Gosta de estudar ouvindo música? Confira 7 playlists

estudarouvindomusica

Escutar música para estudar é um hábito cada vez mais comum, principalmente entre os jovens. A prática, porém, nem sempre foi vista como algo bom, sob a justificativa de tirar a atenção da atividade principal. Contudo, essa visão tem se modificado, já que muita gente encontra vantagens ao ouvir sons enquanto realiza uma tarefa que exige concentração.

Aliás, muitas vezes, a música é utilizada como bloqueador de ruídos naqueles momentos em que é difícil encontrar um local silencioso para estudar. Então, caso você se preocupe se está fazendo o correto ou não ao ouvir música para estudar, pode se tranquilizar! A música pode fazer parte do seu plano de estudos para o vestibular.

Hoje, muitos profissionais do ensino enxergam o hábito como algo benéfico, além de existirem pesquisas mostrando que, em alguns casos, ela não só não atrapalha, como também pode melhorar o aprendizado. Então, continue por aqui, pois selecionamos 7 playlists para você curtir enquanto estuda. Neste post, você vai ver:

  • o que diz a ciência;
  • o tipo certo de música para estudar;
  • as melhores playlists para estudar.

Vamos lá?

O que diz a ciência

De acordo com um estudo financiado pelo Spotify e realizado na Inglaterra, alunos que ouvem música clássica durante os estudos podem ter melhor desempenho na aprendizagem. A pesquisa foi capaz de identificar que estudantes que ouviram música clássica durante os estudos tiveram uma melhor média de desempenho em provas — cerca de 12%.

Segundo os pesquisadores, o resultado vem do efeito que a música provoca no cérebro: o som faz com que ele fique em um estado mais relaxado, promovendo maior foco e concentração na hora de estudar. 

O tipo certo de música para estudar 

Uma regra é clara: a música tem que agradar seus ouvidos! Caso contrário, a tendência é você se sentir incomodado e, dessa forma, ela realmente atrapalha ao invés de ajudar. O ideal é você fazer testes para saber qual estilo de música facilita seu foco e sua concentração nos estudos.

E, quando falamos de concentração, um dos estilos que logo vem à cabeça é o clássico. As músicas clássicas são muito utilizadas para quem quer manter o foco em apenas uma atividade sem distrações e mostram-se positivas no caso do aprendizado e da saúde do cérebro. As razões são as tonalidades e os ritmos utilizados, que favorecem a atividade cerebral e a memorização. 

A música clássica, entretanto, nem sempre agrada a todos, mas uma de suas principais características (a ausência de letra) também pode ser encontrada em outros estilos, como a música instrumental ou a eletrônica, por exemplo. Assim, vale experimentar um jazz, um rock ou mesmo uma música ambiente, tipo new age (desde que você consiga diminuir o sono, claro). Trilhas sonoras também podem ser uma boa opção, caso você seja fã de cinema, desenho animado ou videogame.

Agora, se você gosta de uma música mais animada e com letra para estudar, isso não quer dizer que precisará mudar suas preferências. As músicas com letras, afinal, não estão proibidas, mas podem atrapalhar a concentração na hora da leitura e da interpretação e, por isso, não são tão indicadas. 

Porém, é preciso testar e observar com qual tipo de música você consegue ter mais foco na hora de estudar. Entretanto, que fique claro que o objetivo da música neste momento não é distrair, mas ajudar na concentração.

Tour pela prova do Enem

As melhores playlists para estudar

Para facilitar sua escolha, separamos algumas playlists para você seguir no Spotify (para todos os gostos!) e não abandonar sua música para estudar! Então, escolha sua trilha sonora, dê o play e foco na matéria!

1. This is Mozart

A playlist do compositor e pianista reúne as melhores obras de um dos nomes mais famosos da música clássica. Essa lista de música para estudar é para quem quer ter bastante concentração, já que suas obras não contêm letras e são puramente instrumentais. Além disso, como dissemos, a música clássica é uma das mais indicadas para momentos de aprendizado ou quando é necessário bastante atenção. Conheça as músicas!

2. Concentração perfeita

A playlist, como o próprio nome sugere, é para quem quer ter mais concentração na hora dos estudos. A lista foi feita pelo próprio Spotify e contém melodias instrumentais, mas muito modernas. Existem desde músicas mais melancólicas até mais animadas. Além disso, a playlist conta com quase 4 horas de música. Ou seja, é possível passar muito tempo estudando sem se preocupar em encontrar uma nova playlist. Comece agora mesmo!

3. Peaceful piano

Com mais de 4 horas de composições de piano, a playlist é perfeita para quem quer o meio-termo entre o clássico e o moderno. As composições vão muito além do que se espera normalmente das peças de piano. Por isso, até quem não se imagina ouvindo música clássica pode adorar essa playlist, também criada pelo próprio Spotify. Acesse para ouvir!

4. Lo-fi beats

Você já ouviu falar desse tipo de música? Bastante conhecido entre os jovens, esse ritmo é perfeito para quem quer escutar música para estudar sem ficar entediado (quem não gosta de instrumentais e clássicas), mas sem se distrair. O nome vem do termo “low fidelity” (baixa fidelidade), referindo-se à qualidade do som.

Ou seja, nesse estilo, as músicas são simples, sem muitas mudanças de tons ou escalas, porém são animadas e atuais. As batidas repetidas, os pequenos chiados e outros elementos presentes no lo-fi o tornam uma ótima opção para quem quer mais concentração! Clique para conhecer!

5. Instrumental Pop Covers

Essa é para quem não abre mão de ouvir uma música animada para ter motivação nos estudos. Nessa playlist de mais de 5 horas de duração é possível encontrar músicas pops nas versões instrumentais. Ou seja, sem letra! Assim, das músicas mais famosas do mundo do pop até as menos conhecidas, é possível se preparar para prestar vestibular enquanto ouve a playlist. Vale lembrar que, na maioria das vezes, é possível reconhecer a música pela melodia, então observe se isso não vai atrapalhar sua concentração. Confira!

6. Rock Instrumental

Agora, quem gosta de rock também pode encontrar playlists perfeitas para colocar na hora dos estudos e passar horas concentrado. É o caso desta, que reúne as melhores músicas de rock, com melodia instrumental e sem as letras para ajudar na concentração. Ao todo, há quase 7 horas de música nessa playlist. Ou seja, quem gosta do estilo pode se divertir muito enquanto estuda sem perder a concentração. Comece a seguir!

7. Soundtrack for Study

Como é possível ver pelo nome, essa playlist foi feita especialmente para quem quer estudar ouvindo música. A lista é composta por trilhas sonoras instrumentais de filmes e séries. Ou seja, são músicas mais animadas e, muitas vezes, reconhecíveis, que dão uma motivação para o estudo. A variedade de estilos é grande, já que a lista traz opções de filmes muito diferentes entre si. Vale a pena testar esta playlist!

Além das playlists indicadas aqui, é possível encontrar muitas outras no Spotify. Você pode procurar pelas palavras-chaves “study”, “concentration”, “focus” ou “instrumental”. Além disso, no YouTube você também encontra diversas playlists para manter o foco.

Depois de conhecer todos esses tipos de música para estudar, bateu a vontade de pegar os livros agora mesmo? Ótimo! Mas, espere: conheça, agora, as 8 melhores técnicas de estudo para mandar bem nas provas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados