Curso de Nutrição: veja tudo sobre a graduação

Nutrição

Você é uma pessoa que gosta de se alimentar de maneira saudável, curte cozinhar e quer trabalhar em prol da qualidade de vida da população? Então, saiba que o curso de Nutrição pode ser uma excelente opção de carreira! A atuação profissional vai além dos consultórios, sendo possível trabalhar em clubes, academias, restaurantes e hospitais.

Com a explosão das redes sociais e da preocupação cada vez mais frequente das pessoas em relação à saúde e ao bem-estar, o nutricionista encontra um mercado de trabalho aquecido, além de bons salários.

Neste post, vamos explicar o que é Nutrição e como funciona essa graduação. Confira!

Quais são as principais matérias do curso?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, o curso de Nutrição deve abranger quatro vertentes. Além da Saúde e das Ciências Biológicas, é importante abordar as Ciências Econômicas, Humanas e Sociais, a Nutrição e as Ciências da Alimentação e as Ciências dos Alimentos.

É importante ressaltar que as disciplinas variam de acordo com a faculdade. Mas é bastante comum que os estudantes tenham uma matriz curricular com Histologia, Citologia, Bioquímica e Anatomia, por exemplo. Confira algumas matérias de acordo com o semestre.

1.º semestre

  • Bioquímica;
  • Psicologia Aplicada à Saúde.

2.º semestre

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Saúde Coletiva.

3.º semestre

  • Composição dos Alimentos;
  • Segurança Alimentar e Nutricional.

4.º semestre

  • Avaliação Nutricional;
  • Bromatologia.

5.º semestre

  • Educação Alimentar e Nutricional;
  • Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Pediátrica.

6.º semestre

  • Assistência Nutricional na Obesidade, Doenças Cardiovasculares e Endócrinas;
  • Assistência Nutricional para Gravemente Enfermos.

7.º semestre

  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.

8.º semestre

  • Epidemiologia Nutricional;
  • Gastronomia Aplicada à Nutrição.

Qual é a duração do curso?

Para cumprir a carga horária de 2.340 horas-aula, mais o trabalho de conclusão de curso, estágios obrigatórios e outras atividades, a faculdade de Nutrição tem duração de 4 anos (8 semestres). Esse período garante aos estudantes todo o conhecimento necessário para atuar como nutricionista no mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso?

Para consultar o valor do curso de Nutrição, basta entrar no site Vestibulares, verificar em quais modalidades de ensino essa graduação está disponível e conferir o preço das mensalidades.

Veja, a seguir, um passo a passo de como fazer essa pesquisa:

  • acesse o site Vestibulares;
  • no primeiro campo de busca, digite a sua localidade;
  • depois, selecione o curso de Nutrição;
  • clique em “buscar opções de cursos”;
  • em “como estudar”, é possível visualizar as opções, basta aplicar o filtro;
  • confira o preço da mensalidade e a localização disponíveis.

Como se matricular no curso?

Para se matricular na faculdade de Nutrição, o primeiro passo é optar por uma das instituições de ensino parceiras do Vestibulares e fazer o vestibular da faculdade escolhida. Assim que for aceito, você receberá um e-mail de boas-vindas com acesso ao Portal Digital do Aluno.

Após isso, faça a matrícula em uma das unidades de ensino. Esse processo pode ser iniciado digitalmente, por meio de um celular ou computador. Lembre-se de que também é essencial apresentar documentos obrigatórios, como RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar e certidão de nascimento.

Em quais modalidades o curso está disponível?

Agora que já conhece um pouco mais sobre a graduação de Nutrição, está curioso se as aulas podem se encaixar na sua rotina? Então, temos uma ótima notícia! É possível escolher fazer esse curso nas modalidades de ensino presencial e semipresencial.

Funciona da seguinte maneira: no presencial, você realiza todas as atividades práticas e aulas na instituição de ensino, tendo um contato mais próximo com professores e colegas de turma.

Tour pela prova do Enem

Já na faculdade semipresencial, os alunos assistem a uma parte das disciplinas no formato digital, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e a outra no polo de ensino. O encontro presencial acontece de uma a três vezes na semana e é destinado às atividades práticas, como as clínicas-escola e laboratórios, e para aulas ao vivo com os professores por videoconferência. É uma facilidade e tanto para estudar, concorda?

Como é o processo de formação em Nutrição?

O curso de Nutrição é do tipo Bacharelado, com foco acadêmico e teórico, mas, ao mesmo tempo, profissionalizante e prático. A graduação mescla matérias das Ciências Biológicas e da Saúde, o que faz com que os alunos tenham um embasamento completo para trabalhar com os pacientes.

Essa faculdade vai além dos alimentos em si, já que leva em conta a saúde humana como um todo, da terapia nutricional ao domínio dietético. Para conquistar o diploma, lembre-se de que é importante fazer estágios obrigatórios e, ao final, elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), beleza?

Em algumas das faculdades parceiras do Vestibulares, é possível estudar Nutrição pagando a partir de R$ 399,00* — muito bom, concorda? Apesar do bom custo-benefício, nem todo mundo consegue arcar com os custos do ensino superior.

Assim, é possível optar por uma bolsa para Nutrição e ter desconto na faculdade, como:

  • Bolsa Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Primeiro Semestre.

Por que investir em uma faculdade de Nutrição?

Já deu para conhecer os benefícios da faculdade de Nutrição na parte dos estudos. Mas e após a formação? Um dos pontos que podem ser levados em conta de como escolher uma profissão é analisar o mercado de trabalho da carreira.

Em relação à Nutrição, os profissionais da área podem atuar em ambientes hospitalares, empresas privadas, instituições públicas ou abrir a própria clínica. Em relação aos salários, também são atrativos: a média é de R$ 2.966,65* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Além disso, ao optar pela graduação de Nutrição, você terá aulas com professores capacitados e experientes, sendo aptos a ensinar tudo sobre o curso. As instituições parceiras do Vestibulares ainda oferecem diferenciais exclusivos aos estudantes, como:

  • Canal Conecta, portal gratuito de empregabilidade, com vagas de emprego e estágio em várias empresas conceituadas;
  • diversas formas de ingresso, como transferência externa, vestibular tradicional, online, segunda graduação e uso da nota do Enem;
  • infraestrutura de ponta, com salas de aula multimídia, laboratórios bem-equipados e laboratórios presenciais.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é a faculdade de Nutrição, lembre-se de que uma formação de qualidade faz toda a diferença para o currículo. Por isso, estude em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e com um corpo docente de qualidade!

Gostou de conhecer sobre o curso de Nutrição e quer se dar bem nessa área? Então, inscreva-se em nosso vestibular e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.