Quando falamos sobre o estudo da Geografia no ensino médio, pensamos em duas divisões. A primeira estuda os aspectos políticos das relações entre os países, a economia global e aspectos importantes do que está acontecendo no mundo. Já a segunda, fala sobre características físicas da Terra e sobre a organização que o ser humano fez dessas informações.
O tema meridianos está relacionado à segunda divisão da Geografia, já que se trata de uma espécie de delimitação física (ainda que não seja real) do planeta Terra. Não entendeu muito bem? Não se preocupe!
A seguir, explicaremos o que são os meridianos, como eles funcionam, como estudá-los para o Enem e outros vestibulares, e muito mais. Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre o assunto!
O que são os meridianos?
No comecinho do nosso bate-papo, afirmamos que os meridianos são linhas físicas, ainda que não sejam reais. Lembra? Então, é o seguinte: na verdade, eles são divisões do planeta no sentido vertical, mas são imaginárias e, portanto, não são vistas em qualquer ponto do globo.
Quais são os principais meridianos?
Para que você possa mandar bem em Geografia no Enem e em outros vestibulares, é interessante se lembrar de alguns meridianos. O mais importante é o Meridiano de Greenwich, localizado na Inglaterra. Ele é o marco zero dos fusos horários, ou seja: as horas em todos os pontos do planeta são influenciadas por essa região.
Outro meridiano relevante é o Antimeridiano, conhecido também como a Linha Internacional de Data (LID). Esse é um ponto também relacionado com os fusos. Ao cruzá-lo, precisamos ajustar o calendário em um dia a menos (do oeste para o leste) ou mais (do leste para o oeste).
Como funciona a divisão do planeta pelos meridianos?
Os meridianos são medidos em longitudes, representação que calcula a distância entre eles. A unidade utilizada para o cálculo longitudinal é graus. Sendo assim, o Meridiano de Greenwich está em 0°, enquanto o Antimeridiano se encontra a 180°.
A divisão acontece em 24 meridianos (levando em conta os 360° da Terra), cada um representando uma das horas do dia. Assim, temos meridianos que se distanciam 15° entre si.
Quais são as matérias relacionadas com esse assunto?
O principal tema relacionado ao estudo dos meridianos é, sem dúvidas, o fuso horário. É fundamental compreender um para que o outro possa ser entendido.
Além disso, assuntos como longitudes e latitudes, atualidades, economia de energia (com o horário de verão, por exemplo), e muito mais. Ao estudar Cartografia, também conhecemos mais sobre os meridianos. Eles podem aparecer até mesmo em História, em assuntos como o Tratado de Tordesilhas.
Então, já deu para ver que não podemos deixar esse tema de lado, não é?
Como os meridianos são cobrados no vestibular?
Agora, veja um exemplo de como esse assunto é cobrado nos vestibulares! Vamos lá?
(Enem) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero.
Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.
Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.
Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto;
b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto;
c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto;
d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto;
e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.
Resposta: letra a.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre os meridianos e como eles são cobrados nas principais provas de vestibular? Agora, é hora de abranger o seu conhecimento e verificar outros temas relacionados a esse, como mencionado ao longo do texto.
Pensando em ajudá-lo, separamos outro artigo imperdível pra você: confira algumas informações sobre a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e arrase no Enem!