engenharia elétrica o que faz

Entenda o que faz o profissional de Engenharia Elétrica

A faculdade de Engenharia Elétrica, embora ofereça grandes oportunidades no mercado de trabalho, costuma gerar dúvidas entre os estudantes que se interessam por ela. Os questionamentos vão desde quais são as matérias estudadas na graduação até as possibilidades de atuação na área. Sem dúvidas, trata-se de um curso que oferece todas as bases necessárias para você conseguir bons cargos e se destacar.

É importante buscar todas as informações a respeito da faculdade de Engenharia Elétrica e o que faz um profissional antes mesmo de se inscrever para o vestibular. Afinal, apesar de atrativa, é importante ter perfil acadêmico e profissional compatível para dedicar à carreira ao longo dos anos.

Pensando nisso, preparamos para você um conteúdo que vai tirar as principais dúvidas sobre o curso. Se você se interessa por ele ou ainda não sabe qual graduação tentar, fique de olho nas dicas abaixo!

O que é o curso de Engenharia Elétrica?

Como o próprio nome já diz, a faculdade de Engenharia Elétrica é aquela que se dedica a entender o funcionamento da eletricidade, da eletrônica e do eletromagnetismo. A partir desse estudo, o profissional pode compreender a aplicabilidade desses conhecimentos nas diversas áreas do desenvolvimento humano. As tecnologias, o funcionamento das máquinas e a indústria em geral, por exemplo, dependem dessa aplicação.

Dessa forma, não é exagero dizer que a graduação exerce um papel fundamental para sociedade, contribuindo para sua evolução constante. Vale lembrar que o curso de Engenharia Elétrica é do tipo Bacharelado e dura 5 anos, em média. Nos dois primeiros semestres, em especial, você terá contato com disciplinas mais teóricas e com noções básicas de cálculo típicas da faculdade de Exatas.

Nos últimos anos da graduação são introduzidas matérias mais práticas e direcionadas para as especialidades da Engenharia Elétrica. Entre as disciplinas estão Sistemas Digitais, Eletrônica Aplicada, Sistemas de Controle e Máquinas Elétricas.

O que faz um engenheiro eletricista?

Com as noções preliminares do curso, fica mais fácil entender o que faz um engenheiro eletricista. Trata-se do profissional que assume todo o planejamento, a instalação e a manutenção de sistemas elétricos responsáveis, por exemplo, pelo acionamento de maquinários na indústria.

Também é o engenheiro eletricista quem faz a especificação de materiais e de outros equipamentos necessários para garantir o fornecimento constante de energia. Seu principal papel é, portanto, assegurar a distribuição desse recurso tão importante de maneira segura e sustentável.

Para entender a relevância que o profissional assume, basta pensar na necessidade do fornecimento adequado de energia em uma UTI de um hospital, nas rodovias e nas diversas unidades comerciais.

Dessa forma, não é surpresa que o engenheiro eletricista possa atuar em diversos segmentos de mercado, (tanto em instituições públicas quanto privadas), como em usinas, construções civis e telecomunicações e também na área de tecnologia da automação. A média salarial de um profissional da engenharia elétrica atualmente é de R$ 7.942,10*, podendo ser ainda maior dependendo da área de atuação.

Quais são as áreas de atuação?

Como você viu, o trabalho na Engenharia Elétrica é bastante amplo, sendo uma das profissões do futuro essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Confira agora algumas das principais áreas de atuação!

Eletroeletrônica

Diversos equipamentos de uso comum no dia a dia, como smartphones, televisores e máquinas de lavar roupa, precisam da eletricidade para operar. Nesse sentido, é o engenheiro eletricista o profissional capacitado para orientar na fabricação desses equipamentos e zelar pela sua segurança de funcionamento, tanto nos domicílios quanto na indústria.

Automação

Outra área de atuação que faz do curso uma das engenharias mais bem-pagas é a automação. O profissional trabalha na elaboração de sistemas robotizados para otimizar processos empresariais, ou seja, para torná-los mais ágeis e eficientes sem a intervenção do homem. Com a digitalização cada vez mais acelerada, essa é uma especialização bastante requisitada por instituições.

Construção civil

Do mesmo modo, a construção civil é uma excelente opção profissional. Nesse segmento, você poderá atuar no planejamento da instalação de circuitos elétricos em grandes obras ou edifícios públicos e privados. Outra opção é o trabalho em projetos de hidrelétrica, eólica e outros sistemas de geração de energia.

Como está o mercado de trabalho?

Percebeu que não faltam áreas de atuação e especialidades na Engenharia Elétrica, não é? Porém, uma preocupação comum entre estudantes é se há demanda no mercado e vagas para absorver os profissionais. Nesse sentido, você pode ficar tranquilo, viu? Além de ser um dos mais bem-pagos, a tendência é que, cada vez mais, o engenheiro eletricista seja requisitado na sociedade moderna.

Isso porque os avanços tecnológicos conquistados até agora dependem do conhecimento na área para funcionar com segurança. Além disso, com uma preocupação crescente em relação ao meio ambiente, aumenta a procura por profissionais que possam expandir a capacidade de gerar energia renovável e sustentável. Dessa forma, trata-se de um dos cursos com maior empregabilidade hoje.

Mas é importante que o recém-formado faça a sua parte e fique atento às oportunidades. Por meio do Canal Conecta, os alunos matriculados nas faculdades parceiras do Vestibulares podem obter informações sobre ocupações em aberto de acordo com o perfil profissional.

Onde estudar engenharia elétrica?

Por último, se você se interessou pelo curso de Engenharia Elétrica e pelo que faz um profissional formado, não deixe de buscar as melhores instituições para prestar vestibular. Afinal, uma formação acadêmica de qualidade é indispensável para conquistar as melhores ocupações.

Isso porque, além de oferecer as bases teóricas e práticas necessárias para um trabalho de excelência, a matrícula em uma unidade reconhecida valoriza o currículo que será analisado pelas empresas. Nesse sentido, as instituições parceiras do Vestibulares podem ser grandes aliadas.

Além de contar com um corpo docente qualificado e um sistema de ensino dinâmico, as faculdades ainda disponibilizam bolsas para Engenharia Elétrica e outras formas de incentivo para o melhor aproveitamento do curso.

Agarre essa oportunidade!

Sem dúvidas, a Engenharia Elétrica é uma grande escolha para sua carreira. Em uma sociedade que depende cada vez mais do conhecimento na área para se desenvolver de maneira segura, você pode alcançar boas posições e ter um ótimo reconhecimento profissional. Agora que você já sabe o que faz o profissional que cursou Engenharia Elétrica, é só buscar as melhores instituições de ensino e aproveitar as oportunidades do setor!

Então, se inscreva no vestibular online de uma de nossas unidades parceiras e mude o rumo da sua vida!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.