Clima: um resumo sobre o assunto e como cai no Enem

clima

E aí, vestibulando? Como está o tempo hoje na cidade em que você mora? Quente, frio, chuvoso? Se você costuma chamar essas características de clima, é hora de parar, já que esse é um conceito muito mais amplo.

Não sabe diferenciar esses significados? Não se preocupe! Ao longo da nossa conversa de hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e aprender bastante para mandar bem nas provas do vestibular.

Então, continue a leitura e confira a definição de clima, os tipos e uma questão para ajudá-lo a treinar os seus conhecimentos. Vamos lá?

Qual o conceito de clima?

O clima é um significado mais amplo do que o modo como está o tempo em nossa cidade em um determinado dia. Ele abrange as características climáticas de um local ao longo de 30 anos, fazendo uma média dos pontos que mais se repetem nesse período.

Tipos de clima

Os tipos de clima existentes são:

  • tropical;
  • subtropical;
  • equatorial;
  • temperado;
  • semiárido;
  • mediterrâneo.

Fatores que definem o clima

Mas, afinal, o que faz um clima ter as características que tem? É preciso que você se atente a pontos como:

  • latitude;
  • altitude;
  • relevo;
  • proximidade ao mar;
  • afastamento do mar;
  • vegetação da região;
  • presença de massas de ar ou correntes marítimas na região.

Fenômenos climáticos

Além disso, outro ponto que pode interferir no clima de uma região são os fenômenos climáticos, como é o caso do El Niño (que aquece as águas do Pacífico) e do La Niña (que as resfria).

Problemas climáticos

Ao estudarmos o clima, não podemos deixar de nos atentar aos problemas climáticos, ou seja, situações que estão fazendo com que o clima mude em algumas regiões do planeta. Assuntos como esse são fundamentais para o vestibular!

Tour pela prova do Enem

Alguns problemas do tipo são:

Essas alterações são causadas por inúmeros fatores, como: a industrialização, a urbanização, o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e muito mais.

Em qual matéria o clima está inserido?

O clima não é um assunto cobrado em uma única matéria nas provas. Ele pode ser abordado na prova de Geografia do Enem e em outros vestibulares, mas também pode aparecer em questões de Biologia, especialmente quando falamos sobre os biomas.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Estudar clima para o vestibular é uma tarefa que deve ser levada a sério. Primeiro, você deve caprichar em resumos sobre o assunto, além de se aprofundar em cada um dos tópicos mencionados ao longo do texto. E não se esqueça de entender, também, sobre atualidades e problemas climáticos, ok?

Depois, você deve fazer muitos exercícios sobre o tema. Nessa hora, você vai se aprofundar ainda mais e entender quais são os seus pontos fracos na matéria, além de tirar dúvidas e compreender o que as provas querem de você. Portanto, não deixe de treinar se você quer mandar bem no Enem 2022 ou em qualquer outra prova!

Qual o exemplo de exercício sobre clima que cai na prova do Enem ou vestibular?

(UEL 2019) Leia o texto a seguir.

A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 15.

Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.

( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local, foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde o final do século XIX.

( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.

( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas e a popularização da ciência climatológica.

( ) Os elementos do clima — radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação — são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera e descrevem suas condições em um dado local e instante.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, F, V, F, V.

b) F, V, F, V, V.

c) F, V, V, F, F.

d) V, V, F, F, V.

e) V, F, F, V, F.

Resposta: alternativa a

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre o clima? Agora, nada de errar o conceito, hein? E, principalmente, não deixe de treinar bastante para não errar as questões na hora da prova!

E por falar em vestibular, que tal fazer a sua inscrição agora mesmo? Dessa forma, você aumenta as suas chances de conquistar a sua tão sonhada vaga e começar os estudos muito em breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados