Existe o curso de Enfermagem no formato EAD? Entenda como funciona

Enfermagem ead

O ensino a distância se tornou uma alternativa bastante viável para garantir uma formação acadêmica de qualidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é se algumas graduações podem ser oferecidas nessa modalidade, como é o caso de Enfermagem EAD. Portanto, temos, dentro de Ensino a Distância, a modalidade semipresencial e 100% a distância. No caso, o curso de Enfermagem é dado 100% presencial ou semipresencial.

Essa faculdade sempre foi muito procurada pelos estudantes que desejam atuar na área da saúde, e não é por acaso. A profissão é conhecida por ofertar uma grande quantidade de emprego, além de apresentar um mercado de trabalho aquecido, com opção de atuação em diferentes campos.

Neste post, mostraremos como é o curso de Enfermagem a distância. Confira!

Entenda como funciona a faculdade de Enfermagem EAD

No curso de Enfermagem a distância, parte das disciplinas são feitas de maneira online e parte, presencialmente — com aulas de laboratório, práticas, estágios obrigatórios etc. Portando, a modalidade dentro de EAD é a semipresencial. Dependendo da faculdade escolhida para estudar, você precisa optar por um campus presencial na cidade de sua preferência, em que deve participar de atividades síncronas.

É aí que você assiste a teleaulas ao vivo — transmitidas por meio de satélite — e pode interagir com os professores em tempo real, bem como tutores e colegas. Além disso, o aluno realiza atividades de trabalhos em grupo e seminários. E não para por aí: existem ainda os estágios e as práticas de campo.

As aulas assíncronas são realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, na plataforma online da instituição. Vale lembrar que na faculdade de Enfermagem a distância você consegue participar de atividades de extensão e pesquisa feitas em conjunto com os docentes das disciplinas e colegas de turma.

Saiba as diferenças entre a faculdade de Enfermagem semipresencial e a distância

Agora que já sabe como é o curso de Enfermagem EAD, chegou o momento de entender as diferenças para a modalidade semipresencial. Veja!

Faculdade de Enfermagem semipresencial

Na faculdade semipresencial, o ensino a distância é unido às vantagens de uma graduação presencial. Você precisa frequentar o polo de ensino de uma a três vezes por semana. Nos encontros presenciais, são realizadas aulas práticas e expositivas.

Logo, você consegue interagir com professores e colegas de turma em tempo real. O restante da carga horária é cumprida de maneira online. Fóruns de debate, aulas, materiais de estudo e parte das avaliações são realizadas no AVA da faculdade.

Além disso, no curso de Enfermagem semipresencial da Anhanguera, você terá todo o suporte necessário desde o início da faculdade. O acompanhamento se dá pelos tutores EAD, que tiram as dúvidas e acompanham o desenvolvimento dos graduandos.

Assim, como percebemos, a dinâmica da modalidade de ensino semipresencial possibilita que você integre os estudos aos afazeres diários. Além disso, é possível usufruir dos benefícios de uma graduação presencial, feita na estrutura física da instituição de ensino, com a companhia dos amigos de turma.

Faculdade de Enfermagem a distância

A modalidade de ensino a distância do curso de Enfermagem oferece toda a liberdade e flexibilidade para que os alunos possam fazer o próprio horário de estudos. Com isso, eles ganham familiaridade, disciplina e autonomia com o meio de comunicação digital, algo bastante valorizado pelo mercado de trabalho.

A plataforma de ensino virtual também disponibiliza todas as ferramentas necessárias para você estudar quando e onde estiver, como biblioteca virtual e materiais didáticos atualizados. Por isso, não perde em nada para uma graduação presencial.

No ensino a distância, também é necessário comparecer ao campus, mas somente no período de realização de provas. Qualquer outra visita solicitada pela instituição de ensino é avisada com bastante antecedência. Com isso, fica mais fácil se organizar, concorda?

Tour pela prova do Enem

As vantagens do formato EAD se concentram no fato de que as atividades e as aulas acontecem, basicamente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por isso, você pode programar por quanto tempo e quando quer se dedicar a elas no decorrer dos dias, com total autonomia e liberdade.

Para complementar, a modalidade de ensino a distância oferece mensalidades abaixo do preço cobrado em outros formatos, facilitando ainda mais a sua organização financeira para pagar a graduação.

Conheça o AVA e o Portal do Aluno das faculdades

As duas plataformas que as faculdades parceiras do Vestibulares oferecem para o ensino a distância são o AVA e o Portal do Aluno (PDA). Cada uma apresenta objetivos diferentes que auxiliam o estudante durante a graduação, sendo intuitivas de usar.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem, você encontrará tudo o que é necessário para realizar as aulas do semestre. Além disso, é um local de interação, ou seja, é possível tirar dúvidas ou conversar com colegas caso seja necessário em fóruns, grupos de discussão, chats etc.

Esse espaço também conta com recursos que ajudam no aprendizado, como:

  • informações sobre provas;
  • atividades;
  • fóruns e grupos de discussão;
  • videoaulas;
  • atividades virtuais.

Já o Portal Digital do Aluno apresenta todas as informações sobre a situação acadêmica dos alunos. Além disso, é por ela que o graduando acessa o AVA. Então, nela, você encontrará alguns dados, como:

  • horário das aulas;
  • notas;
  • frequência de aulas.

Todos os alunos conseguem ter acesso a esse portal, seja na modalidade EAD, semipresencial ou presencial. Para entrar, é necessário informar que é o primeiro login na conta. Após isso, o site mostra como prosseguir para criar um usuário e senha.

O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Quem deseja cursar Enfermagem EAD precisa escolher uma faculdade de excelência para estudar. Afinal, ela deve estar preparada para receber os alunos, caso contrário, a qualidade do ensino pode ser afetada.

Nas instituições parceiras do Vestibulares você contará com o apoio e o suporte de tutores e professores qualificados e experientes no mercado, sendo aptos a tirar todas as dúvidas dos alunos.

Além disso, o foco se dá na preparação para o mercado de trabalho e, por isso, todos os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que oferece vagas de emprego e estágio em todo o Brasil.

Sem contar a grade curricular atualizada e as diversas opções de bolsas de estudo para diminuir o valor das mensalidades. Com essa formação de excelência, você sairá preparado para atuar no ramo, optando por uma das áreas da Enfermagem em alta.

Agora é com você!

Agora que já conhece o curso de Enfermagem EAD, percebeu como essa é uma opção e tanto para quem necessita de mais flexibilidade no dia a dia? Por isso, estude em uma faculdade de qualidade e que seja preparada para oferecer o melhor ensino aos graduandos!

Gostou do post e quer estudar Enfermagem EAD em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados