O Programa Universidade para Todos (Prouni) é responsável por conceder bolsas de 50% a 100% em cursos superiores de faculdades particulares. Para conseguir uma, você deve se enquadrar em uma série de requisitos de renda e escolaridade, e isso precisa ser comprovado. Por isso, há uma extensa lista de documentos para o Prouni.
Eles mostram que as informações prestadas pelo candidato na hora da inscrição são verdadeiras. Então, se você consegue a vaga (o que se dá pela nota do Enem), é preciso apresentar essa documentação antes de assinar o termo de compromisso e receber a bolsa.
Vamos entender melhor? Continue a leitura do posto!
Quais os documentos necessários para comprovação do Prouni?
O critério para conseguir as bolsas do Prouni é a nota do Enem: são classificados os candidatos que têm a melhor pontuação. Porém, como esse é um programa destinado a um público específico, há uma série de pré-requisitos de renda e escolaridade que devem ser atendidos pelo estudante. São eles:
- ter feito o Enem do ano anterior;
- ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares;
- ter renda familiar per capita (por pessoa) de até 3 salários mínimos, para bolsas de 50%, ou de até 1,5 salário mínimo, para bolsas de 100%.
- ser pessoa com deficiência (independentemente da escolaridade pública);
- ser docente da rede pública de ensino, tentando vagas de bolsas para cursos de Licenciatura (independentemente da renda e da escolaridade pública).
Desde 2022, o Prouni também pode ser acessado por estudantes que estudaram em escolas privadas sem bolsa, porém, com menor prioridade.
Lista de documentos
São exigidos documentos pessoais, de renda e a documentação do grupo familiar, isto é, das pessoas que moram na mesma casa que você. Pensando em facilitar sua vida, nós trouxemos a lista completa do que levar. Confira agora mesmo:
- documento de identidade (RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho, RNE ou Identidade Militar);
- documento de identidade dos membros da família;
- comprovante de residência em nome do estudante ou declaração de moradia (podem ser contas de água, luz, telefone, aluguel, entre outros);
- certificado de conclusão do ensino médio;
- boletim do Enem da edição anterior;
- comprovante de escolaridade pública (ou declaração de bolsista na rede particular);
- comprovante de residência dos membros da família ou declaração de moradia;
- carteira de trabalho para o candidato e membros da família maiores de 18 anos;
- comprovante de renda do candidato e de membros da família.
Além disso, existem alguns documentos exigidos em situações especiais, tais como:
- pessoas com deficiência: apresentar laudo médico que comprove a condição com um código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
- professores da rede pública de ensino: apresentar comprovante de que exercem essa função.
Como é feita a comprovação de renda no Prouni?
Como você viu, os comprovantes de rendimentos fazem parte da lista obrigatória para os candidatos aprovados no Prouni. Afinal, a renda abaixo de 3 ou de 1,5 salário mínimo por pessoa da família é um dos pré-requisitos do programa.
Para atestar esse dado, você deve levar documentos de todos os componentes familiares, sendo, pelo menos, um comprovante para cada pessoa. Veja quais são as possibilidades em cada situação de trabalho!
Assalariados
- três últimos holerites;
- seis últimos contracheques, quando há pagamento de comissão ou hora extra;
- declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
- guias de recolhimento do INSS;
- carteira de trabalho (CTPS);
- extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses.
Trabalhadores rurais
- declaração de IRPF;
- declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- notas fiscais de vendas dos últimos 6 meses;
- extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses.
Aposentados e pensionistas
- extrato mais recente do benefício;
- declaração de IRPF;
- extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses.
Autônomos e profissionais liberais
- declaração de IRPF;
- guias de recolhimento do INSS;
- extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses.
Como enviar os documentos para o Prouni?
Todos os documentos devem ser entregues ao coordenador do Prouni designado para acompanhar o processo na instituição de ensino em que você estudará.
Cada faculdade pode proporcionar o contato com esse coordenador de uma forma: em algumas, tudo deve ser feito presencialmente; em outras, a documentação pode ser enviada por e-mail ou em algum sistema próprio.
Por isso, o ideal é consultar a instituição de ensino assim que você ver seu nome na chamada de aprovados. Atenção: lembre-se de que o prazo para comprovação é curto! Então, é fundamental ter atenção às datas do edital.
Uma dica é deixar os documentos do Prouni já separados durante o processo de inscrição. Assim, caso saia sua aprovação, é só reunir tudo e levar à instituição de ensino, garantindo sua bolsa para a graduação.
Quem analisa a documentação do Prouni?
Como dito, é um coordenador do Prouni que recebe a documentação. Então, por mais que você tenha que levar à instituição de ensino, não é a faculdade que analisará as informações atestadas. Isso fica a cargo do próprio programa, visando assegurar que os contemplados correspondam ao público-alvo do Prouni.
Uma informação importante: o coordenador pode solicitar outros documentos, se julgar necessário para comprovar os dados do aluno. Por isso, não deixe para levar a papelada no último dia. Assim, mesmo que haja algum pedido a mais, você terá tempo de providenciar.
Quais as alternativas de bolsa ao Prouni?
Não conseguiu a tão sonhada bolsa? Não se preocupe: existem muitas alternativas que facilitam o acesso e a permanência no ensino superior. Por exemplo, as faculdades têm o vestibular online ou ingresso por nota do Enem.
Nesses casos, o próprio processo seletivo pode render descontos nas mensalidades, de acordo com os regulamentos da instituição. Além disso, vale a pena consultar a secretaria para verificar se há editais em aberto para bolsas e financiamentos estudantis. Em geral, existem várias opções para os estudantes.
Comece já a sua faculdade!
Como você viu, a lista de documentos para o Prouni é bem extensa. Toda essa papelada é exigida para garantir que os contemplados com as bolsas se enquadrem, de fato, nos pré-requisitos do programa, assegurando que ele beneficie quem precisa. Mesmo que não consiga, lembre-se de que há alternativas que podem ser consultadas junto à instituição de ensino.
Então, inscreva-se para o vestibular e comece a sua graduação!