A palavra “intifada” é, sem dúvidas, bem diferentona e foge do que estamos habituados a ler em nosso dia a dia. Então, logo de cara, já vamos dizer o seu significado para você: agitação ou revolta. Então, já deu para perceber sobre o que vamos falar aqui, não é?
As intifadas, em atualidades, correspondem às revoltas que partiram dos Palestinos em relação a Israel. Essa é uma questão bem complexa e que costuma causar bastante polêmica nas mais diversas esferas de estudo.
Certo, mas o que aconteceu nessas revoltas? Quais foram as suas motivações? A seguir, você vai descobrir o que é intifada e a resposta para essas perguntas também. Além disso, verá um exemplo de questão sobre o tema, para que você possa treinar. Vamos lá?
O que é intifada?
Como vimos, intifada é o termo utilizado para designar as revoltas que aconteceram entre palestinos e israelenses.
No entanto, o conceito também foi usado para falar sobre ocorrências em outros lugares, como o Iraque, o Marrocos e o Líbano. Por isso, não estranhe caso você veja algo do tipo em suas provas.
Qual foi a primeira intifada?
Esse conflito também é conhecido como Guerra das Pedras, por conta da presença de populares que atiravam pedras e pedaços de madeira contra os militares do exército de Israel.
A motivação para esse conflito envolve a busca da Palestina pela recuperação de territórios tomados por Israel e a própria extinção do Estado Israelense.
A consequência desse conflito foi um grande banho de sangue, especialmente do exército israelense (muito mais equipado e experiente) contra populares e militares palestinos. Essa questão também ricocheteou em outros conflitos, como a Guerra do Golfo.
Por isso, não pare por aqui! Após saber mais sobre a intifada, busque informações sobre outros problemas do Oriente Médio e amplie o seu conhecimento sobre atualidades.
Quando ocorreu a primeira intifada?
A primeira intifada palestina aconteceu em dezembro de 1987. Ela só teve fim em 1993, após a assinatura dos chamados Acordos de Oslo, que teve a participação de:
- Yasser Arafat (governante da Palestina);
- Isaac Rabin (governante de Israel);
- Bill Clinton (presidente dos Estados Unidos), como mediador da conversa entre os citados acima.
A assinatura desse acordo, inclusive, culminou no assassinato de Rabin dois anos depois, por um radical que discordava com a paz entre as nações.
Como a intifada pode ser cobrada nos vestibulares?
Agora, veremos um exemplo de questão relacionada ao tema que já apareceu nos vestibulares. Assim, você poderá ter uma boa noção do que esperar no grande dia!
(PUC-Rio) O Estado de Israel, que completou 60 anos em maio deste ano, teve suas fronteiras definidas a partir de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas abaixo:
I – O plano de Partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina.
II – Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel em 1948: era o começo dos conflitos árabe-israelenses e do dilema dos refugiados palestinos.
III – A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) permitiu a ocupação de quase toda a Palestina, isto é, do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém e o do Iraque.
IV – A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense usando paus, pedras e atentados.
ASSINALE a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III estão corretas;
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas;
c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas;
e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Resposta: letra c.
Além disso, esse tema é uma boa oportunidade para que você possa enriquecer a sua redação do Enem. Que tal mostrar aos corretores que você tem um amplo conhecimento sobre muitos assuntos?
Agora é com você!
Saber o que é intifada é um passo muito importante para que você possa se destacar na hora de fazer as suas provas de vestibular. Agora, continue a sua jornada rumo ao conhecimento e busque informações sobre outros eventos importantes!
Aproveite e confira o nosso e-book gratuito sobre Atualidades no Enem e organize os seus estudos!