Quando falamos no planeta Terra, é bem provável que você pense em coisas como o fato dela não ser plana, de girar em órbitas elípticas ao redor do Sol e de ter uma cor predominantemente azul.
No entanto, poucos de nós realmente paramos para pensar em toda essa estrutura fantástica, responsável por nos abrigar e acolher. Ela é composta por camadas que interagem entre si e são fundamentais para que a vida possa existir do modo como conhecemos.
Pensando nisso, agora falaremos sobre a mais profunda dessas camadas: o núcleo da Terra. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o núcleo da terra?
O núcleo é a camada mais interior da Terra. Além dele, o planeta é composto pelo manto (intermediário) e crosta (mais externa, onde estamos).
Ele é dividido em duas camadas. A externa é mais líquida e a interna mais sólida. Ambas têm altíssimas temperaturas e são formadas por minerais como o ferro e o níquel.
Em qual matéria ele está inserido?
O tema núcleo da Terra é cobrado na disciplina de Geografia. Então, fique de olho!
Exemplos práticos de sua aplicação
Lembra que falamos que o núcleo da Terra interage com as demais camadas? Então, vamos trazer um exemplo bem bacana para você levar para o vestibular. A palavra-chave? Correntes de convecção.
O núcleo, como sabemos, é uma região bem quente. O manto, por sua vez, também é bem quente, porém consideravelmente mais frio do que a camada abaixo dele. Além disso, é composto por um material mais “líquido”, o magma. A crosta, camada mais acima, é bem mais fria.
Assim, o magma está em constante movimento no manto. Ao se aproximar do núcleo, mais quente, ele “evapora”. Ao se aproximar da crosta, resfria e volta a descer. Essa movimentação permite que as placas tectônicas sejam fluidas, e não fixas.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Uma das melhores formas de estudar esse tema é fazendo resumos e relacionando os conceitos com outros assuntos, como visto acima.
No entanto, a maneira mais interessante de aprender qualquer coisa é fazendo exercícios. Eles ajudam na fixação do conteúdo e permitem que revisões frequentes sejam feitas.
Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular
Confira, agora, um exemplo de questão sobre o núcleo que já caiu em um vestibular!
(UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
a) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.
b) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.
c) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.
d) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.
e) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.
Resposta: alternativa d.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o núcleo da Terra? Esse é um tema superimportante para os vestibulares e, claro, bem interessante para o nosso dia a dia.
Aproveite e se inscreva agora mesmo no vestibular, aumentando as suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos. Pode contar com a gente!