Conheça 6 erros de redação mais comuns no Enem

conheca6errosderedacaomaiscomunsnoenem

A redação, muitas vezes, preocupa bastante os estudantes que estão prestes a fazer a prova do Enem. Afinal, a nota dela equivale a 20% da pontuação total do exame, o que pode tanto aproximá-los da aprovação quanto derrubar o bom resultado nas questões objetivas.

Nesse cenário, é preciso ficar de olho nos erros de redação mais comuns no Enem. Para ajudar você, listamos 6 para abolir imediatamente da sua rotina de estudos.

1. Erros de grafia

Uma das competências avaliadas pela banca do Enem é, justamente, o domínio da língua portuguesa. É por essa razão que errar a ortografia das palavras na redação se prova uma falha grave, capaz de baixar bastante a nota do candidato.

Para evitar essas penalizações, fique bem atento no momento de passar a redação para a folha de respostas e, na dúvida, opte por outro termo do qual você tem maior conhecimento. Antes de entregar a prova, faça mais uma revisão cuidadosa e, se houver algum deslize, não hesite em corrigir. Antes uma pequena rasura do que um erro grave, concorda?

2. Clichês

As citações são excelentes maneiras de enriquecer um texto dissertativo-argumentativo — no entanto, sem os devidos cuidados, podem se tornar um dos principais erros de redação do Enem. Isso porque, na ânsia por inserir esse elemento, o candidato pode confundir a autoria da frase e perder toda sua potência.

Além disso, fazer o recurso de expressões que se tornaram lugares-comuns pode não ser a estratégia certeira para sua nota, pois não indica que você realmente tem esse conhecimento — afinal, é comum que as pessoas os compartilhem em diversas situações. Alguns exemplos são “nenhum homem é uma ilha” e “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

São outros exemplos de clichês:

Tour pela prova do Enem
  • desde os primórdios da humanidade;
  • com o advento da internet;
  • fechar com chave de ouro;
  • dar o pontapé inicial.

3. Erros de pontuação

Você certamente já leu algum texto do qual mal dava para compreender a mensagem por causa da pontuação, não é mesmo? Uma vírgula fora do lugar tem o poder de colocar toda a sua credibilidade à prova, além de mudar o sentido do que você quis expressar.

O primeiro passo para evitar esse problema é evitar frases muito longas, sem um ponto-final. As mais curtas são menos suscetíveis a erros de português na redação do Enem. Mas isso não significa que você deve partir o raciocínio no meio. Preze ao máximo pela fluidez da leitura!

4. Má interpretação do tema

Sempre que a nossa sugestão for de ler atentamente as instruções da redação, saiba que a principal razão para isso é que, do contrário, você pode entender mal a proposta. Isso o leva à fuga do tema, um dos fatores capazes de zerar a sua nota — e temos certeza de que não é a sua intenção!

Por isso, certifique-se de que seus argumentos são coerentes com o proposto e não faça divagações que o afastem da ideia inicial. Atenha-se às informações mais importantes e, se quiser inovar com técnicas de storytelling e citações, por exemplo, analise se elas estão adequadas ao restante do conteúdo, combinado?

5. Generalização

Você já reparou que expressões como “todo mundo” são comuns no discurso oral para defender pontos de vista? Esse é um erro grave que pode inviabilizar a sua redação nota mil. Isso porque afirmações que não são comprovadas por meio de dados devem passar longe do seu repertório.

Lembre-se de que a banca espera dos candidatos uma opinião sobre os fatos a partir de críticas que respeitem os direitos humanos. Ao afirmar que “todo político é corrupto”, por exemplo, você vai contra esse aspecto e não necessariamente fala a verdade.

Esses são apenas alguns dos erros de redação mais comuns no Enem. Ao ficar de olho nesses pontos, você consegue se aproximar ainda mais da nota mil. Em complemento, não deixe de ler bastante para ampliar seu vocabulário e se familiarizar com a gramática.

Quer uma dica final? Continue se informando sobre a redação do Enem e dos vestibulares. Quanto mais você souber, mais próximo estará de dominar o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados