Você sabe o que faz um engenheiro elétrico?

engenharia elétrica o que faz

O curso de Engenharia Elétrica, embora ofereça ótimas possibilidades no mercado de trabalho, costuma gerar dúvidas entre as pessoas que se interessam por ele. Os questionamentos incluem desde as disciplinas estudadas na faculdade até o que faz um engenheiro elétrico em seu dia a dia de trabalho.

Com as competências adquiridas na graduação, os profissionais encontram oportunidades em vários setores. Contudo, conhecer a sua atuação é importante para saber se você tem o perfil compatível para se dedicar à carreira. Ficou interessado e quer conhecer a rotina de um engenheiro elétrico? Então, continue a leitura para saber mais!

Saiba o que faz um engenheiro elétrico em diferentes cargos e setores

Está curioso para saber o que faz o profissional de Engenharia Elétrica? Abaixo, você vai conhecer as suas principais funções. Confira!

Quais as atribuições do engenheiro eletricista?

O engenheiro elétrico é responsável pela instalação, planejamento e manutenção de sistemas elétricos. É ele também que realiza a especificação de materiais e de outros equipamentos que garantem o fornecimento de energia elétrica. Logo, sua atribuição principal é assegurar a distribuição desse recurso essencial de modo sustentável e seguro.

Para compreender a sua importância, basta pensar na necessidade do bom fornecimento de energia nas rodovias, em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de hospital e nas diversas unidades comerciais. Desse modo, os profissionais podem atuar em vários segmentos do mercado, como na área das telecomunicações, construções civis e usinas.

O que faz um engenheiro eletricista na área de Telecomunicações?

A Telecomunicações é uma das áreas da Engenharia Elétrica que oferecem ótimas oportunidades aos profissionais — responsáveis por configurar, instalar, fazer manutenções e testes em sistemas de telecomunicação. O engenheiro elétrico lida com redes de internet, telefonia e comunicação por satélite.

Além disso, caso queira seguir carreira nesse segmento, também será responsável por construir circuitos eletrônicos de transmissão de dados. Uma das vantagens desse campo é que o profissional pode alcançar altos cargos de liderança e gerência.

Quais as funções do profissional de Engenharia Elétrica na área de Geração de Energia?

Se quer saber o que faz um engenheiro eletricista no cargo de Geração de Energia, saiba que você deverá criar sistemas de aparelho de turbinas, redes de distribuição, captação e sistemas de armazenamento. Além disso, suas funções se estendem para companhias e subestações elétricas que fornecem energia elétrica para diferentes locais.

O profissional que segue nessa área encontra um mercado de trabalho aquecido, principalmente pelo aumento do número de obras e do crescimento populacional. Os lugares que demandam o trabalho do engenheiro elétrico são em vários tipos de usinas.

O que faz o engenheiro elétrico no ramo da Automação?

O setor da Automação é responsável por construir e desenvolver sistemas para indústrias, sejam eles robotizados ou automatizados. Os engenheiros elétricos são essenciais para o desenvolvimento da área, pois realizam todos os processos de construção de sistema elétrico que possibilitam o funcionamento desse aparelho.

Além de fábricas e indústrias, o profissional desse setor pode ser contratado por empresas de automação para cuidar do fornecimento de energia para uma instalação industrial e da manutenção preventiva de aparelhos e máquinas.

Quais são as atribuições do engenheiro eletricista na área da Eletroeletrônica?

Assim como os engenheiros eletrônicos, o elétrico é um dos grandes responsáveis por criar e manter componentes de hardwares e eletrônicos específicos que garantem o bom funcionamento desses equipamentos.

Tour pela prova do Enem

Além dos locais mais comuns, como empresas, indústrias e operadoras telefônicas, os engenheiros elétricos podem trabalhar na criação de aparelhos de medição utilizados por outras engenharias.

O que faz um engenheiro eletricista no ramo da Sustentabilidade?

Outro setor de atuação muito promissor para quem decide fazer a faculdade de Engenharia Elétrica é a da Sustentabilidade. Isso porque, atualmente, as empresas estão em busca de maneiras de aumentar a eficiência energética, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de suas atividades.

Nesse caso, os engenheiros elétricos são responsáveis pelo desenvolvimento e criação de projetos sustentáveis, além de pesquisar e de implementar fontes de energia renováveis. Aqui, uma boa dica é complementar os seus estudos com uma graduação como Tecnólogo em Gestão Ambiental, o que fornece uma excelente base sobre o assunto para os profissionais do ramo.

O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Viu só como o engenheiro elétrico realiza várias atribuições em sua rotina de trabalho? Nesse caso, os profissionais podem atuar nas áreas de Telecomunicações, Geração de Energia, Automação, entre outras. Um ponto que merece ser lembrado é que, para conquistar os melhores cargos que o mercado oferece, investir na formação superior é indispensável.

Para isso, é importante estudar em uma instituição conceituada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que ofereça diferenciais para que o aluno ingresse no mercado de trabalho desde cedo. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você encontrará isso e muito mais!

Nelas, é possível cursar Engenharia Elétrica EAD, na modalidade de ensino semipresencial. Assim, você tem toda a liberdade para estudar onde e quando quiser, podendo conciliar a rotina com as outras atividades diárias, como casa, trabalho e família.

Além disso, já se perguntou quanto custa a faculdade de Engenharia Elétrica? Não se preocupe que o preço das mensalidades é acessível, com condições especiais. Contudo, nem todo mundo consegue arcar com os custos de uma graduação.

É por isso que as nossas instituições parceiras oferecem várias opções de descontos e bolsas de estudo que diminuem ou abatem o valor das mensalidades. Algumas alternativas são:

  • Bolsa Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Bolsa para Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Transferência Externa;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Desconto Pontualidade.

Pensa que acabou por aí? Elas ainda oferecem vantagens exclusivas, como:

  • acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • infraestrutura completa, com laboratórios de Engenharia Elétrica bem-equipados.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um engenheiro elétrico, não perca mais tempo. Estude em uma faculdade conceituada e que ofereça o melhor ensino aos alunos!

Gostou de saber as funções de um engenheiro elétrico e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados