O que faz um fisioterapeuta no dia a dia de trabalho?

O que faz um fisioterapeuta

Muitos estudantes que se interessam pela área da saúde e que querem atuar na recuperação física de pessoas, já pensaram em fazer a faculdade de Fisioterapia. De fato, essa carreira é bastante conceituada e conta com um mercado de trabalho em expansão. Mas, afinal, você sabe o que faz um fisioterapeuta em sua rotina?

Muitos acreditam que esse profissional prescreve somente terapias ou exercícios aos pacientes. No entanto, a atuação do fisioterapeuta vai muito além, e é possível trabalhar nas mais diferentes áreas e setores.

E aí, ficou interessado e quer conhecer as atribuições do fisioterapeuta? Então, não deixe de ler o post!

Saiba o que faz um fisioterapeuta em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai saber onde o profissional de Fisioterapia pode atuar e quais são as suas atribuições. Confira!

Qual é a função do fisioterapeuta?

O fisioterapeuta faz uso dos conhecimentos de anatomia e ferramentas específicas, como barras, bolas e máquinas para elaborar um conjunto de movimentos com o objetivo de restaurar a mobilidade restrita e aliviar a dor dos pacientes.

As principais atividades desenvolvidas na rotina de um fisioterapeuta são:

  • identificar e avaliar as necessidades de saúde do paciente;
  • praticar atividades terapêuticas de reeducação funcional de deficiências motoras e cognitivas;
  • acompanhar a eficácia do tratamento.

O que faz um fisioterapeuta intensivista?

Com a pandemia de Covid-19, as atribuições do fisioterapeuta na UTI ganharam muito destaque, principalmente por conta da sua função de preservar a vida de milhares de pessoas.

O objetivo do profissional é manter o paciente bem, funcional e vivo durante o processo de internação. Na rotina do fisioterapeuta na UTI, ele desempenha atividades de realizar manobras específicas e técnicas, zelar pelo gerenciamento da ventilação mecânica, tentar reduzir o tempo de internação da pessoa etc.

O que faz um fisioterapeuta do trabalho?

Muitos gestores começaram a se preocupar em promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho, investindo na manutenção e prevenção do bem-estar dos seus colaboradores.

Nesses locais, a presença de um fisioterapeuta do trabalho é fundamental para abordar as questões ergonômicas. Além disso, as atribuições desse profissional incluem a orientação em relação à postura nas tarefas de repetição, no uso dos equipamentos e outras prescrições que previnem doenças ocupacionais.

O que faz um fisioterapeuta dermatofuncional?

Uma das áreas da Fisioterapia em alta é a Dermatofuncional. Aqui, os profissionais focam o tratamento e a prevenção dos aspectos que afetam a saúde da pele.

Assim, se você tem dúvidas sobre o que faz o fisioterapeuta estético (como também é conhecido), saiba que ele aplica massagens e aparelhos de raios ultravioleta, infravermelho e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de cortes cirúrgicos e queimaduras.

O que faz um fisioterapeuta hospitalar?

O fisioterapeuta hospitalar atua diretamente no tratamento de pessoas internadas na unidade de terapia intensiva e na enfermaria, com o objetivo de prevenir complicações motoras, neurológicas e respiratórias.

Tour pela prova do Enem

Nesse caso, é importante realizar uma avaliação detalhada em cada paciente para que o profissional consiga traçar o melhor tratamento de acordo com o caso. Algumas das atribuições do fisioterapeuta hospitalar em seu dia a dia de trabalho incluem:

  • acelerar o processo de alta dos pacientes;
  • controlar a dor;
  • prevenir e tratar complicações respiratórias;
  • tratar deformidades e contraturas;
  • prevenir atrofias musculares.

O que faz um fisioterapeuta esportivo?

O fisioterapeuta esportivo tem um papel muito importante, pois auxilia no desempenho físico de atletas, sejam profissionais, sejam amadores. Portanto, o profissional se dedica às avaliações periódicas e acompanha o praticante de vários esportes em seu dia a dia, em academias e clubes esportivos, por exemplo.

A rotina de um fisioterapeuta nessa área inclui a garantia das melhores performances por meio da reabilitação, do tratamento e da prevenção de traumas ou lesões provocados pela prática de exercícios físicos. Logo, é uma atuação específica, mas de grande importância e responsabilidade no mundo das competições e dos esportes.

O que faz o fisioterapeuta oncológico?

O fisioterapeuta oncológico é responsável por restaurar, desenvolver, manter e preservar a integridade cinético-funcional de sistemas e órgãos de pacientes com câncer. Assim, o profissional precisa ser apto para desenvolver suas funções com crianças, adultos e idosos, em situações que vão desde a cura até aos casos em que o problema é irreversível.

Muitos pacientes com câncer experimentam dificuldades físicas, como problemas com coordenação, flexibilidade, resistência e força. Por essa razão, os fisioterapeutas oncológicos adotam várias técnicas para cada situação, como no pós-operatório, em períodos de internação ou na alta médica.

O que faz um fisioterapeuta osteopata?

A osteopatia é um método de tratamento e diagnóstico que usa recursos manuais para tratar dores corporais. Durante a sessão com massagens, por exemplo, os fisioterapeutas osteopatas podem realizar movimentos nos nervos, nos ligamentos, nos músculos e nas articulações para aliviar dores e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Se você tinha dúvidas sobre onde o fisioterapeuta pode atuar, percebeu como a rotina do profissional é diversa, não é mesmo? Para se dar bem nessa carreira e conquistar as melhores vagas que o mercado de trabalho oferece, o primeiro passo é estudar em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha um ensino de excelência.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você poderá cursar Fisioterapia em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Assim, o aluno tem toda a liberdade para escolher a alternativa que mais se encaixa em seu dia a dia.

Afinal, quantos anos dura o curso de Fisioterapia? A graduação tem duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. Durante esse período, você estudará com uma grade curricular atualizada e com disciplinas que abordam as novidades do setor.

Outro diferencial é em relação ao preço das mensalidades, que são bem acessíveis. O valor da faculdade de Fisioterapia é a partir de R$ 399,00* por mês, mas saiba que é possível ganhar bolsa de estudo e diminuir esse valor.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um fisioterapeuta, deu para perceber se essa é a profissão certa para o seu perfil, certo? Para ser um profissional de sucesso, não se esqueça de estudar em uma boa instituição de ensino e que contribua para o seu desenvolvimento.

Então, inscreva-se para o vestibular online das faculdades parceiras do Vestibulares e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.