O que é Talibã e como esse assunto pode ser cobrado no Enem?

O que é Talibã

Em agosto de 2021, os noticiários foram tomados por uma informação muito importante: a retomada do poder do Afeganistão pelo Talibã, após 20 anos de pausa nessa dinâmica. A notícia foi vista por uns como uma consequência esperada e, por outros, como uma sentença de redução dos direitos individuais, especialmente os das mulheres.

Afinal, o que é o Talibã? Quais são as características desse grupo? Como aconteceu a sua formação e por que ele voltou ao poder na região afegã?

A seguir, responderemos todas essas perguntas para que você esteja apto a responder às questões dos próximos vestibulares e, claro, possa utilizar esse conhecimento em sua redação do Enem. Vamos lá?

O que é Talibã?

O Talibã é um grupo fundamentalista e nacionalista que segue o Islamismo. O seu principal objetivo é a imposição das leis islâmicas na sociedade.

Como se deu a formação do grupo?

Tudo começou com a invasão da União Soviética na região do Afeganistão, que aconteceu entre o final das décadas de 1970 e 1980. Nesse período, em plena Guerra Fria, os Estados Unidos e o Paquistão agiram contra a URSS, treinando cidadãos afegãos para combater os invasores.

Nos últimos anos da década de 1980, os soviéticos se retiraram do território afegão. No entanto, esse foi apenas o início de muitos conflitos civis entre os homens que, pouco antes, estavam unidos com um único objetivo: a libertação do Afeganistão.

Esses conflitos fizeram com que o grupo se fragmentasse. Um deles, conhecido hoje como Talibã, tinha ideais ultranacionalistas e a vontade de fazer as leis islâmicas valerem em todo o território do Afeganistão, do Paquistão e de outras nações da região.

Em 1996, Cabul (capital afegã) foi tomada pela primeira vez. Essa dominação durou até 2001, quando os Estados Unidos invadiram o Afeganistão após o emblemático episódio do 11 de setembro.

Qual é a relação entre o Talibã e ações extremistas?

As ações do Talibã são extremistas em muitos aspectos. Alguns exemplos são:

  • restrição dos direitos das mulheres, que não podiam, por exemplo, estudar ou trabalhar em alguns cargos;
  • censura forte, como a proibição de certos tipos de música e a destruição de livros;
  • açoitamentos, amputações, torturas e execuções públicas como punição a atitudes tidas como crimes pela lei talibã (utilizar elementos da cultura norte-americana, por exemplo).

Além disso, o grupo acolheu e protegeu a Al Qaeda, organização terrorista responsável pelos ataques aos EUA em 2001. Sendo assim, ainda que não tenha uma participação direta nos atos, possibilitou indiretamente a sua realização.

Qual é a relação entre o Talibã e a retirada do exército estadunidense?

A retomada do Afeganistão pelo Talibã é, sem dúvidas, uma das principais atualidades do ano de 2021. Esse foi um processo que aconteceu 20 anos após a sua retirada do governo afegão, mas que, na verdade, não aconteceu de uma hora para a outra.

O grupo Talibã continuou atuando mesmo com as tropas estadunidenses no país. No entanto, agia de maneira mais sutil, se organizando como podia. Sendo assim, não é possível afirmar que o grupo deixou de existir nesse período, seja no governo Barack Obama, Donald Trump ou no início da presidência de Joe Biden.

O processo de retomada, no entanto, foi consolidado com o anúncio de Biden sobre a retirada das tropas norte-americanas do país. Pouco a pouco, o grupo foi tomando controle de cidades menores até chegar à capital Cabul, em 15 de agosto de 2021.

Tour pela prova do Enem

Como esse assunto pode ser cobrado nos vestibulares?

Agora, veremos um exemplo de questão sobre o tema que já caiu nos vestibulares. Vamos lá?

(Enem 2015) Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do (a)

a) prática da diplomacia;

b) exercício da alteridade;

c) expansão da democracia;

d) universalização do progresso;

e) conquista da autodeterminação.

Resposta: letra b.

A partir de agora, fique de olho: é bem provável que questões sobre esse assunto apareçam nas próximas edições do Enem e de outros vestibulares. E não se esqueça de relacioná-lo com temas como a diversidade religiosa e a tolerância.

Agora é com você!

Você já sabe o que é Talibã e conhece um pouco sobre a história desse grupo e os seus impactos nas comunidades em que atuam. Agora, é hora de estudar bastante, realizar muitas questões e ficar sempre de olho nos noticiários para acompanhar as novidades.

Aproveite e confira o nosso material exclusivo com dicas para que você possa arrasar em Atualidades no Enem. Não perca!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados