O que faz um farmacêutico? Leia e entenda

O que faz um farmacêutico

Quem pensa que o profissional de Farmácia atua apenas com o atendimento ao público está enganado. Embora seja uma alternativa de trabalho para quem se forma nesse curso, o mercado de trabalho é bastante diverso. Logo, muita gente se pergunta o que faz um farmacêutico em seu dia a dia.

Esse ramo abre portas para várias áreas, e a expansão do setor faz com que os profissionais adquiram outras competências e habilidades para, assim, atuar em especialidades promissoras.

Se ficou interessado pelo assunto e quer saber qual a função de um farmacêutico, não perca o nosso post!

Saiba o que faz um farmacêutico em diferentes cargos e setores

A seguir, você vai saber o que faz o profissional que se forma na faculdade de Farmácia. Confira!

Quais as atribuições do farmacêutico?

O profissional que se forma no curso de Farmácia é responsável por atuar na área da saúde, trabalhando em laboratórios e oferecendo assistência médica. Também é possível trabalhar em centros de pesquisa, desenvolvendo remédios, medicamentos, cosméticos, entre outros.

Outras atribuições do farmacêutico incluem a manipulação e a análise de fármacos, além de orientar os consumidores finais dos medicamentos. Diante de tantas possibilidades e especificidades de carreira, para realizar algumas funções, o profissional precisa da graduação e também de uma especialização.

O que faz um farmacêutico hospitalar?

As atribuições do farmacêutico hospitalar incluem a atenção e a gestão de pacientes, seja no ambulatório, seja na internação nos hospitais. É esse profissional que controla o fluxo de medicamentos, além de orientar médicos quanto a prescrição, composição e manuseio de fármacos.

Na graduação em Farmácia, você vai adquirir todos os conhecimentos necessários para realizar essas análises, sendo apto para promover o acesso e o uso racional desses insumos fundamentais na recuperação, no tratamento e na prevenção da saúde.

O que faz um farmacêutico bioquímico?

Afinal, o que faz o profissional que se forma no curso de Farmácia e opta por seguir na área da Bioquímica? Nesse caso, os profissionais realizam análises clínicas e toxicológicas de diversas amostras.

Logo, os farmacêuticos devem observar as alterações do organismo, além de indicar os melhores equipamentos para o processamento de amostras biológicas, avaliando o resultado com base no padrão de referência. Outra função do farmacêutico bioquímico é garantir que os resultados dos exames sejam correspondentes ao paciente certo e que tudo que ocorreu dentro do laboratório possa ser rastreado.

O que faz um farmacêutico industrial?

O farmacêutico industrial pode exercer suas funções em indústrias de diferentes tipos. A alimentícia, farmoquímica e cosmética são algumas das opções que mais oferecem oportunidade para quem se identifica com o cargo.

No entanto, as atribuições do farmacêutico industrial exigem que os profissionais tenham um profundo conhecimento das resoluções e normas da Vigilância Sanitária e dos conselhos de classe. As principais funções exercidas por quem opta por essa área são:

  • desenvolvimento de embalagens;
  • pesquisa de substâncias e idealização de novos compostos;
  • supervisão das cadeias de produção;
  • controle da qualidade microbiológica.

O que faz o farmacêutico clínico?

O farmacêutico clínico é uma figura muito conhecida pelas pessoas. Afinal, ele é o profissional habilitado que nos orienta e nos atende com gentiliza e competência nas farmácias de todo o país. As atribuições do farmacêutico em drogaria incluem o acompanhamento de tratamentos farmacológicos, garantindo que o remédio indicado seja utilizado de maneira correta.

Tour pela prova do Enem

Além disso, outra função do farmacêutico na Farmácia de Manipulação é a realização de pequenas consultas e conferências, atentando para possíveis interações medicamentosas. Nesse caso, é importante ter conhecimentos em patologia e fisiologia.

O que faz o farmacêutico veterinário?

Assim como os seres humanos, vários animais necessitam de fazer o uso de medicamentos para tratar doenças. No entanto, os pets apresentam características diferentes e exclusivas, impedindo a utilização dos mesmos remédios que as pessoas.

O farmacêutico veterinário atua no estudo e na produção de fórmulas e fármacos para uso em cachorros, gatos, coelhos, cavalos ou outros animais. Além disso, o profissional pode trabalhar em hospitais veterinários ou em pet shops, ajudando a orientar os donos sobre a administração e o uso correto dos medicamentos.

Também existe a farmácia de manipulação específica para remédios de uso veterinário. Nesse caso, os farmacêuticos devem ter conhecimento em veterinária.

O que faz um farmacêutico nuclear?

Outro campo de atuação promissor e que existem poucos farmacêuticos capacitados é o da Farmácia Nuclear. Assim, as corporações que têm demanda por essa área pagam muito bem aos colaboradores.

Uma das atribuições do farmacêutico industrial é manusear e coordenar os radiofármacos, materiais comuns de serem encontrados em centros de pesquisa, indústrias e hospitais. A habilidade administrativa também é fundamental para gerenciar a complexidade desses elementos.

O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Se você tinha dúvidas sobre o que faz o formado na faculdade de Farmácia, percebeu como as atribuições do profissional são bem amplas, certo? Assim, para se destacar nesse mercado de trabalho concorrido, é importante estudar em uma faculdade de excelência e que ofereça a melhor formação aos alunos.

Nas instituições parceiras do Vestibulares, você terá acesso a um ótimo ensino, tendo aulas com professores mestres e doutores experientes em suas áreas de formação. Assim, são aptos para explicar tudo sobre a faculdade de Farmácia e de tirar as dúvidas dos alunos.

Outro diferencial é o valor das mensalidades, que são bem acessíveis. O preço da faculdade de Farmácia é a partir de R$ 399,00*, mas você pode concorrer a várias opções de bolsas de estudo e descontos que diminuem esse valor.

Você também pode optar por estudar entre duas modalidades de ensino oferecidas: presencial e semipresencial. Logo, você tem toda a liberdade e a flexibilidade para escolher a alternativa que mais se encaixa em sua rotina — bacana, não é mesmo?

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um farmacêutico, não perca mais tempo e estude em uma ótima instituição. Com isso, você terá acesso a um excelente ensino, além de ter aulas com um corpo docente atualizado!

Gostou de saber o que faz um farmacêutico e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.