Boa parte dos estudos em geografia envolvem ler mapas e se orientar em uma viagem. E um dos conhecimentos mais importantes para essa tarefa é entender o que são pontos colaterais.
É um assunto simples, mas que serve de base para vários outros temas e questões que caem nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe e entenda melhor esse assunto.
O que é um ponto colateral?
Os pontos colaterais são as direções que ficam entre os pontos cardeais, representando sudeste, nordeste, sudoeste e noroeste.
Assim como os pontos cardeais, os pontos colaterais também servem como referência na hora de criar mapas e de estabelecer posições. É mais fácil dizer que algo está ao nordeste do que dizer “ao norte e depois ao leste”.
Como pontos colaterais caem no vestibular?
Por ser um conceito básico, a maioria das questões de geografia no Enem cobram o seu entendimento ou usam pontos colaterais como ilustração para outros temas — não só em geografia.
Veja aqui exercícios que vão ajudar nos estudos e nos resumos do assunto!
(MPE-GO – 2017 – MPE-GO – Secretário Auxiliar)
A respeito das formas de orientação, criaram-se os pontos cardeais e os pontos colaterais. Dessa forma, assinale a alternativa que contenha um ponto colateral:
A – Norte
B – Sul
C – Leste
D – Oeste
E – Sudeste
A resposta certa é a letra E. Por eliminação, você pode dizer que “sudeste” é a única opção diferente. Mas a ideia é que você saiba a diferença entre os pontos cardeais e colaterais.
(UFF – 2009 – UFF – Técnico de Laboratório – Geografia)
Utilizando a rosa dos ventos, uma pessoa descobriu que a cidade X está localizada à NE da cidade Y. Isso significa que, em relação à cidade X, a cidade Y está localizada a:
A – norte
B – leste
C – sudoeste
D – noroeste
E – sudeste
A resposta correta é C. Pontos cardeais e pontos colaterais indicam uma posição relativa entre dois objetos no mapa. Se uma cidade está na direção Nordeste em relação à sua, então a sua cidade está na direção oposta, Sudoeste, em relação à outra.
(Enem 2018)
A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais.
[INSERIR IMAGEM = PONTO COLATERAL 1]
Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:
- 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário;
- 2ª mudança: 60° no sentido horário;
- 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário.
Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.
Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?
A – 75° no sentido horário.
B – 105° no sentido anti-horário.
C – 120°no sentido anti-horário.
D – 135° no sentido anti-horário.
E – 165° no sentido horário.
A resposta correta é a letra E. Essa é uma questão de matemática que usa a rosa dos ventos como ilustração. Primeiro, você deve somar as duas vezes que a câmera girou no sentido anti-horário e subtrair o giro no sentido horário para determinar o a amplitude em relação ao ponto oeste.
O total aqui será 120º. Há uma amplitude de 45º entre pontos cardeais e colaterais. Portanto, seria necessário girar mais 45º no sentido horário para voltar à posição original e chegar ao ponto noroeste. Ao todo, seria uma amplitude de 165º. É possível chegar no mesmo lugar girando a câmera no sentido anti-horário, mas a amplitude necessária seria de 195º.
Quando se trata de preparatório do Enem, dominar os fundamentos é o mais importante. Entender os pontos colaterais é essencial para compreender bem outros conteúdos.
Pronto para aplicar o conceito de ponto colateral no Enem?
A melhor parte de estudar geografia e os pontos colaterais é alcançar, lá na frente, seus objetivos de carreira. Lembre-se sempre: mantenha o ritmo e faça pausas, além de treinar com muitas questões de provas anteriores.
E se você quer encontrar o melhor curso e fazer a faculdade dos seus sonhos por meio da nota do Enem, que tal se inscrever para estudar em uma das nossas faculdades parceiras? Acesse o Vestibulares agora mesmo e conte com a gente!