Saiba como encontrar as melhores faculdades de Enfermagem

melhores faculdades de enfermagem

Uma grande vantagem das carreiras na área da saúde é a alta demanda por profissionais, o que vai além da realidade de hospitais e clínicas. Especialmente com a Medicina Preventiva e a humanização dos tratamentos, um campo de trabalho muito maior se abre a cada dia.

Por esse motivo, se você quer ter sucesso profissional na área de Enfermagem, não pode investir apenas nos cursos técnicos. Embora importantes, eles limitam a atuação, já que oferecem uma certificação profissionalizante em nível médio. Então, chegou a hora de você cursar uma graduação em Enfermagem, a fim de trilhar o caminho do seu crescimento na carreira.

Só que decidir onde estudar não é uma tarefa fácil. Para ajudar você nessa pesquisa, criamos este post no qual elencamos como encontrar as melhores faculdades de Enfermagem do país. Vamos lá?

Conheça infraestrutura da faculdade

O primeiro ponto a ser considerado na sua decisão sobre onde estudar Enfermagem é comum a todos os cursos na área da saúde: estamos falando da infraestrutura, que compreende tanto as instalações físicas quanto tecnológicas, e espaços agregados por meio de parcerias com outras empresas e instituições.

Como as matérias de Enfermagem reúnem disciplinas teóricas e práticas, as quais muitas vezes são intercaladas, é importante que a faculdade conte com moderna estrutura de salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, salas de simulação de procedimentos, entre outros.

Além disso, esses ambientes precisam ser equipados com tecnologia para aproximar os alunos ao máximo da realidade que enfrentarão no mercado de trabalho.

Caso a faculdade não tenha ambulatório experimental de atendimento à comunidade, verifique se existem parcerias com instituições, onde os alunos podem realizar o estágio obrigatório e outras vivências.

Pesquise o corpo docente do curso

Não há infraestrutura que se sustente sem um corpo docente de alto nível, não é mesmo? Então, pesquise como é a formação dos professores das faculdades de Enfermagem do seu interesse. Veja alguns pontos relevantes para considerar.

Avaliação de títulos

Os títulos dos professores universitários demonstram quanto os professores têm conhecimentos aprofundados na área de Enfermagem. São conseguidos por meio de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado).

Produção científica

Professores com vários títulos e uma extensa vida acadêmica, normalmente têm artigos produzidos, alguns lançaram livros e, com certa frequência, participam de eventos nacionais e internacionais. Além disso, podem estar engajados em projetos de pesquisa científica, dentro ou fora da faculdade.

Experiência de mercado

Confira, também, quanto tempo os professores têm de atuação, onde trabalharam (ou trabalham), e se participam de entidades da área ― por exemplo, sindicatos e conselhos regionais de Enfermagem. Tudo isso ajuda a entender melhor a rotina de trabalho e a formação dos docentes.

Onde pesquisar essas informações?

Caso a faculdade não disponibilize em seu site, você pode visitar a Plataforma Lattes, que é um banco de currículos vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Lá, você encontra os currículos dos principais acadêmicos do país.

👉 Já que estamos falando sobre a área de Enfermagem, confira aqui quais são profissões em alta devido ao coronavírus!

Conheça a avaliação do MEC

Toda faculdade e seus cursos são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) de tempos em tempos. A partir de vários instrumentos de avaliação, cujo principal é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o MEC chega aos conceitos que determinam o desempenho institucional. São eles:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
  • Conceito de Curso (CC);
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC);
  • Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC);
  • Conceito Institucional (CI).

As notas são dadas de 1 a 5, sendo que:

  • 1 e 2 = insuficientes;
  • 3 = satisfatório;
  • 4 e 5 = muito bom a excelente.

Você pode pesquisar as notas dos cursos e faculdades, no site do Emec, na aba “Consulta Avançada”.

Confira a metodologia utilizada

As melhores faculdades de Enfermagem do Brasil pensam a realização de seu projeto pedagógico com foco no protagonismo do aluno. Em outras palavras, verifique como a faculdade divide a grade curricular, a fim de valorizar as atividades práticas e quais são os recursos que a instituição costuma utilizar para isso.

Nesse caso, estamos falando não apenas de recursos tecnológicos, mas, sobretudo, da maneira como os professores dão aula. Para a área da saúde, é muito importante que a faculdade invista nas chamadas “metodologias ativas de aprendizagem”, nas quais os alunos são incentivados a construírem o próprio conhecimento.

Na prática, a ideia é que você aprenda conduzindo experiências, correndo atrás de informações, discutindo, trocando dados, resolvendo problemas etc. Dessa maneira, fica muito mais fácil de aprender.

Ainda, na fase de estágios, é importante que a faculdade incentive seu ingresso no mercado de trabalho, por meio de orientações de carreira, aulas com profissionais do mercado etc. Tudo isso faz parte da sua formação integral.

Considere o custo-benefício

Agora é hora de começar a fazer as contas. Para saber se a faculdade tem o custo-benefício ideal, é preciso observar quais serão as despesas totais da graduação.

Lembre-se, também, de que é importante considerar a reputação institucional para saber que, mesmo pagando um pouco mais, a faculdade de Enfermagem escolhida dará peso ao seu currículo. Então, considere os seguintes pontos:

  • valor da mensalidade x tradição da faculdade (muito respeitada, pouco respeitada ou na média);
  • valor da mensalidade integral ou com descontos;
  • distância de sua casa (você irá de carro, a pé ou usando transporte público/fretado etc.);
  • despesas com moradia, se houver mudança (alimentação, contas domésticas, internet etc.);
  • gastos com livros, equipamentos e materiais didáticos;
  • outros itens que julgar importantes.

Conheça as possibilidades de bolsa de estudo

Complementando o item acima, é importante que você conheça as possibilidades de bolsas de estudo de Enfermagem, pois elas farão total diferença em seu cálculo do custo-benefício. As possibilidades mais comuns são as seguintes:

  • programa de bolsas de estudo do Governo Federal;
  • bolsas institucionais (políticas de cada faculdade para descontos, como pontualidade, parcerias com empresas, bolsa incentivo etc.)
  • desconto com a nota do Enem;
  • programas de financiamento estudantil do Governo Federal;
  • programas de financiamento estudantil externo (bancos e financeiras);
  • programas de financiamento estudantil com a própria faculdade.

Chegou a sua hora!

Agora, temos uma sugestão muito boa para você começar a pesquisar os melhores cursos da área. Todas as instituições participantes do Vestibulares cumprem os requisitos acima e estão posicionadas entre as melhores faculdades de Enfermagem do Brasil. Então, você pode começar sua busca conhecendo um pouco mais cada uma dessas instituições e escolher aquelas mais perto de você!

Porém, se acredita que as faculdades parceiras do Vestibulares são ideais à sua formação, não demore mais um minuto. Escolha seu curso e a instituição e, em seguida, inscreva-se no vestibular online. É rápido e simples, e você mudará sua vida profissional em poucos cliques!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.