.
O que faz o advogado familiar?
O advogado familiar, que atua com o Direito de Família, trabalha em casos de separação de casal com filhos menores de idade. Nesse caso, a presença do profissional é algo fundamental, pois é ele quem levanta toda a documentação referente às crianças e a encaminha à Justiça.
Logo, uma das funções desse advogado é auxiliar na mediação de conflitos para a decisão dos valores da pensão a que os filhos têm direito.
O que faz o correspondente jurídico?
O correspondente jurídico apresenta grande importância no ramo do Direito. Ele é o profissional responsável por prestar serviços jurídicos pontuais e diversos a outros advogados, escritórios e empresas que, por alguma razão, não podem se deslocar para realizar o serviço pessoalmente.
Outras atribuições desempenhadas pelo corresponde jurídico incluem:
- participar de audiências;
- despachar com juízes;
- redigir petições;
- retirar alvarás;
- protocolar petições;
- tirar cópias de processos;
- fazer sustentação oral.
O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade
Para se dar bem no mercado de trabalho do Direito e conquistar as melhores vagas do setor, o primeiro passo é investir na formação superior. Para isso, que tal estudar em uma faculdade conceituada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que ofereça facilidades aos alunos?
Nas instituições parceiras do Vestibulares, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores experientes e especialistas em suas áreas de atuação. Além disso, a grade curricular é atualizada constantemente e as matérias de Direito abordam todos os conteúdos necessários para a boa formação do aluno.
As mensalidades também são acessíveis e cabem no seu bolso. O valor da faculdade de Direito é a partir de R$ 448,99* por mês — maravilha, não é mesmo? Contudo, saiba que é possível fazer faculdade de Direito de graça ao concorrer a bolsas de estudo que diminuem ou abatem o preço das mensalidades.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que faz um advogado em sua rotina de trabalho, lembre-se de que, para ocupar as melhores vagas do mercado, é importante estudar em uma boa faculdade. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você terá acesso a um ótimo ensino e a diferenciais exclusivos para a sua formação!
Tomou a decisão de cursar Direito e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!
*Sujeito a alterações