Você tem o sonho de ser um agrônomo de sucesso, mas não sabe em qual instituição de ensino estudar? Faz questão de que a sua formação aconteça em uma das melhores faculdades de Agronomia do país? Então, saiba que está no lugar certo!
Afinal, estamos falando de algo que formará a base do futuro profissional e, por isso, optar por um local reconhecido, renomado e de qualidade faz toda a diferença. Pensando nisso, preparamos este post para apresentar um ranking das faculdades de Agronomia. Confira!
Ranking das faculdades de Agronomia
As melhores faculdades de Agronomia proporcionam muitas vantagens aos seus estudantes. Elas têm uma infraestrutura completa, matriz curricular atualizada, corpo docente preparado, etc.
Assim, se você tem a preocupação de estudar em uma excelente instituição, está na direção certa. Procurar aquelas que têm um diferencial no ensino vai proporcionar a melhor aprendizagem. Confira, abaixo, o ranking das melhores faculdades de Agronomia do Brasil:
- USP;
- UFLA;
- UFV;
- UNESP;
- UEL;
- UFSM;
- Anhanguera.
Conheça as melhores faculdades de Agronomia
Abaixo, você vai ficar por dentro das características de cada faculdade. Confira!
Universidade de São Paulo (USP)
A primeira faculdade do ranking é a USP, considerada uma das principais universidades públicas do Brasil. A graduação é oferecida em tempo integral somente no campus que está localizado na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.
A instituição oferece centros de estudo, estações experimentais e uma fazenda em que o aluno tem aulas práticas.
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
A UFLA está localizada na cidade de Lavras, em Minas Gerais, sendo reconhecida pela infraestrutura que oferece bibliotecas e laboratórios, além de professores que são reconhecidos pela ótima qualificação.
Foi inaugurada em 1963 e conta com 135 graduações com 10.904 estudantes, em média. O candidato pode participar do processo seletivo por meio da nota do Enem ou do vestibular tradicional. O curso de Agronomia é oferecido pela Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL).
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
A UFV é uma universidade pública presente no interior de Minas Gerais. Foi criada em 1922, estando presente em três cidades do estado: Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal. A instituição de ensino conta com 75 cursos com cerca de 13.613 alunos.
A UFV já esteve 3 vezes entre as 100 melhores faculdades do mundo no ramo das Ciências Florestais e Agrárias, de acordo com o QS World University Rankings.
Universidade Federal Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP)
A faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP foi criada em 1965. O curso funciona na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, em uma fazenda experimental. Para ingressar nessa instituição de ensino, é possível optar pela prova do vestibular ou utilizar a nota do Enem.
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
O departamento de Agronomia da UEL, no estado do Paraná, foi criado em 1981. Por isso, apresenta muita história, sendo considerado bastante tradicional. Não por acaso, aparece no ranking das melhores faculdades de Agronomia do país.
A estrutura da graduação demonstra isso, já que ela conta com diversos laboratórios e fazenda escola.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
A UFSM é uma faculdade pública presente no Rio Grande do Sul, bastante popular por seus resultados em pesquisas científicas e pela grande infraestrutura. Essa universidade foi inaugurada em 1960 e conta com cerca de 131 cursos de graduação.
Para ingressar nessa instituição de ensino, o aluno deve usar a nota do Enem ou prestar o vestibular da faculdade. Com isso, poderá estudar no campus Camobi.
Anhanguera
A Anhanguera é considerada uma das melhores faculdades de Agronomia do Brasil e não é para menos. Com vários polos espalhados por diferentes regiões, o seu objetivo é oferecer uma infraestrutura inovadora e completa aos alunos, além de um corpo docente capacitado.
A faculdade de Agronomia pode ser encontrada em várias cidades, e você pode usufruir de benefícios como bibliotecas capacitadas, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, etc.
Portal Vestibulares: o caminho para a melhor faculdade particular de Agronomia
Grande parte das instituições de ensino listadas acima são públicas, garantindo muitos benefícios aos alunos, como experiência, notas elevadas no MEC, gratuidade, entre outros. No entanto, também existem desvantagens.
Por conta dos benefícios oferecidos, muitos estudantes optam por prestar o vestibular nessas universidades, fazendo com que a concorrência seja acirrada. A quantidade de pessoas que disputam a mesma vaga aumenta a chance de precisar fazer mais de um processo seletivo para conquistar uma vaga, o que consome tempo e dinheiro.
Logo, as instituições particulares podem ser um caminho viável e bem rápido para conquistar o diploma de Agronomia. Afinal, considerando que cada faculdade conta com dois vestibulares por ano, quando a aprovação não vem, você praticamente tem um ano de estudos perdidos.
E esse tempo pode ser ganho na rede privada! Quer saber como? Cursando Agronomia em uma das faculdades parceiras do Vestibulares, instituições que apresentam tradição no mercado de trabalho.
O corpo docente é formado por mestres e doutores experientes, sendo apto para explicar o que faz o profissional de Agronomia em sua rotina de trabalho. Além disso, é possível estudar Agronomia a distância, na modalidade de ensino semipresencial e presencial.
Com isso, você tem toda a liberdade para escolher a opção que mais tem a ver com o seu perfil, podendo conciliar trabalho, família e estudos, por exemplo. Pensa que acabou por aí? O estudante ainda encontra diferenciais exclusivos. Confira!
Formas de ingresso facilitadas
Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você poderá optar por uma das várias formas de ingresso. O objetivo é facilitar a sua entrada no ensino superior. As principais opções incluem:
- uso da nota do Enem;
- vestibular online;
- vestibular tradicional;
- segunda graduação;
- transferência externa.
Bolsas de estudo
Está com alguma dificuldade para iniciar o curso superior? Então, saiba que você não precisa deixar o sonho de lado. É possível concorrer a uma das várias bolsas de estudo e descontos que são oferecidos, como:
- Bolsa Transferência;
- Bolsa Enem;
- Bolsa para servidores públicos e militares;
- Bolsa Incentivo;
- Desconto Pontualidade.
Qualificação para o mercado de trabalho
O mercado de trabalho para quem faz um curso superior pode ser um bicho de sete cabeças quando a instituição de ensino não auxilia os estudantes a se prepararem desde cedo. A boa notícia é que, nas nossas faculdades parceiras, a empregabilidade é uma prioridade na formação do futuro profissional.
Nelas, você pode aproveitar as atividades extracurriculares e os programas que focam no mercado de trabalho. Todos os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que oferece vagas de estágio e emprego em todo o país.
Agora é com você!
Agora que já conhece as melhores faculdades de Agronomia, opte por aquela que ofereça um ensino de excelência e que facilite a sua formação. Com isso, você sairá preparado para atender às demandas do mercado!
Gostou de conhecer as melhores faculdades de Agronomia e quer estudar em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!