Em algum momento você vai ouvir falar do termo translação quando fizer seus resumos sobre a dinâmica do planeta Terra. E, com certeza, a principal definição que ouvimos é que ela se refere do movimento do mundo ao redor do Sol. Porém, há mais detalhes ligados ao termo, pois ele é uma peça-chave bastante importante para o funcionamento da vida que conhecemos.
Portanto, neste post, faremos um resumo da importância do movimento de translação e quais os principais conceitos que devem ser estudados para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais provas de vestibular com exemplo prático e contextualizado sobre o tema geografia. Vamos começar?
O que é translação?
A translação é um dos principais movimentos realizados pela Terra e está relacionado com o caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol. Portanto, ela realiza uma órbita elíptica, ou seja, com formato levemente oval. Esse movimento resulta em inúmeros eventos como as estações do ano, devido ao eixo de inclinação do globo de 23° 27’.
Esse movimento demora exatamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Por conta desse valor não exato, existem os anos bissextos a cada 4 anos, com a duração de 366 dias. Para entender melhor sobre esse assunto, o caminho da Terra pelo Sol rege por dois princípios básicos. Veja a seguir.
Velocidade
A velocidade média que a Terra utiliza para realizar o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km/h. A percepção de que o planeta está se movimentando em velocidade constante não é possível ser vista — apenas se observado de acordo com um ponto fixo fora, como outras estrelas.
Além disso, a velocidade do nosso planeta muda de acordo com a distância em que ele se encontra com relação ao Sol, chamadas de afélio e periélio. Entenda o significado de cada uma:
- afélio: é quando a Terra se encontra mais afastada do Sol, com aproximadamente 152 milhões de quilômetros. Inclusive, apresenta velocidade da órbita menor;
- periélio: a Terra encontra-se mais próxima do Sol, com distância aproximada de 147 milhões de quilômetros e apresenta velocidade da órbita maior.
Duração
Como dito, a duração exata da translação é de 365 dias 5 horas e 48 minutos, divididas em 12 meses e delimitadas pelas estações do ano. Isso se deve à inclinação: ela contribui para que alguns pontos do planeta sejam mais iluminados que outros. Assim, na região central (equatorial), não se percebe as estações definidas pela distribuição uniforme da luz do Sol.
Por outro lado, à medida que nos afastamos, tanto para o hemisfério norte como o sul, devido a inclinação de 23° 27’, é possível observar as estações do ano.
Dessa forma, há períodos em que os dias serão maiores do que a noite (solstício de verão, 21 de junho no hemisfério norte) e períodos em que as noites serão longas (solstício de inverno, 21 de junho no hemisfério sul), além dos equinócios (quando eles apresentam a mesma duração).
Como o tema translação cai no Enem?
Questão 81 Prova Branca Enem 2021
Considerando as informações apresentadas, o prédio do Congresso Nacional em Brasília, no dia 21 de junho, às 12 horas, projetará sua sombra para a direção:
a) norte
b) sul
c) leste
d) oeste
e) nordeste
Resposta: alternativa b. Isso porque, devido à translação, o dia 21 junho registra o solstício de inverno no hemisfério sul. Dessa forma, os raios solares atuam de forma perpendicular sobre o Trópico de Câncer, e a posição espacial que o prédio terá será a sombra voltada para o sul.
Como é possível perceber, é essencial que esse tipo de questão apareça no seu preparatório Enem.
Pronto para arrasar no Enem?
Conhecer não apenas a definição do movimento de translação, mas também como ele é aplicado na prática no Exame Nacional do Ensino Médio deve sempre fazer parte da sua rotina de estudos sobre o assunto, combinado?
Sabia que a nota do Enem é uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Mais um motivo para tirar uma boa nota. Estamos com inscrições abertas: confira mais informações!