Material condutor: o que é, como funciona e exemplos

Construir um circuito elétrico exige muitos componentes. Levar energia elétrica de um ponto a outro não é uma questão apenas de injetar uma corrente em um objeto. É necessário ter todo um sistema, incluindo um material condutor para a eletricidade.

Uma das coisas que você estuda nas aulas de física do ensino médio é como diferentes materiais conduzem energia elétrica. E também há várias questões sobre o assunto no vestibular.

Acompanhe e veja como se preparar para elas!

O que é um material condutor?

Material condutor é qualquer material caracterizado por transmitir eletricidade com facilidade, sendo usado na composição de redes elétricas.

Em geral, esses materiais condutores possuem grande quantidade de elétrons livres, os quais podem ser conduzidos em corrente quando em um circuito. O oposto disso é um material isolante, ou seja, que resiste à transmissão de elétrons e é usado para impedir a condução de eletricidade. A borracha é um material isolante comum, enquanto o ouro é um condutor comum.

Algo importante para lembrar é que qualquer material pode funcionar como condutor. O próprio ar pode servir como condutor. É assim que raios se formam.

Tour pela prova do Enem

Como esse tema aparece no vestibular?

Assim como muitos outros temas dentro da física, o passo mais importante é conseguir entender como o fenômeno acontece. A partir disso, você vai conseguir interpretar melhor o papel de um material condutor em qualquer questão.

Veja aqui uma questão que vai ajudar você a fixar esse conceito.

(Enem 2014) No território brasileiro, existem períodos do ano que apresentam queda na umidade do ar, fazendo com que o ar fique bastante seco. Nessa época, é comum observar que as pessoas, ao saírem do carro e tocarem a maçaneta da porta, levam pequenos choques elétricos. Além disso, pessoas que ficam muito tempo em contato com aparelhos eletrodomésticos, ou que dormem com roupas feitas de determinados materiais, como a seda, ao tocarem objetos metálicos, também sentem as descargas elétricas, ou seja, levam um choque elétrico.

O corpo humano sofre com esse fenômeno de descarga elétrica, comportando-se como um condutor, pois.

A – oferece resistência nula ao movimento da quantidade liquida de carga através do corpo.

B – permite que uma quantidade líquida de carga se desloque com facilidade através do corpo.

C – permite que uma quantidade de carga se desloque com dificuldade através do corpo.

D – reduz o deslocamento da quantidade de carga em função do aumento da diferença de potencial.

E – alterna a capacidade de deslocamento da quantidade liquida de carga no corpo, facilitando ou dificultando o fenômeno.

A resposta correta é a letra B. O “choque” que uma pessoa sente ao tocar em um objeto com uma carga polar é o movimento dos elétrons pelo corpo em direção ao chão. O corpo humano, nesse caso, serve como um condutor para a carga e a eletricidade é sentida. Mesmo que o corpo não seja um condutor perfeito, a resistência que ele gera ainda é bem pequena.

Conte com a Vestibulares para alcançar a sua vaga!

O conceito de material condutor aparece bastante nos estudos da física. Por isso, dá bastante as caras no vestibular. Com um pouco de prática, você logo vai entender o princípio por trás de todos esses esquemas.

E se quer mais uma ajuda para garantir seu lugar, visite o site Vestibulares agora mesmo! Você pode até conseguir vaga em uma de nossas universidades parceiras com a sua nota no Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados