Como o tema Música pode ser cobrado no Enem?

Música Enem

Quando falamos sobre música, devemos nos lembrar de que ela vai além das Artes e facilmente se integra a outras áreas do conhecimento, como é o caso das linguagens, da História e da Geografia.

A Música também se relaciona com as áreas de Exatas e Biológicas, como Física e Matemática. Afinal de contas, a música é um fenômeno da natureza.

Por isso, é importante considerar como cai a Música no Enem e demais vestibulares, já que esse tema pode ser explorado de diferentes maneiras. Veja algumas situações neste post!

Como a Música pode aparecer na prova de Matemática no Enem?

Música é Matemática. Envolve contagem, frações de tempo, frequências sonoras, proporções etc. Logo, pode ser utilizada como ponto de partida para diversas análises.

Por exemplo, na prova do Enem de 2009, houve uma questão a respeito do valor das figuras rítmicas ― elas determinam a duração de cada som em uma música.

A partir da apresentação da duração de cada uma dessas figuras (semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicholcheia, fusa e semifusa), a questão solicitava responder quantas figuras caberiam em um determinado número de compassos, entre as alternativas dadas.

Física

Em Física, a Música no Enem pode ser cobrada por meio de questões envolvendo princípios de Acústica, como é o caso da velocidade do som. Em um exemplo simples, pode ser solicitado calcular a duração de uma frequência sonora com base nas sete notas musicais.

Tour pela prova do Enem

O que eu preciso saber sobre a História da Música para o Enem?

Assim como na Literatura e nas Artes Plásticas, a História da Música também é dividida em períodos. É interessante que você saiba quais as características de cada período e, se possível, ouça alguns compositores de cada fase. Veja os principais períodos e alguns dos maiores compositores:

  • Medieval (500-1400): canto gregoriano;
  • Renascença (1400-1600): Thomas Tallis;
  • Barroco (1580-1750): Händel, Bach;
  • Clássico (1750-1820): Mozart, J. Hydn, Beethoven;
  • Romântico (1800-1910): F. Schubert, R. Schumann, G. Mahler;
  • Modernismo (1890-1975); C. Debussy, D. Shostakovich, H. Villa-Lobos, R. Strauss;
  • Música contemporânea (a partir de 1950): Eric Whitacre, Arvo Pärt, John Williams.

Como usar a Música na redação do Enem?

A canção é a forma musical mais ouvida no mundo. Por esse motivo, as letras têm um grande impacto para propagar ideologias, provocar o pensamento crítico e chamar a atenção para a necessidade de mudanças na sociedade.

Então, uma excelente forma de agregar a Música à sua redação, e aumentar sua nota no Enem, é utilizar a citação de trechos de canções para corroborar seus argumentos. Uma dica é conhecer canções que marcaram época. No Brasil, por exemplo, o trio formado por Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso teve muita expressividade em letras que enfrentavam o regime ditatorial ― tanto que eles foram perseguidos e exilados.

Ainda, há muitos compositores de canções que trazem mensagens na força de suas palavras, como é o caso de John Lennon e Paul McCartney, Michael Jackson, Lionel Ritche, David Foster e Madonna.

Quais são as dicas para interpretar letras de músicas nas questões?

Por falar em letras de música, as provas do Enem adoram inseri-las e contextualizar com textos discursivos e promover a intertextualidade. Por isso, aqui vão algumas dicas para interpretar os textos das canções:

  • leia atentamente as instruções da questão e veja se é uma pergunta direcionada exclusivamente à letra, ou se você precisa relacionar mais textos;
  • confira os compositores e o ano de criação (se houver);
  • verifique o estilo da canção (pop, regional, religiosa etc.);
  • verifique o contexto da canção (cunho político, expressão de um povo ou nação etc.)
  • preste atenção nos adjetivos e sujeitos;
  • procure deixar o texto na ordem direta.

Não perca o ritmo!

Agora você já sabe como a Música é cobrada no Enem, e estas dicas se estendem para outras provas de vestibular! Temos certeza de que segui-las fará sua nota ir lá para cima.

Mas, antes de ir embora, uma pergunta: você é daquelas pessoas que não vivem sem música? Pois, saiba que quem é aficionado pelo mundo musical tem muitas oportunidades de carreira! Então, continue conosco e confira nossa lista com 5 profissões para quem gosta de música!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados