Curso de Engenharia de Software: veja tudo sobre a graduação

Engenharia de Software

A faculdade de Engenharia de Software é uma opção e tanto para quem está em busca de uma profissão na área da tecnologia. Com uma matriz curricular abrangente, é possível aprender tudo sobre o desenvolvimento de aplicativos, programas e sistemas. Isso sem falar das excelentes remunerações e das várias possibilidades de trabalho que a carreira oferece.

Entre as habilidades que devem ser desenvolvidas, estão a criatividade e a capacidade analítica para desenvolver e conceber programas de acordo com as necessidades das corporações. Portanto, é fundamental investir em uma boa formação.

Ficou interessado, quer saber o que é Engenharia de Software e como é a graduação? Continue a leitura!

Quais são as principais matérias do curso?

A grade curricular do curso de Engenharia de Software é muito abrangente e aborda disciplinas da Engenharia e da Matemática. Portanto, quem deseja seguir nessa carreira deve ter afinidade com a área das Ciências Exatas.

Além disso, a graduação aborda conceitos de gestão da produção e arquitetura de programas. Logo no início, os estudantes entram em contato com matérias introdutórias à engenharia e à programação, incluindo algoritmos e lógica.

Depois, o aluno aprende as etapas envolvidas na produção de um sistema de console, tablet, smartphone ou computador. Confira, abaixo, algumas disciplinas estudadas:

  • Programação Web;
  • Testes e Manutenção de Software;
  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Modelagem de Dados;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Interface e Usabilidade;
  • Direito Cibernético;
  • Engenharia de Requisitos;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Computação em Nuvem.

Qual é a duração do curso?

O curso de Engenharia de Software é uma faculdade de Exatas, com duração média de 8 semestres. Assim, os 4 anos de formação preparam o futuro engenheiro para várias áreas de atuação e oportunidades no mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso?

Para fazer a consulta do preço da graduação de Engenharia de Software, é bem simples. Você deve acessar o site Vestibulares, conferir em quais modalidades de ensino o curso está disponível e checar o valor das mensalidades.

Confira um pequeno guia de como realizar essa pesquisa:

  • acesse o site Vestibulares;
  • no primeiro campo de busca, digite a sua localidade;
  • depois, selecione o curso de Engenharia de Software;
  • clique em “buscar opções de cursos”;
  • em “como estudar”, é possível visualizar as opções, basta aplicar o filtro;
  • confira o preço da mensalidade e a localização disponíveis.

Como se matricular no curso?

Para se matricular na faculdade de Engenharia de Software, o primeiro passo é optar por alguma das faculdades parceiras do Vestibulares e fazer o vestibular da instituição escolhida. Ao ser aprovado, você receberá um e-mail de boas-vindas com acesso ao Portal Digital do Aluno.

Após isso, é necessário fazer a matrícula em um dos polos de ensino. Esse processo é iniciado no formato digital por meio de um computador ou celular. Também é essencial apresentar documentos obrigatórios, como RG, CPF, histórico escolar, certidão de nascimento e certificado de conclusão do ensino médio.

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

A graduação de Engenharia de Software está disponível na modalidade de ensino a distância. É uma excelente alternativa às pessoas que necessitam conciliar os estudos com a rotina de trabalho, já que proporciona flexibilidade de horários.

Os estudantes conseguem acessar os materiais, as videoaulas, as atividades e os fóruns, além de realizarem a interação com professores e tutores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, você estuda de maneira totalmente online, seguindo o seu ritmo.

Tour pela prova do Enem

Essa modalidade também permite ao aluno ter familiaridade com o trabalho remoto. Isso porque, como o estudante dos cursos na área de tecnologia pode exercer o trabalho de casa, as corporações conseguem contratar profissionais de diversos locais e, com isso, reduzem os custos com infraestrutura interna.

Ao cursar Engenharia de Software, a opção EAD é um bom investimento por conta dessa adaptação aos novos modos de trabalhar.

Como se dá a formação em Engenharia de Software?

O curso de Engenharia de Software é do tipo Bacharelado e habilita o engenheiro para diferentes atividades dentro de um grupo de áreas de atuação. Um diferencial dessa graduação são os conteúdos de Banco de Dados Não Relacionais e Modelagem de Dados.

No mundo dos negócios, serviços, decisões, processos e produtos estão sendo embasados em dados coletados junto aos consumidores, análise de mercado, operação da empresa etc. Portanto, as matérias desse campo abrem boas oportunidades.

Afinal, elas explicam como deve ser feita a transformação dos dados em conhecimentos para as empresas. Assim, se o seu sonho é seguir carreira nessa especialidade, deve estar curioso para saber quanto custa a faculdade de Engenharia de Software, certo?

Nas instituições parceiras do Vestibulares, você pagará mensalidades a partir de R$ 149,00* — é um excelente custo-benefício, não é verdade?

Quais são os detalhes do curso de Engenharia de Software?

A graduação de Engenharia de Software capacita o futuro profissional para produzir e desenvolver sistemas. Por meio do processamento, coleta e análise de dados, identifica possíveis falhas nesses produtos e cria soluções de alta performance.

O objetivo principal é acompanhar as inovações e ensinar aos estudantes os melhores modelos e técnicas para serem seguidos. O mercado crescente da Tecnologia da Informação exige que o engenheiro tenha conhecimentos científicos suficientes para fazer e projetar a manutenção e o gerenciamento de softwares.

O esforço durante a faculdade vale muito a pena. A profissão é bastante valorizada, e as remunerações, atrativas: a média é de R$ 9.9934,01* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Sabemos que o ideal é não escolher a profissão apenas pelo salário, mas levar em conta esse elemento é importante, concorda?

Para aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferece, o primeiro passo é escolher uma faculdade conceituada. As instituições parceiras do Vestibulares oferecem vantagens exclusivas aos alunos:

  • diversas possibilidades de bolsas para graduação para diminuir ou abater o valor das mensalidades, como Bolsa Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Bolsa Incentivo e Bolsa Primeiro Semestre;
  • acesso ao Canal Conecta, portal gratuito de empregabilidade com oportunidades de emprego em todo o país;
  • formas de ingresso facilitadas, como vestibular online, tradicional, transferência externa, segunda graduação ou uso da nota do Enem.

Agora é com você!

Como vimos, o curso de Engenharia de Software é uma excelente alternativa para quem gosta de tecnologia e quer trabalhar com o desenvolvimento de programas e de aplicativos. Para se dar bem, lembre-se de estudar em uma instituição de ensino de qualidade e com corpo docente preparado!

Gostou do post e quer fazer o curso de Engenharia de Software em uma faculdade de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular de uma instituição parceira e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.