Mapas são indispensáveis para navegar em uma área muito ampla. Hoje, graças a várias ferramentas e técnicas de Cartografia, é possível ter mapas que cobrem um território com grande precisão. Isso é o acúmulo de várias práticas comuns para facilitar o registro e a leitura de mapas, como é o caso da curva de nível.
Provavelmente, você já viu esse termo em algumas de suas aulas. É uma técnica vital para representar certos tipos de relevo em mapas, e que deve cair no vestibular, na área de Geografia. Acompanhe e veja como se preparar para as questões!
O que é curva de nível?
Curva de nível é uma forma de representar diferentes alturas de relevo em um mapa. Cada linha representa o terreno passando por um marco de altura.
Você já deve ter visto, por exemplo, a representação de uma montanha com vários círculos. Cada um desses círculos representa uma área que tem uma altura específica, enquanto a área entre uma curva e outra é um intervalo entre essas alturas marcadas.
Na figura acima, temos uma montanha separada em diferentes faixas de altura, criando cessões menores.
Um mapa feito com curvas de nível tem o formato da figura acima, com cada faixa representando um dos “cortes” realizados.
Como esse tema cai no vestibular?
Entender o que é uma curva de nível é fundamental para a leitura de mapas. Depois que você domina essa ferramenta, pode enxergar facilmente o relevo em qualquer representação.
Muitas questões nos vestibulares testam justamente a sua habilidade de ler um mapa por meio dessas curvas. Veja um exercício que vai ajudar você a fixar a ideia.
(UFRGS 2016)
Observe o mapa abaixo, com representação em curvas de nível.
Considere as afirmações sobre o relevo em que estão localizados os indivíduos A, B e C.
I – O indivíduo A está sobre um relevo de costa com a frente voltada para sudoeste.
II – O indivíduo B está sobre um ponto mais íngreme da vertente, se comparado ao indivíduo C.
III – As formas de relevo assemelham-se quanto à altitude, porém diferenciam-se quanto à simetria.
Quais estão corretas?
A – Apenas I
B – Apenas II
C – Apenas III
D – Apenas II e III
E – I, II e III.
A resposta correta é a letra D. No mapa, o indivíduo o ponto B está em uma área onde muitas curvas de nível ficam próximas. Isso indica que há uma grande variação na altura daquela região, ou seja, ela é mais íngreme. O indivíduo do ponto C está em uma área com poucas curvas de nível, o que denota uma área mais plana. Tanto o relevo na parte leste quanto oeste do mapa têm a mesma altura, mas o formato do terreno é bem diferente.
O que está esperando? Venha garantir sua vaga na faculdade!
As curvas de nível são apenas uma das ferramentas à disposição da Cartografia. Mesmo que já existam satélites para mapear a superfície da terra, a linguagem dos mapas ainda é a mesma. Você verá muito mais sobre isso quando estudar o assunto na faculdade.
Visite o Vestibulares agora mesmo e veja como usar sua nota no Enem para se inscrever em uma de nossas universidades parceiras.
{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é curva de nível?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Curva de nível é uma forma de representar diferentes alturas de relevo em um mapa. Cada linha representa o terreno passando por um marco de altura.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como esse tema cai no vestibular?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Entender o que é uma curva de nível é fundamental para a leitura de mapas. Depois que você domina essa ferramenta, pode enxergar facilmente o relevo em qualquer representação. Muitas questões nos vestibulares testam justamente a sua habilidade de ler um mapa por meio dessas curvas. Veja um exercício que vai ajudar você a fixar a ideia.”}}]}