Chapada: o que significa e como reconhecer

chapada

Entre os assuntos que costumam cair no Enem e demais vestibulares está o relevo brasileiro. Além dos conceitos predominantes (planaltos, planícies e depressões), os exames cobram que você saiba reconhecer outras formas de relevo, como é o caso das chapadas — formação que atrai muitos turistas, por sua beleza e exuberância.

Então, neste post trazemos a definição, exemplos e como estudar chapada no Enem e outras provas. Vamos lá?

O que é uma chapada?

Chapada, em Geografia, significa uma forma de relevo elevada, geralmente superior a 600 metros, com uma extensa área no topo toda (ou quase toda) plana, criando um cenário semelhante a uma planície. Desse ponto é possível avistar outras formas de relevo no horizonte.

Uma curiosidade é que se você pesquisar sobre o assunto em inglês, verá que eles utilizam a palavra mesa ou tableland para designar uma montanha ou morro com o topo plano. 

Quais são suas características?

Algumas características comuns encontradas nas chapadas brasileiras são:

  • formação típica de regiões sedimentares;
  • superfície elevada;
  • topo achatado, aplainado;
  • encosta escarpada;
  • aparece em áreas de planalto;
  • paredão íngreme acentuado, em virtude do intenso processo erosivo.

Quais os principais exemplos de chapadas?

Existem chapadas em quase todas as regiões do país, mas as principais delas ― que atraem turistas de todo o país ― estão nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. São elas:

Tour pela prova do Enem
  • Chapada Diamantina (Bahia) ― a maior chapada brasileira;
  • Chapada das Mesas (Maranhão);
  • Chapada do Araripe (faz divisa com Ceará, Pernambuco e Piauí);
  • Chapada dos Guimarães (Mato Grosso);
  • Chapada dos Veadeiros (Goiás).

?Dica de leitura: Veja aqui tudo o que cai no Enem e se prepare para o exame! 

Como reconhecer uma chapada?

As chapadas são características de regiões de serra, onde se elevam em meio a montanhas e podem conter rios, cachoeiras, grutas, cânions e vales. Note que são regiões vastas que criam uma espécie de horizonte em meio à serra. 

Caso você encontre pequenas elevações, de não mais de 50 metros, limitados por escarpas, saiba que estes são tabuleiros. Eles estão muito presentes ao longo de todo o litoral.

Como estudar chapada no Enem e demais vestibulares?

Agora que fizemos um resumo do que é uma chapada, com significado e exemplos, é importante que você saiba como estudar para o Enem 2022 e outros vestibulares. 

Como dissemos, esse é um dos tópicos do relevo brasileiro. Logo, é preciso que você saiba distinguir estas formações: chapadas, escarpas e falésias, pois é possível que apareçam questões fazendo esta relação. Além disso, é interessante compreender outros tópicos relacionados, como biomas brasileiros, solo, clima e formações rochosas. Veja uma questão do Enem 2018, como exemplo:

A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”. WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

a) Árido, com déficit hídrico.

b) Subtropical, com baixas temperaturas.

c) Temperado, com invernos frios e secos.

d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

e) Equatorial, com pluviosidade abundante.

Resposta: D. Chapadas e chapadões são típicos do planalto central, cujo clima é predominantemente tropical ― verão chuvoso e inverno seco. Isso causa uma intensa lixiviação do solo (remoção de nutrientes pela chuva) e tem como consequência a formação de uma crosta laterítica (concentração de minerais pouco solúveis) decorrente do ressecamento do solo, no inverno.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer melhor o conceito de chapada para o vestibular. Então, anote essas dicas para se dar bem nos exames!

E, para terminar, uma pergunta: você saiba que pode começar sua graduação agora mesmo? Se está em dúvida, saiba que as faculdades participantes do Vestibulares têm processos seletivos abertos o ano todo. Acesse já nosso site, veja a instituição mais próxima de você e inscreva-se já no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados