Amperímetro e voltímetro no Enem: como é cobrado?

Amperímetro e voltímetro

Está em época de vestibular? Então, é importante conhecer um monte de conceitos que, quando deixados de lado, podem trazer muita confusão para os candidatos na hora das provas. Além disso, sem eles, é provável que você não consiga avançar no conteúdo. Bons exemplos são amperímetro e voltímetro.

Essas são ferramentas comumente utilizadas por profissionais como engenheiros, mecânicos, eletricistas, entre outros. A sua função é ajudar na medição de certas unidades fundamentais para evitar curtos-circuitos e outros acidentes.

E no vestibular? Como amperímetro e voltímetro são cobrados? A seguir, confira algumas informações importantes sobre o tema e comece a sua preparação para acertar qualquer questão sobre o assunto nas suas provas!

O que é amperímetro?

Para começarmos essa etapa da sua preparação para a prova de Física no Enem, é hora de falarmos sobre o que é um amperímetro. Em resumo, é um dispositivo que pode ser analógico ou digital, como relógios.

Qual é a função do amperímetro?

A sua função é medir a intensidade de uma corrente elétrica, em ampères (A).

Como o amperímetro funciona?

O amperímetro tem, em sua estrutura, uma espécie de alicate. Essa parte é aproximada do fio eletrizado, que gera um campo. Assim, é induzida uma tensão elétrica que é traduzida pelo aparelho.

O que é voltímetro?

Outro dispositivo importante para a prova de Física no vestibular é o voltímetro, que normalmente tem um design mais simples que o amperímetro.

Qual é a função do voltímetro?

A função de um voltímetro é medir a diferença potencial (também chamada de tensão) entre dois pontos de uma corrente. A unidade utilizada é o Volt (V).

Como o voltímetro funciona?

Ele atua na medição de tensão em correntes alternadas e contínuas. Ele acompanha dois cabos testes, que devem ser encostados ao circuito que será medido. Você pode medi-los em tomadas, baterias, entre outros.

Como esses temas são cobrados no vestibular?

Confira, a seguir, um exemplo de questão sobre o assunto que já apareceu no Enem!

(Enem) Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).

Tour pela prova do Enem

a)

b)

c)

d)

e)

Resposta: letra e

Lembrando que errar essa questão, ou não saber como resolvê-la, não é o fim do mundo. Aqui, há outros conceitos envolvidos, ok? No entanto, busque mais informações e continue os seus estudos sobre outros temas da Física. Isso é fundamental não só para o vestibular, mas para a atuação em Engenharia Elétrica e outras áreas.

Agora é com você!

Você já sabe como funciona o amperímetro e voltímetro e viu até um exemplo de como o assunto é cobrado nos vestibulares. Como mencionamos, agora é hora de ver outros temas relacionados (como os conceitos de Elétrica) e ficar pronto para arrasar nos vestibulares!

Já que estamos falando sobre Física, aproveite e confira se uma faculdade de Exatas é realmente o que você precisa para o seu futuro profissional. Esse é o momento de pesquisar bastante sobre as áreas a fim de não fazer uma escolha equivocada para o vestibular. Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.