Os estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já sabem que, em todo semestre, é preciso fazer a renovação do contrato. Caso contrário, existe o risco de perder o direito ao financiamento. Então, vamos falar sobre o aditamento FIES?
Para os que estão chegando agora na fase de vestibular, vale lembrar que o Fies é um programa do governo federal destinado a financiar o ensino superior de alunos matriculados em faculdades de iniciativa privada. Para conseguir o contrato, é necessário que o curso pleiteado tenha boas notas nos processos de avaliação do Ministério da Educação.
Também é importante ficar de olho em todas as regras do programa, o que inclui a renovação do financiamento — é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e saiba mais sobre o aditamento FIES!
O que é o processo de aditamento e quando recorrer a ele?
O aditamento é o processo de renovação do contrato do FIES. O procedimento deve ser feito todo semestre para que o estudante continue garantindo seu direito ao financiamento. Por meio dessa ação, você reafirma que ainda precisa do suporte do programa.
Importante lembrar que, para conseguir fazer o aditamento FIES, você deve estar com os pagamentos do contrato em dia. Qualquer parcela em aberto impede a conclusão do procedimento.
Qual a diferença entre aditamento simplificado e não simplificado?
No aditamento simplificado, os dados contidos no contrato e suas cláusulas permanecem inalterados. Basta que o aluno se dirija à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua faculdade para solicitar a renovação.
Depois disso, um e-mail é enviado para o estudante sinalizando a liberação para prosseguir com o processo de aditamento. Em seguida, você pode acessar o portal do Fies com seu número de CPF e sua senha de usuário, verificar as informações do contrato e confirmar a renovação. O próximo passo é imprimir o documento e levá-lo até a CPSA para, então, solicitar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).
Já o aditamento não simplificado é feito quando alguma informação do contrato precisa ser alterada. Nesse caso, após requerer o DRM, você deve comparecer à agência bancária em que assinou o contrato na companhia de seu fiador e levar os documentos necessários para regularizar a situação.
Quais são os documentos exigidos para fazer a renovação?
Para fazer o aditamento FIES você precisará dos seguintes documentos para apresentar à CPSA da instituição de ensino:
- CPF e documento de identificação pessoal;
- comprovante de residência atualizado;
- certidão de casamento (quando houver) junto ao RG e ao CPF do cônjuge;
- termo de concessão atualizado do Prouni, caso o benefício tenha sido adquirido após a contratação do Fies.
Além dos documentos do estudante, o aditamento não simplificado também requer a apresentação dos documentos do fiador à instituição bancária, incluindo comprovantes de renda.
Qual o prazo para fazer o aditamento?
Para o aditamento FIES, as datas são definidas, e o calendário, disponibilizado pelo Ministério da Educação no site oficial do FIES. Para renovar o contrato referente ao financiamento é importante conferir as datas no cronograma.
Afinal, por que se preocupar com o aditamento do FIES?
O aditamento do FIES é obrigatório para todos os alunos que continuam usufruindo do financiamento. Portanto, fique atento aos prazos para não correr o risco de perder esse benefício. O procedimento é simples, e você garante a continuidade de seus estudos com investimento facilitado, ok?
Agora que você já sabe que não tem nenhum segredo para fazer o aditamento FIES, vá até a CPSA de sua faculdade. Assim, você fica com seu contrato de financiamento em dia e assegura o tão esperado diploma de graduação!
Quer mais informações sobre o assunto? Leia também nosso próximo artigo e entenda a relação entre Enem e Fies!