O que é ecossistema e como estudar essa matéria?

ecossistema

Você sabe o que é ecossistema? Com a correria diária, é comum que as pessoas esqueçam de que elas fazem parte de algo maior. Todos estão inseridos em um ecossistema que une todos os organismos vivos de um determinado local, além de seus fatores químicos e físicos. Assim, os seres pertencem a um grupo delimitado por temperatura, solo, água, animais, entre outros.

Os ecossistemas são unidades básicas do estudo da Ecologia, um tema muito recorrente na prova do Enem. Por isso, é fundamental ficar atento aos seus conceitos e entender quais são os principais tipos e seus componentes. Com isso, é possível se dar bem em parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Se você deseja saber o que é ecossistema e como estudar essa matéria para tirar uma boa nota no Enem, não perca o nosso post. Então, vamos começar?

O que é ecossistema e quais são os seus componentes?

O ecossistema é o conjunto dos aspectos biológicos, químicos e físicos que influenciam e envolvem a existência das espécies de vegetais, animais e demais formas de vida. Ou seja, é um grupo de elementos vivos, como os animais e as árvores, e os componentes não vivos, como a chuva e os raios solares, que se relacionam entre si e compõem um sistema de equilíbrio.

Todos os ecossistemas funcionam e permanecem por meio das várias funções que os seres vivos exercem dentro dos grupos. Dessa forma, na cadeia alimentar, existem os produtores, os consumidores e os decompositores. Os produtores são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento (autotróficos), através da fotossíntese.

Os consumidores primários são os herbívoros (que se alimentam dos produtores). Em seguida, há os consumidores secundários, que são carnívoros ou onívoros que se alimentam dos consumidores primários. Ainda existem os consumidores terciários, que são os grandes predadores, como tubarões e leões.

Por fim, estão presentes os decompositores que têm a função de decompor a matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais. Vale lembrar que os onívoros podem ser consumidores primários também e que, mudando o foco, todos os consumidores oscilam nos níveis tróficos.

Um ecossistema deve apresentar alguns fatores que garantam a sua autopreservação, sua autossuficiência e sua estabilidade. Os principais componentes são:

  • clima: determina a luminosidade, a umidade e a temperatura, além de outras características físicas do ambiente;
  • substâncias orgânicas: são constituídas de carbono, ligam os fatores bióticos e abióticos no ciclo de energia e matéria dentro do ecossistema;
  • substâncias inorgânicas: são essenciais para vários processos tanto metabólicos quanto ambientais para os organismos que compõem o fator biótico. Ferro, magnésio e cálcio são exemplos;
  • produtores: produzem o próprio alimento e armazenam a maior quantidade de energia;
  • fagótrofos: são os heterótrofos que se alimentam de outros organismos;
  • sapropélicos: se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

Para estudar esse tema para a prova de Biologia no Enem, é importante ficar atento aos tipos de consumidores e quais seres compõem esse nível trófico, entendendo a função que cada um exerce no meio ambiente. Além disso, é fundamental entender a relação que o clima e demais fatores abióticos têm sobre os produtores.

Em uma questão de Biologia na prova do Enem de 2011, foram abordadas as relações entre consumidores primários, secundários e terciários. Nesse caso, o aluno teria que perceber que o homem era o consumidor primário e, por consequência, o tigre um consumidor secundário e os abutres, terciários.

Quais são os principais tipos de ecossistemas?

Quando ecossistemas parecidos se unem em um espaço, eles recebem o nome de bioma. Em outras palavras, pode-se dizer que um bioma é um conjunto de ecossistemas. Estes podem ser de dois tipos: terrestres e marinhos. Entre eles se destacam:

  • florestas — divididas em 4 partes: savanas, taiga, temperadas e tropicais. É considerado o maior ecossistema devido à sua biodiversidade. Em geral, são caracterizadas pela chuva em abundância e grande quantidade de árvores;
  • pradarias — também conhecidas como estepes, não apresentam árvores em locais de clima temperado. Costumam passar por um longo período de seca, o que facilita a ocorrência de queimadas;
  • desertos — caracterizados por áreas sem vegetação e pouca quantidade de chuva. É possível encontrar cactos, plantas que têm capacidade de armazenar água;
  • tundas — apresenta uma planície pantanosa com pouca diversidade de espécies.

Quais são os principais ecossistemas brasileiros?

O ecossistema brasileiro é bastante rico, sendo uma dos mais biodiversos do mundo e apresentando características próprias de clima, solo, flora e fauna. Confira, a seguir, os principais.

Tour pela prova do Enem

Amazônia

Considerado o maior ecossistema brasileiro. O clima nessa região é muito quente e úmido, e as vegetações são de floresta, contendo árvores de grandes portes.

Caatinga

Apresenta uma vegetação adaptada à seca. A Caatinga está localizada na região Nordeste do Brasil.

Cerrado

É o segundo maior bioma brasileiro em extensão. O clima é tropical sazonal, que oscila entre períodos de seca e chuva, e as vegetações são formadas por árvores espaçadas, de pequeno porte e de troncos retorcidos.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais biodiversos do mundo e um dos mais ameaçados do país. O clima é tropical úmido, com muita chuva e temperatura alta.

Pantanal

Apresenta a maior planície inundável do mundo. O clima é tropical continental, com chuvas e sempre quente. A vegetação é de gramíneas e árvores de médio porte.

Pampa

É formado por árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras, favorecendo a pastagem de animais. O clima é subtropical, e as estações do ano são bem definidas.

Como estudar essa matéria para o Enem e vestibular?

Para estudar ecossistema para o vestibular é importante ficar atento aos principais ecossistemas brasileiros, conhecendo suas características e como diferenciá-los.

Além disso, estude onde está localizado cada um, qual o clima predominante, quais animais e plantas fazem parte de cada bioma e como eles podem se adaptar ao ambiente (tipo de excreta eliminada, como regulam a temperatura corporal, tipo de respiração, tipo de folha e caule, se a raiz é desenvolvida ou não, se têm espinhos etc).

Uma ótima forma de estudar as matérias de Biologia é acompanhando o Trilha do Enem. Por lá, você avalia e fixa o seu conhecimento por meio de simulados e, também, recebe um plano de estudos para o Enem montado para o seu perfil. Além disso, há vídeos no canal, como este que, a partir dos 43 minutos, fala sobre relações ecológicas e biomas:

Agora que você já sabe o que é ecossistema, chegou a hora de começar a estudar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Para isso, lembre-se de ficar por dentro das principais questões desse tema nos vestibulares.

Gostou deste post e quer continuar se preparando para a prova de Biologia? Então, veja 6 dicas para estudar sobre o tecido muscular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados