Qual é a nota da Unopar no MEC? Descubra!

unopar nota mec

Uma das informações que você precisa checar antes de se inscrever no vestibular é a nota da instituição no MEC. A pontuação considera critérios rigorosos para medir a qualidade do ensino das instituições de ensino, desde as metodologias de ensino até questões de infraestrutura. A boa notícia é que dá para consultá-la facilmente pela internet.

Se você tem interesse em fazer um curso superior na Unopar, a nota do MEC é um excelente ponto de partida para conhecer a qualidade de ensino da instituição. Para facilitar a sua pesquisa, separamos aqui as pontuações mais altas que o MEC atribuiu aos cursos superiores da Unopar. Confira e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é a nota do MEC?

Antes de mais nada, vamos entender como é calculado exatamente esse conceito pelo Ministério da Educação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o órgão vinculado ao MEC responsável por avaliar as faculdades e universidades para garantir a qualidade do ensino superior do país. A avaliação é feita por curso oferecido em cada unidade.

O INEP considera quatro indicadores para avaliar a qualidade dos cursos oferecidos nas instituições de ensino superior: Conceito Enade, Conceito de Curso (CC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

O Enade é uma avaliação de desempenho, aplicada aos alunos concluintes de cada curso da instituição de ensino, de modo geral, a cada 3 anos. Mas, é importante sempre ficar de olho nos três critérios a seguir, que avaliam os cursos e as instituições de forma global:

  • Conceito de Curso (CC) — uma equipe de avaliadores do MEC é enviada para a instituição para inspecionar a sua qualidade da gestão, as políticas de pessoal, o plano de desenvolvimento institucional e as políticas de ensino para a graduação, a pós-graduação e a extensão;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) — o CPC avalia o desempenho dos estudantes no Enade, a contribuição do curso no aprendizado do aluno, medida pelo IDD (Índice de Diferença entre os Desempenhos observado e esperado) a qualificação do corpo docente (como a titulação dos professores (mestres e doutores) e o regime de trabalho), as instalações da faculdade e os recursos didático-pedagógicos e as oportunidades de ampliação da formação;
  • Índice Geral do Curso (IGC) — esse índice funciona como uma avaliação geral dos CPCs dos cursos da faculdade. A pontuação do IGC é resultado da média ponderada das notas de cada curso superior;
  • Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) — é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Para cada pontuação acima, é atribuída uma nota de 1 a 5. A partir daqui, veja as pontuações para saber se a Unopar é uma boa universidade.

Qual é a nota geral do MEC da universidade Unopar?

Veja, a seguir, quais são as pontuações gerais da Unopar no e-MEC.

  • Conceito Institucional (CI) — nota 3 (2009*);
  • Conceito Institucional EaD (CI-EaD) — nota 4 (2017*);
  • Índice Geral de Cursos (IGC) — nota 3 (2019*).
  • IGC — nota 3 (2019*).

Quais são os cursos da Unopar com as maiores notas do MEC?

A seguir, separamos uma lista dos cursos de graduação da Unopar com as melhores avaliações nos conceitos CC e CPC. Confira as avaliações antes de se inscrever no vestibular da Unopar.

  • Automação Industrial na Universidade Pítágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 89412 — CC 5 (2013) e CPC 4 (2014);
  • Farmácia na Universidade Pítágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 92699 — CC 5 (2017) e CPC 4 (2019);
  • Engenharia Mecânica na Universidade Pítágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 1259816 — CC 4 (2019) e CPC 5 (2019);
  • Administração no Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Unopar de Campo grande, Código da IES 926, Código do curso 18226 — CC 5 (2005) e CPC 3 (2018);
  • Biomedicina na Universidade Pitágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 1107815 — CC (2013) e CPC 3 (2019);
  • Comunicação social Jornalismo na Universidade Pitágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 39029 — CC 5 (2004) e CPC 3 (2018);
  • Gestão Ambiental na Universidade Pitágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 111094 — CC 5 (2019) e CPC 3 (2019);
  • Letras Português na Universidade Pitágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 89379 — CC 5 (2019) e CPC 3 (2017);
  • Pedagogia na Universidade Pitágoras Unopar, Código da IES 298, Código do curso 89380 — CC 5 (2019) e CPC 3 (2017).

Qual é a importância da nota do MEC na prática?

Ao se matricular em uma instituição com notas baixas do MEC, você coloca em risco uma série de questões que envolvem o seu futuro profissional. É por isso que essa é uma questão levada a sério na Unopar.

Veja, a seguir, alguns motivos para sempre avaliar as instituições de ensino pela nota do MEC.

Teste Vocacional Rápido

Reconhecimento do diploma

As instituições de ensino que obtêm notas mínimas nos critérios de avaliação podem não ter seus cursos de graduação e pós-graduação reconhecidos pelo MEC, o que prejudica os alunos que se formaram ou que ainda estudam nessas faculdades.

Concursos de nível superior e empresas do mercado de trabalho não validam diplomas de faculdades que não são reconhecidas pelo MEC. Quando a faculdade tem notas mínimas nos critérios exigidos, o MEC realiza outras avaliações técnicas para saber se ela pode de fato continuar ofertando os cursos.

Por outro lado, quando a faculdade tem boa avaliação do MEC, ela é bem-vista no mercado de trabalho, o que aumenta as chances dos seus antigos alunos em processos seletivos.

Preparação para o mercado de trabalho

Há vários prejuízos possíveis ao obter um diploma em faculdades com notas baixas do MEC. Na pior das hipóteses, o curso não é reconhecido pelo ministério, o que invalida o diploma do profissional no mercado de trabalho.

Na “melhor” das hipóteses, o acadêmico corre o risco de não ter uma preparação de qualidade para o mercado de trabalho e, consequentemente, ficar para trás em processos seletivos para vagas de trabalho.

Mas, se você pensa em fazer um curso superior na Unopar, não precisa se preocupar! Além de ter notas acima da média do MEC, a universidade ajuda você a ingressar no mercado de trabalho. Quer saber como? Veja, a seguir, três iniciativas exclusivas da Unopar:

  • Aula Destaque — aulas exclusivas com profissionais conceituados no mercado de trabalho em várias áreas de atuação;
  • Canal Conecta — acesso ao portal online com vagas de estágio em diversas empresas no país;
  • Trilhas de Carreira — treinamentos 100% online e gratuitos para o aluno desenvolver habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho.

Gostou das iniciativas? Ainda dá para aproveitar opções de desconto na mensalidade e várias formas de ingresso na Unopar. Com essa universidade parceira do Vestibulares, você tem o que precisa para fazer o vestibular 2021 e entrar no ensino superior.

Estude na Unopar!

Viu só? Agora que você já sabe qual é a nota da Unopar no MEC deve ter percebido que estudar na instituição é uma escolha acertada, não é mesmo? Aproveite os benefícios da universidade, qualifique-se e conquiste melhores oportunidades no mercado de trabalho com o seu diploma!

Não perca mais tempo. Inscreva-se para o vestibular online e seja um aluno Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.