Rocha metamórfica é aquela que se origina a partir de outras rochas pré-existentes. E, esse processo é denominado metamorfismo, fenômeno crucial que permite aos geólogos contarem melhor a história da Terra.
Como sabemos que esse tema não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares, preparamos esse resumo prático explicando em detalhes a sua definição, os principais pontos que devem ser estudados, além de um exemplo aplicado. Preparou os materiais para as anotações? Então, vamos começar!
O que é rocha metamórfica?
As rochas metamórficas são formadas a partir de outras que já existiam na natureza quando são submetidas a determinadas condições de temperatura e pressão.
A diferença das metamórficas para qualquer outra no ambiente é que elas são originadas por fenômenos internos que as solidificam, ou seja, essas rochas permanecem intactas sem sofrer desgaste do intemperismo. Além disso, elas conseguem guardar características originais, que permitem que os geólogos estudem as transformações ocorridas na Terra durante o tempo.
Como estudar o tema para Enem e vestibulares?
Para mandar bem nesse tema durante o Enem 2022, é preciso entender os principais significados sobre o fenômeno de origem da rocha metamórfica.
Os protólitos são as principais rochas que as compõem. Contudo, há outras definições. Entenda agora:
- rochas parametamórficas: são aquelas formadas de protólitos de rochas sedimentares;
- rochas ortometamórficas: são aquelas originadas de rochas magmáticas ou ígneas.
Os principais exemplos de rochas metamórficas que podem ser encontradas na natureza são:
- quartzo: originado pelo metamorfismo do arenito;
- gnaisse: originado pelo metamorfismo do granito, encontrado nas formações rochosas do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro;
- mármore: originado pelo metamorfismo do calcário exposto em temperaturas de alta pressão e é usado principalmente em pias e bancadas;
- ardósia: originado pelo metamorfismo do xisto, comum em construções civis como borda de piscinas escuras e fachadas.
Além disso, outro ponto importante sobre esse assunto para o Enem é relembrar o ciclo das rochas. De forma sucinta, ela passa por diversas etapas como:
- magma: início do ciclo, que começa no interior da terra;
- erosão: desgaste devido aos agentes naturais como água, chuva, vento e clima;
- sedimentação: deposição de sedimentos devido ao processo anterior;
- metamorfismo: ocorrência de processos químicos e físicos, devido ao aumento de temperatura e pressão, dando origem às rochas metamórficas;
- fusão: fundição da rocha à placa tectônica, reiniciando assim o ciclo.
Qual o exemplo prático de rocha metamórfica no Enem?
Agora que você viu as principais definições sobre rocha metamórfica, vamos praticar? Confira um exemplo agora mesmo!
(Enem 2019) – Questão 127: O mármore, rocha metamórfica composta principalmente de carbonato de cálcio (CaCO3), é muito utilizado como material de construção e também na produção de esculturas. Entretanto, se peças de mármore são expostas a ambientes externos, particularmente em grandes cidades e zonas industriais, elas sofrem ao longo do tempo um processo de desgaste, caracterizado pela perda de massa da peça.
Esse processo de deterioração ocorre em função da:
a) oxidação do mármore superficial pelo oxigênio
b) decomposição do mármore pela radiação solar
c) onda de choque provocada por ruídos externos
d) abrasão por material particulado presente no ar
e) acidez da chuva que cai sobre a superfície da peça
Resposta correta: alternativa E. É uma questão relativamente simples e, para entendê-la, é preciso associar a origem e os fatores externos que contribuem para a erosão e, no contexto em que a rocha se encontra se refere às zonas industriais, local em que está sujeito a corrosão de chuvas ácidas.
E aí, preparado para arrasar no Enem?
Dominando os principais conceitos sobre rocha metamórfica, será mais fácil tirar de letra as questões sobre as formações geológicas. Contudo, lembre-se de entender os principais tipos e o ciclo dessa rocha para os enunciados contextualizados, combinado?
Preparado para ingressar na faculdade dos sonhos? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site da Vestibulares e saiba mais!