Movimento retrógrado é um conceito antigo que está presente desde o início da história da humanidade. Foi observado que, no céu, havia corpos celestes com movimentos peculiares, denominado de planetas errantes, com um deslocamento junto à sua estrela.
Embora tenha sido fundamental para a compreensão do homem sobre os astros, vem aquela dúvida: o que aborda esse tema e como ele cai nos vestibulares.
É o que você vai descobrir com este resumo prático. Falaremos sobre a definição e como estudá-lo, além de mostrar a aplicação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Preparado para a viagem celeste rumo ao sucesso no Exame? Então, vamos lá!
O que é movimento retrógrado?
Movimento retrógrado é o deslocamento de um planeta com direção oposta do sentido habitual no sistema solar, conforme observado daqui da Terra. Os corpos celestes orbitariam de forma assíncrona, contudo, apenas aparentemente.
Isso porque os planetas sempre realizam uma órbita elíptica, ou seja, em um mesmo sentido. E, no movimento, a sensação é de que o astro está no sentido oposto. Contudo, de que forma os cientistas explicam e comprovam esse fenômeno?
A resposta é simples: geralmente, o deslocamento dos planetas está no sentido leste para oeste, enquanto estão na sua órbita mais distante ao redor do sol comparado com o planeta Terra.
No movimento retrógrado, o deslocamento visto é no sentido oeste para leste e é quando ele está se aproximando do nosso planeta — quando está entre o Sol e a Terra.
Como estudar sobre movimento retrógrado no Enem?
Para estudar o movimento retrógrado no seu preparatório do Enem para a área de geografia, é preciso entender como se dá o deslocamento dos planetas e sua interpretação.
Além disso, o tema vem geralmente aplicado conforme as Leis de Kepler, que abordam a trajetória elíptica ao redor do sol. Entenda as três principais:
- lei das órbitas: de acordo com essa lei, a órbita que os planetas circundam ao redor do sol não é circular em forma elíptica;
- lei das áreas: a linha imaginária que liga os planetas ao Sol apresenta intervalos de tempos iguais e varre áreas iguais;
- lei dos períodos ou lei da harmonia: a razão do quadrado do período e o cubo do raio médio de um corpo celeste é constante.
Exemplo prático sobre o movimento retrógrado no Enem
Enem 2012 – Questão 74
A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
a) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
b) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
c) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
d) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
e) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.
Resposta correta: alternativa a. Nessa questão, é preciso entender o conceito de movimento retrógrado e uma das leis de Kepler, a qual descreve o movimento de forma elíptica ao redor do sol. Assim, quanto mais distante do sol, menor é a velocidade orbital de um planeta.
Inclusive, na figura, Marte apresenta maior velocidade orbital da Terra e menor distância do Sol. Por isso, ele o ultrapassa em determinadas épocas do ano, formando o laço mostrado na imagem.
E aí? Preparado para arrasar no Enem?
Tudo certo com o tópico movimento retrógrado e como seu significado costuma cair em geografia no Enem e vestibulares?
Inclusive, já ouviu falar que o Enem também é uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Estamos com inscrições abertas: confira mais informações!