Seja qual for o curso dos seus sonhos, é indispensável que você aprenda o máximo de conteúdos possíveis sobre todas as matérias. Afinal, elas serão cobradas no Enem e em outros vestibulares, e é importante que você tenha uma boa pontuação para conquistar a sua vaga no ensino superior.
Por isso, que tal aprender um pouco mais sobre calorimetria? Esse é um conceito que faz parte tanto da Física quanto da Química e que costuma ser muito cobrado nas provas de admissão à faculdade.
Continue a leitura e saiba o que é calorimetria e como esse assunto pode cair nos seus exames!
O que é calorimetria?
Calorimetria é o campo de estudo da Física e Química que estuda a transferência de calor (energia térmica) entre corpos diferentes. Além disso, aborda a quantidade de energia necessária para que os corpos alcancem o equilíbrio e observa as variações de temperatura entre eles.
Quer saber o que cai no Enem? Então, já pode anotar esse conceito nos seus resumos!
Como a calorimetria funciona?
A calorimetria estuda a agitação das moléculas, ou seja, a variação da temperatura entre os corpos. São utilizadas as escalas Fahrenheit, Celsius e Kelvin, sendo esta última a escala oficial do Sistema Internacional (SI).
O que é calor específico?
O calor específico corresponde à quantidade de energia necessária para que a elevação da temperatura de uma determinada substância aconteça. É por isso que algumas substâncias ficam quentes ou frias mais rapidamente do que outras.
Como se define a capacidade térmica?
A capacidade térmica é a quantidade de energia necessária para alterar a temperatura de uma determinada quantia de uma substância.
Diferentemente do calor específico, aqui a massa é levada em consideração. Cem litros ou 10 litros de uma substância precisarão de “empurrõezinhos” diferentes para que suas moléculas se agitem e, assim, a temperatura mude.
Quais são as fórmulas e equações relacionadas à calorimetria?
Para mandar bem em Física no Enem, é importante que você tenha algumas fórmulas guardadinhas em seu cérebro. Confira as que estão relacionadas com a calorimetria!
Calor latente
Energia relacionada com a mudança de fase (estado físico) em um corpo. A fórmula é:
Q = m . l
(Quantidade de calor = massa × calor latente)
Calor sensível
Energia que gera a mudança da temperatura no corpo, sem alterar a sua fase. A fórmula para esse cálculo é:
Q = m . c . Δt
(Quantidade de calor = massa × calor específico × variação da temperatura)
Calor específico
A fórmula para calcular o calor específico é:
C = Q / m . Δt
(Calor específico = quantidade de calor / massa × variação da temperatura)
Capacidade térmica
Para calcular a capacidade térmica, você deve fazer essa conta:
C = m . c
(Capacidade térmica = massa × calor específico)
Como a Calorimetria é cobrada nos vestibulares?
E aí, que tal conferir um exemplo de questão sobre calorimetria? A questão abaixo apareceu no caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Enem em 2013. Vamos ver como o assunto é cobrado?
(Enem 2013) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70 °C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30 °C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25 °C.
Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal?
a) 0,111;
b) 0,125;
c) 0,357;
d) 0,428;
e) 0,833.
Resposta: letra b.
Agora é com você!
E aí, relembrou o que é calorimetria? Agora, é hora de treinar bastante ao fazer muitas questões sobre esse tema. Dessa maneira, você chega bem preparado para arrasar nas provas do vestibular!
Para ajudá-lo ainda mais, preparamos um e-book especial! Faça o download do e-book “Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota” e confira dicas imperdíveis para pontuar nas suas provas!