Saiba como encontrar as melhores faculdades de Enfermagem

melhores faculdades de enfermagem

A graduação em Enfermagem abre portas para uma das carreiras mais concorridas do campo da saúde. O enfermeiro é quem promove a saúde das pessoas, por meio dos cuidados relativos à higiene, alimentação, realização de curativos e administração de medicamentos. Se essa é a profissão certa para o seu futuro, chegou a hora de conhecer as melhores faculdades de Enfermagem.

A escolha de uma boa instituição é o primeiro passo para quem decide fazer um curso superior. No caso da Enfermagem, essa decisão é fundamental, pois a formação depende de uma grade curricular que abrange atividades práticas e estágios.

Se você quer conhecer os melhores cursos de Enfermagem, não perca o post. Boa leitura!

Ranking das melhores faculdades de Enfermagem

Para se tornar um aluno de um dos melhores cursos de Enfermagem, a primeira etapa é saber quais são eles. Quando descobre onde estão localizadas as faculdades, você potencializa as chances de construir uma carreira de sucesso.

Confira, abaixo, o ranking com as melhores faculdades de Enfermagem da atualidade:

  • USP;
  • UFMG;
  • Unicamp;
  • UFRJ;
  • UFRGS;
  • Anhanguera.

Conheça os melhores cursos de Enfermagem

Agora, você vai ficar por dentro dos detalhes e das características de cada uma das faculdades listadas acima. Veja!

Universidade de São Paulo (USP)

Inaugurada em 1934, a USP é uma das universidades públicas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Existem mais de 180 graduações, divididas em 8 unidades espalhadas pelo estado.

A faculdade de Enfermagem proporciona vários serviços em saúde para as pessoas, em quatro hospitais, e também oferece um programa de residência em Enfermagem.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG oferece a graduação em Enfermagem no modo diurno, ou seja, com aulas no período da tarde e da manhã. Para conquistar a tão sonhada vaga, o candidato precisa se inscrever no Sisu, que usa a nota do Enem para classificar o estudante.

Foi fundada em 1933, e as aulas ocorrem em Belo Horizonte, na Escola de Enfermagem. O curso tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A faculdade de Enfermagem da Unicamp aparece no terceiro lugar do ranking dos melhores cursos. O curso teve início em 1978, ainda vinculado à escola de Ciências Médicas.

Em 1981, foi inaugurado o departamento de Enfermagem, e a criação da faculdade como unidade acadêmica se deu em 2012. Ao todo, 42 vagas são oferecidas por ano para formar futuros enfermeiros.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A inauguração da UFRJ ocorreu em 1920, mas só alcançou o formato de hoje na década de 1960, com a criação de institutos como Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Centro de Ciências da Matemática e da Natureza, Centro de Letras e Artes e Centro de Ciências da Saúde, em que ocorrem as aulas de Enfermagem.

A graduação se dá no campus Cidade Universitária, em período integral durante 10 semestres.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS está localizada em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, local que se encontra a Escola de Enfermagem. Formando enfermeiras e enfermeiros nas terras gaúchas há mais de 70 anos, a faculdade oferece o Bacharelado em Saúde Coletiva e o Bacharelado em Enfermagem.

Tour pela prova do Enem

Anhanguera

Essa é uma instituição privada que está no mercado há mais de 25 anos. A faculdade de Enfermagem da Anhanguera é uma das melhores opções para quem quer atuar nos cuidados com a saúde de pacientes.

A instituição conta com mais de 15 mil professores e profissionais, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, de extensão e técnicos em várias áreas do conhecimento.

Um dos diferenciais são as diversas aulas práticas que os alunos entram em contato durante os 5 anos de curso de Enfermagem, que ocorrem em laboratórios de ponta e com modelos que simulam o corpo humano.

Portal Vestibulares: as melhores faculdades particulares de Enfermagem

As 5 primeiras melhores faculdades de Enfermagem listadas acima são públicas e, portanto, proporcionam excelentes benefícios aos alunos, como experiência no mercado, reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e gratuidade.

Contudo, também existem desvantagens. Do mesmo modo que os benefícios são atrativos para você, também são para outras pessoas. Com isso, a concorrência de vagas é muito grande.

A quantidade de candidatos disputando uma mesma vaga pode aumentar as chances de você ter que fazer mais de um processo seletivo, algo que consome dinheiro e tempo. Nesse caso, optar por uma faculdade particular é a melhor opção para conquistar o diploma.

As instituições parceiras do Vestibulares, por exemplo, são consideradas uma das melhores do Brasil. Com vários polos espalhados em diferentes regiões, a prioridade é oferecer uma infraestrutura de ponta aos alunos, além de um corpo docente formado por professores experientes.

Nelas, é possível cursar Enfermagem EAD, na modalidade de ensino semipresencial. Assim, você tem toda a liberdade para escolher o melhor momento para estudar, podendo conciliar os estudos com o trabalho, por exemplo.

Essa é uma das grandes vantagens dessas faculdades, pois, em universidades públicas, o curso de Enfermagem só é oferecido no formato presencial. Além disso, existem outros diferenciais exclusivos. Confira!

Bolsas de estudo

Muita gente desiste de ingressar em um curso superior por conta das dificuldades financeiras. Se esse é o seu caso, fique calmo: nas instituições parceiras do Vestibulares você consegue concorrer a uma bolsa de Enfermagem que diminui o preço das mensalidades. Algumas opções são:

  • Bolsa Transferência;
  • Desconto Pontualidade;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre.

Formas de ingresso facilitadas

Outro benefício inclui as diversas formas de ingresso que facilitam a sua entrada na graduação em Enfermagem, como:

Com essa formação de excelência, você sairá preparado para atuar no mercado de trabalho e receber ótimas remunerações. O salário do profissional de Enfermagem é, em média, de R$ 3.458,23*.

Agora é com você!

Agora que já conhece as melhores faculdades de Enfermagem, opte por aquela que tenha tradição no mercado, mensalidades acessíveis e infraestrutura completa. Com isso, você receberá a formação necessária para ser um enfermeiro de excelência!

Gostou de conhecer o ranking das faculdades de Enfermagem e quer estudar em uma excelente instituição? Então, inscreva-se para o vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados