O que é um ditongo? Como estudá-lo?

o que é ditongo

Você lembra lá no ensino fundamental quando começou a aprender mais sobre a formação das palavras? A língua portuguesa é bastante aprofundada, e é necessário entendê-la desde a raiz. Por isso, saber o que é ditongo é muito importante, pois é um dos assuntos que são cobrados nos vestibulares e no Enem.

O ditongo faz parte dos chamados “encontros vocálicos”. Nesse caso, o encontro vocálico ocorre quando há uma união de uma vogal com uma semivogal, e vice-versa, na mesma sílaba.

Quer estudar mais sobre ditongo? Então, continue por aqui, pois vamos aprofundar o assunto e mostrar como a matéria pode cair nas provas!

O que é ditongo?

O ditongo é um encontro vocálico que não pode ser separado no momento da divisão silábica.

O ditongo está incluído na gramática, naquela parte que estuda a fonética (letras e fonemas). Existem três classificações de fonemas: as vogais, as semivogais e as consoantes.

Dessa forma, a junção de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba é caracterizada como um encontro vocálico. Ou seja, o ditongo não pode ser dividido em uma separação silábica.

Entender do assunto também ajuda na hora de fazer a acentuação gráfica correta das palavras. Por exemplo, se são oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

Quais os tipos de ditongo?

Estudar sobre ditongo também inclui os diversos tipos que ele pode apresentar. Classificados de acordo com as divisões, você precisará conhecer cada um deles e entender as definições para conseguir encontrá-los na sua prova.

Dito isso, venha conferir quais são os tipos de ditongo para que você domine o assunto!

Ditongo oral e nasal

Antes de tudo, você deve entender a diferença entre ditongos orais e ditongos nasais. O primeiro é caracterizado pelo som que sai apenas da cavidade bucal, sem ter traços nasais, e pode ser aberto ou fechado. Por exemplo: leite, papai. Já o segundo tem um som anasalado: mão, quando.

Ditongo crescente

Para entender esse conceito, lembre-se de que as vogais são mais fortes que as semivogais. Portanto, o ditongo crescente é quando a semivogal vem antes da vogal, provocando um “crescimento” na palavra. São mais frequentes em sílabas átonas, como tranquilo, gênio.

Ditongo decrescente

Diferentemente do ditongo crescente, o decrescente tem primeiro a vogal e depois a semivogal. Assim, o som começa mais potente e depois enfraquece. Exemplos: caixa, vai.

Ditongo aberto e fechado

Por fim, existem os ditongos abertos e os fechados. O aberto é aquele que tem o som mais amplo, como pai, jiboia. Enquanto isso, o fechado tem um som considerado mais “pesado”, como roubar, loira.

Como esse assunto é visto e cobrado no Enem?

Para ajudá-lo de uma maneira mais prática, veja dois exemplos de questões que são parecidas com as que costumam cair na prova de Português do Enem:

Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem ditongo:

a) noite – saúde – soar

banner calculadora bolsa enem

b) sabão – alemães – juízes

c) baixela – país – piada

d) mau – sabiá – iguais

e) saudade – peixe – caixa

Resposta correta: letra c.

Marque a opção em que há um ditongo crescente oral:

a) Pai

b) Rei

c) Quando

d) Boi

e) Constância

Resposta correta: letra e.

Como estudar os ditongos para a prova do Enem?

Os encontros vocálicos são assuntos comumente vistos na prova do Enem. Por isso, entender o que é hiato, ditongo e tritongo é essencial para o sucesso da sua prova. E, não apenas isso, também é importante para tirar uma boa nota na redação.

Então, aprofunde os estudos sobre fonemas e encontros vocálicos, bem como a separação adequada das palavras e a acentuação. Não é necessário estudar apenas entre livros e cadernos. Aproveite e aprenda de forma prática, como durante conversas, assistindo a séries e filmes e em outros momentos do dia a dia.

Continue seus estudos!

Além de entender o que é ditongo, lembre-se de estudar sobre outros assuntos que são cobrados no Enem. A prova é bem extensa e cobra conhecimentos variados. Então, quanto mais você estuda, mais questões poderá acertar. Dessa maneira, a chance de alcançar uma nota mais elevada cresce bastante.

Para se preparar bem para o caderno do Enem, aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: guia completo para arrasar na prova!” e não deixe escapar nenhuma matéria!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.