Enfermagem EAD: como funciona na prática?

enfermagem ead

O curso de Enfermagem EAD, assim como a modalidade presencial, tem duração média de 5 anos e é oferecido no grau de Bacharelado, o que proporciona aos alunos uma formação generalista em Enfermagem. Então, se a sua dúvida era se existe Enfermagem EAD, saiba que sim!

O avanço das ferramentas digitais assegurou que o ensino superior também oferecesse cursos na modalidade semipresencial, como é o caso de Enfermagem e outras opções da área de saúde. Assim, cada vez mais profissionais estão se formando com todas as vantagens garantidas por esse modelo de ensino.

Além da praticidade de ter os materiais de estudo online, o aluno aproveita toda a flexibilidade que o EAD proporciona: menor custo da mensalidade comparado à modalidade presencial, otimização do tempo e economia devido a não precisar se deslocar todos os dias. Tudo isso com a possibilidade de desenvolver habilidades na sua área, ter um diploma reconhecido pelo MEC e valorizado pelo mercado de trabalho.

Gostou das vantagens? Veja aqui em baixo tudo que você precisa saber a respeito de como funciona a Enfermagem EAD na prática!

O curso de Enfermagem EAD é reconhecido pelo MEC?

O curso de Enfermagem a distância é oferecido por algumas instituições brasileiras que são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação é ofertada no modelo EAD semipresencial, trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais.

Da mesma forma que os profissionais formados em cursos presenciais, os alunos do curso a distância poderão atuar em hospitais, clínicas e todas as outras áreas de atuação dos cursos na área de saúde.

O diploma de Enfermagem EAD tem a mesma aceitação que o diploma do curso presencial. Isso significa que os candidatos de uma seleção de emprego não são desfavorecidos por terem feito uma formação a distância. Ou seja, essa diferença não é considerada por clínicas, hospitais, bancas de concurso etc.

Aliás, a Enfermagem é uma das profissões em alta por conta do coronavírus. Então, é uma boa aproveitar as chances que o mercado está oferecendo, concorda?

Como funciona o curso de Enfermagem EAD?

O curso de Enfermagem EAD na modalidade semipresencial exige uma carga horária considerável de aulas presenciais. São nesses encontros em que as aulas práticas e laboratoriais são feitas. Em algumas instituições, o aluno pode escolhe uma combinação de dias da semana e turnos para cumprir as atividades presenciais.

Na maior parte do tempo, o curso funciona por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online que abrange conteúdos de todas as disciplinas do curso. No AVA, os materiais de estudo são disponibilizados, como videoaulas, e-books e apostilas digitais.

No AVA, o aluno elabora trabalhos, faz projetos em grupo e realiza atividades que simulam a realidade do mercado de trabalho. Tanto nos encontros presenciais quanto no ambiente virtual, o aluno desenvolve a liderança e o relacionamento interpessoal. Trata-se de uma equipe multidisciplinar responsável por ajudar o aluno durante o curso EAD.

Nas instituições parceiras do Vestibulares, o aluno também tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, um porta de empregos com vagas espalhadas por todo o país. O objetivo da plataforma é ajudar os profissionais que estão em formação a entrar no mercado de trabalho, aproveitando vagas disponíveis de acordo com o seu perfil.

Quais são as diferenças entre os cursos de Enfermagem EAD e presencial?

A principal diferença entre Enfermagem EAD e presencial está nos horários de aula. No curso presencial, todas as aulas têm um horário pré-determinado, o que demanda uma rigorosidade maior do aluno para não chegar ao campus atrasado e correr o risco de levar falta. No EAD, essa questão é descartada.

Teste Vocacional Rápido

Os alunos do curso a distância podem assistir às aulas no AVA a qualquer momento e a qualquer lugar, desde que tenham conexão com a internet. Além disso, os encontros semanais para as aulas práticas não ultrapassam dois dias na semana.

Outra diferença significativa é em relação às avaliações das disciplinas. No curso presencial, atividades avaliativas e provas são sempre feitas em sala de aula ou dentro das instalações da instituição de ensino. Já no curso EAD, algumas atividades podem ser feitas no próprio sistema virtual da instituição.

O curso de Enfermagem EAD também desenvolve um estímulo maior para os alunos se tornarem autodidatas. Esse é, sem dúvidas, um princípio de toda faculdade, pois os graduandos precisam de dedicação e proatividade para irem em busca de conhecimentos e oportunidades de trabalho. Contudo, a formação no EAD favorece essa habilidade.

O aluno do curso a distância precisa organizar seus horários para assistir às aulas, ir em busca dos materiais de apoio, se dedicar às pesquisas e realizar as avaliações. No fim das contas, o curso de Enfermagem EAD traz a flexibilidade do ensino a distância sem deixar de lado todo o conhecimento prático da profissão, que só é adquirido nas aulas presenciais em laboratório.

Ah! E se você está se perguntando se no curso semipresencial também é possível conseguir bolsa em Enfermagem, saiba que sim!

Como se constrói a grade curricular desse curso no EAD?

Assim como acontece no curso presencial, a faculdade de Enfermagem EAD oferece uma grade curricular constituída por conteúdos gerais e mais específicos, que abrangem a área de saúde e outras ciências. As disciplinas mais comuns são:

  • Anatomia;
  • Biologia;
  • Bioquímica;
  • Farmacologia;
  • Gestão em Enfermagem;
  • Humanização na Assistência;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Nutrição Aplicada à Enfermagem;
  • Parasitologia;
  • Patologia;
  • Saúde Coletiva;
  • Vigilância em Saúde;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
  • Estágio Obrigatório.

Na reserva de carga horária de atividades presenciais, os alunos participam de práticas em laboratórios e prepararam para atuar em hospitais e centros de saúde, atendendo pacientes. O curso também pode oferecer aulas presenciais em algumas disciplinas, como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.

Essas atividades são marcadas antecipadamente para os alunos organizarem suas agendas e são realizadas nas salas de aula, laboratórios, bibliotecas etc. Então, para quem vai cursar Enfermagem EAD, é importante escolher uma instituição que ofereça um polo estruturado e próximo de sua casa ou cidade.

Na hora de escolher a faculdade, também é importante ficar de olho no vestibular para o curso de Enfermagem. Assim, você sabe com antecedência como funciona o processo de seleção e o que estudar para a prova.

E se você quiser já ter um gostinho do que o aguarda na faculdade, fique por dentro dos termos técnicos de Enfermagem! Assim, você já chega às aulas com algum conhecimento.

Agora é com você!

Muito bem, agora você já sabe como funciona a Enfermagem EAD. Lembre-se que todo o suporte oferecido pela instituição de ensino determina bastante a qualidade da sua formação. Nas instituições parceiras do Vestibulares, você encontra benefícios e incentivos para arcar com as mensalidades da graduação e a qualidade no ensino para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho no futuro.

Então, que tal começar essa jornada de conhecimento agora mesmo? Inscreva-se no vestibular online e mude o rumo da sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.