Rosa dos ventos: o que é e como estudar o assunto?

rosa dos ventos

A rosa dos ventos foi um instrumento de navegação revolucionário que permitiu a expansão marítima dos grandes navegadores dos séculos XV e XVI. Sabe aquele detalhe que foi o verdadeiro “estopim” para avanços nas explorações das terras longínquas na humanidade? Pois foi exatamente isso que ela proporcionou.

Esse tema de geografia não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela sua tamanha importância. Por isso, preparamos um resumo que abordará os principais pontos a serem estudados, desde a sua definição até um exemplo aplicado. Prepare-se para navegar com as melhores dicas e arrasar no Enem 2022!

O que é rosa dos ventos?

A rosa dos ventos é uma representação para localização geográfica utilizada em equipamentos espaciais e em documentos que representam as direções nas formas cardeais, colaterais e subcolaterais para uma orientação mais completa. Ou seja, ela permite que qualquer indivíduo tenha sua localização relativa em qualquer ponto da Terra.

Além disso, ela foi utilizada em cartas e em mapas de navegação e, atualmente, é empregada na bússola e na localização GPS. Os principais dispositivos tecnológicos que mais utilizam esse recurso são Google Earth, Google Maps e demais aplicativos do smartphone para localização.

Como estudar esse tema para Enem e vestibulares?

Ao estudar o conceito de rosa dos ventos para o Enem e vestibulares, é preciso ter conhecimento sobre os pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e como eles se apresentam. Portanto, confira as definições logo abaixo:

Tour pela prova do Enem
  • pontos cardeais: são os principais e os mais utilizados na representação. Referem-se aos famosos quatro pontos — Norte (N), Sul (S), Leste (L ou E) e Oeste (O ou W);
  • pontos colaterais: são os pontos dispostos entre os pontos cardeais e também compostos por quatro direções — Sudeste (SE), Nordeste (NE), Sudoeste (SO) e Noroeste (NO);
  • pontos subcolaterais: esses pontos são formados pela junção dos pontos colaterais e cardeais. Apresentam maior grau de complexidade em favorecer direcionamento mais específico, sendo classificados como Sul-sudeste (SSE), Sul-sudoeste (SSW), Lés-nordeste (ENE), Lés-sudeste (ESE), Oés-sudeste (WES), Oés-sudoeste (WSW), Nor-Nordeste (NNE) e Nor-noroeste (NNW).

Exemplo prático sobre rosa dos ventos

Agora que você viu o significado detalhado sobre rosa dos ventos e como ela se aplica no dia a dia, que tal ver como o assunto é cobrado no Enem para praticar? Acompanhe!

Enem 2005

Leia o texto abaixo.

O jardim de caminhos que se bifurcam

(….) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.

(Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

Quanto à cena descrita acima, considere que

I – o sol nasce à direita dos meninos;

II – o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

a) oeste, sul e leste.

b) leste, sul e oeste.

c) oeste, norte e leste.

d) leste, norte e oeste.

e) leste, norte e sul.

Resposta correta: alternativa a. Para acertar essa questão, é fundamental compreender sobre os pontos cardeais, além de saber que leste é onde indica o nascer do sol.

Portanto, conforme o texto, se o sol nasce à direita dos meninos, a primeira esquerda é o oeste. E, seguindo essa lógica, à próxima esquerda (primeira encruzilhada) é o sul do ponto de referência, e a terceira esquerda (referente à segunda encruzilhada) volta para o leste.

E então? Tudo certo para se dar bem no Enem?

Agora ficará mais fácil se garantir no tema sobre rosa dos ventos. O segredo é praticar a localização geográfica e compreender a posição de cada ponto cardeal, combinado?

Além disso, você sabia que o Enem também é uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Estamos com inscrições abertas: veja mais informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados