Fala, vestibulando! Se preparar para o vestibular é muito importante, e já sabemos que você veio parar aqui porque está com aquela dúvida que precisa ser tirada agora. E quando falamos de material isolante, é fundamental entender alguns detalhes entre elétrons e íons que fazem toda a diferença, viu?
Então, vamos juntos nesse assunto? Confira abaixo um resumo rápido sobre o que é material isolante e que vai te ajudar a tirar de letra esse tema!
O que é material isolante?
Um material isolante é tudo aquilo que tenha alta resistência na hora da passagem da corrente elétrica. Ou seja, não deixa a eletricidade sair de cabos, por exemplo, protegendo o usuário contra possíveis e perigosos choques.
Em outras palavras, são totalmente contrários à passagem livre de cargas elétricas. Os elétrons estão fielmente conectados aos núcleos atômicos. Daí, não são conduzidos. E isso é explicado pela chamada teoria de bandas. Já ouviu falar?
A teoria diz que, no material isolante, os elétrons trazem baixo nível de energia, estando mesmo bem abaixo do necessário para conseguirem ser conduzidos.
Quais os principais exemplos de material isolante?
Alguns ótimos exemplos de material isolante costumam fazer parte do nosso dia a dia, como:
- silicone;
- vidro;
- cerâmica;
- borracha;
- plásticos;
- madeira;
- fenolite;
- baquelite;
- porcelana.
Por isso, quando um profissional que trabalha com elétrica precisa mexer na fiação, geralmente está vestindo luvas e sapatos de borracha.
Ou quando você tem que reparar algo em casa, como um fio ou peça no abajur, por exemplo, o silicone ganha seu merecido espaço.
Como estudar o assunto para Enem e vestibulares?
Cada aluno tem seu jeitinho de estudar, não é mesmo? Porém, algumas dicas e macetes vão levar você além nessa hora. Ao se preparar para o tema material isolante no Enem, ou material isolante no vestibular, é bom ter a certeza de que você entendeu o assunto.
Para começar, a dica é fazer um resumo do que se trata e ter a definição bem fácil de visualizar. Depois, vale separar em tópicos as principais informações, pois assim é prático de aprender e memorizar. Por fim, lembre-se sempre de ler, reler e revisar o conteúdo quantas vezes forem necessárias.
É bom também fazer anotações em post-it, colocar na parede em frente à sua mesa de estudos, ou mesmo anotar no bloco de notas do celular. E que tal fazer um jogo de perguntas e respostas sobre material isolante? É uma solução fácil e prática que costuma ajudar e muito no aprendizado!
No mais, resolver questões de vestibulares e exames passados é outro caminho. Isso é bacana para te mostrar como vem a pergunta em uma prova oficial.
Exemplo prático de questão
Para testar seus conhecimentos, vamos a um exemplo de questão sobre material isolante que caiu em uma prova do Enem. Confira!
(ENEM MEC/2016/1º Aplicação)
Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.
O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá:
a) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
b) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.
c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
d) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.
e) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
Resposta correta: alternativa E.
Agora é com você!
Gostou de entender melhor sobre material isolante? Não deixe de exercitar, estudar e aplicar com força de vontade rumo ao seu futuro. Vai valer a pena.
Aproveite e já que está se preparando para sua formação superior na faculdade, se inscreva no vestibular de uma de nossas faculdades parceiras! Afinal, não precisa esperar para decidir seu futuro. Estamos na torcida por aqui!