Vestibulares agora também é

O que é Umidade Relativa do Ar? Esse tema cai no Enem?

umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar é uma grandeza presente em diversas áreas do conhecimento. Sua definição aparece na Física, Biologia, Química e até na Geografia. Ficar por dentro desse conteúdo ajuda os estudantes que vão fazer a prova do Enem a entender a sensação térmica, conceito presente no nosso cotidiano.

Se quer saber o que é umidade relativa do ar e como o assunto é cobrado nos principais vestibulares e no Enem, continue a leitura para saber mais!

O que é umidade relativa do ar?

O conceito e o significado de umidade relativa do ar consiste na medida do quanto de vapor d’água está presente no ar ao nosso redor, em relação ao tanto que ele consegue se dissolver na atmosfera. Por isso, sua representação é em porcentagem.

A quantidade máxima de vapor d’água que pode se dissolver no ar é conhecida como vapor d’água saturado. Quanto mais úmido o ar está, mais difícil é para a água evaporar.

Qual sua importância?

Se existe muito vapor d’água dissolvido na atmosfera, fica mais difícil para o corpo perder calor pela transpiração, ou seja, não conseguimos fazer a homeostase térmica de maneira eficiente.

Outro fato importante é que a umidade relativa do ar influencia diretamente na qualidade da nossa respiração. Um ar muito seco pode agravar casos de rinite e outras alergias, e, por isso, a OMS recomenda níveis seguros da umidade do ar.

Qual a umidade relativa do ar ideal?

Como vimos, a umidade relativa do ar não pode ser nem muito baixa, para não interferir na nossa saúde, nem muito alta. Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda níveis entre 40% e 70%. Neste intervalo, o corpo consegue perder calor para o ambiente de maneira eficiente, fazendo com que as alergias não piorem muito.

Tour pela prova do Enem

Como estudar a umidade relativa do ar para o Enem e vestibulares?

Focar na resolução de exercícios, tanto conceituais quanto de fazer conta, é a melhor maneira de fixar o conhecimento e criar a facilidade do raciocínio, já que a prova do Enem é extensa e o tempo é curto. Fazer um bom resumo e mapas conceituais também são ótimas formas de estudar. Assim, sempre que tiver uma dúvida em um exercício, poderá consultar seu próprio material.

A umidade relativa do ar é um assunto multidisciplinar e, por isso, devemos dar uma atenção grande para o tema na hora de estudar para o Enem e vestibulares. A questão abaixo mostra um exemplo de como esse assunto é cobrado em prova:

(Enem 2021- Adaptada) Considere o seguinte diálogo:

José: Nossa, como hoje está quente!

Mário: O pior nem é isso, é a umidade.

O comentário de Mário pode ser explicado por qual das alternativas?

a) a temperatura do vapor-d’água presente no ar é alta.

b) o suor apresenta maior dificuldade para evaporar do corpo.

c) a taxa de absorção de radiação pelo corpo torna-se maior.

d) o ar torna-se mau condutor e dificulta o processo de liberação de calor.

e) o vapor-d’água presente no ar condensa-se ao entrar em contato com a pele.

A alternativa b) é a resposta correta, pois, quanto mais úmido o ar está, mais próximo da saturação do vapor de água estamos. Isso resulta em uma pressão do meio contra a evaporação do nosso suor, ou seja, sentimos ainda mais calor quando está úmido!

Estude umidade relativa do ar para o Enem!

Agora que você já sabe o que é a umidade relativa do ar e alguns fenômenos explicados por ela, saiba que é essencial estudar esse conteúdo para o Enem. Por isso, inclua-o em seu cronograma de estudos e arrase na prova!

Não perca mais tempo e estude em uma faculdade de excelência. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.