Melhores faculdades de Arquitetura: quais são elas?

Melhores faculdades de Arquitetura

Se você sonha em se tornar um arquiteto de sucesso, já deve ter se perguntado: quais são as melhores faculdades de Arquitetura disponíveis no país? Essa é uma dúvida bastante comum, pois um profissional renomado começa na escolha de uma boa instituição de ensino.

No caso da Arquitetura, essa decisão é ainda mais importante, pois a formação do arquiteto depende de uma grade curricular que privilegia aulas práticas, estágios e conhecimentos da realidade da profissão.

Quer conhecer as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo? Então, continue a leitura!

Ranking das melhores faculdades de Arquitetura

As melhores instituições de ensino de Arquitetura oferecem diversas vantagens aos seus alunos. Elas têm uma grade curricular voltada para o mercado de trabalho, infraestrutura de ponta, corpo docente experiente, entre outros.

Logo, se a sua preocupação é estudar em uma ótima faculdade, está no caminho certo. Ir em busca daquelas que têm um diferencial no ensino vai proporcionar o melhor preparo. Confira, a seguir, o ranking das melhores faculdades de Arquitetura atualmente:

  • USP;
  • UFMG;
  • UFRJ;
  • Unicamp;
  • UFRGS;
  • Anhanguera.

Conheça as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo

Agora, você vai conferir um breve resumo de cada uma das faculdades citadas acima. Veja!

Universidade de São Paulo (USP)

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP é considerada a melhor instituição de Arquitetura do Brasil. A graduação de lá foi criada em 1948 e passou por várias reformas educacionais na década de 1960 para ganhar os moldes que têm hoje.

Essa faculdade conta com dois prédios, atelier e canteiro voltados à graduação e à pós-graduação em Arquitetura.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Na segunda posição do ranking, está a Escola de Arquitetura da UFMG. Localizada no centro de Belo Horizonte, foi criada por vários arquitetos em 1930, como uma graduação isolada das faculdades de Engenharia ou de Belas Artes.

É considerada muito tradicional e apresenta um vestibular concorrido, com cerca de 34,8 candidatos por vaga.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Uma das instituições públicas de ensino que aparece no ranking das melhores faculdades de Arquitetura é a UFRJ. A faculdade, por si só, já conta com muita tradição, pois foi fundada há mais de 200 anos e alguns profissionais como Oscar Niemeyer estudaram lá. Esse é considerado o mais antigo curso de Arquitetura do país, criado em 1945.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Na Unicamp, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo está presente no mesmo prédio do curso de Engenharia Civil. Foi criado em 1969, sendo considerado uma das graduações mais longas, com uma duração total de 6 anos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Outra faculdade muito tradicional da lista é o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Ela foi criada em 1952, após as graduações existentes na Escola de Engenharia e no Instituto de Belas Artes se fundirem. Logo, é considerada uma das mais antigas do Brasil.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Outra faculdade de Arquitetura e Urbanismo considerada de excelência fica localizada em Curitiba. Foi fundada em 1962 com o objetivo de ter profissionais que auxiliavam no desenvolvimento econômico paranaense.

Anhanguera

A Anhanguera é considerada uma das melhores faculdades de Arquitetura do Brasil e não é para menos. Com diversos polos espalhados por várias cidades, o seu objetivo é oferecer uma infraestrutura completa e inovadora aos seus alunos, além de professores capacitados.

Tour pela prova do Enem

A faculdade de Arquitetura pode ser encontrada em diferentes regiões do país, e você poderá usufruir de recursos como ateliê de projetos e materiais de construção, biblioteca completa, sala de desenho e laboratórios equipados com tecnologia de ponta.

Portal Vestibulares: o caminho para a melhor faculdade particular de Arquitetura

As instituições de ensino listadas acima são públicas e, como tais, garantem vários benefícios, como experiência, notas elevadas no Ministério da Educação (MEC), gratuidade, etc. Contudo, também existem desvantagens.

Do mesmo modo que as vantagens são atrativas para os estudantes, elas também chamam a atenção de outros candidatos. Com isso, a concorrência é grande. A quantidade de pessoas que disputam a mesma vaga aumenta a chance de precisar fazer mais de um processo seletivo para conquistar uma vaga, o que consome dinheiro e tempo.

Assim, uma instituição de ensino particular pode ser um caminho rápido e viável para conquistar o diploma em Arquitetura. Afinal, levando em conta que cada faculdade oferece dois vestibulares por ano, quando a aprovação não vem, você praticamente tem um ano de estudos perdidos.

E esse tempo pode ser ganho na rede privada! Quer saber como? Estudando Arquitetura e Urbanismo em uma das faculdades parceiras do Vestibulares, instituições reconhecidas pelo MEC e que apresentam tradição no mercado de trabalho.

O valor das mensalidades são justos e cabem no seu bolso. O preço da faculdade de Arquitetura apresenta condições imperdíveis que você pode conferir com maior precisão na inscrição.

Além disso, os professores são mestres e doutores experientes, aptos para explicar o que faz o profissional de Arquitetura em seu dia a dia de trabalho. Pensa que acabou por aí? Ainda existem outros diferenciais exclusivos. Confira!

Várias modalidades de ensino

A faculdade de Arquitetura pode ser cursada em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. Então, lembre-se de verificar qual delas tem mais a ver com o seu perfil e faça a sua escolha.

Diversas formas de ingresso

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você pode escolher a forma de ingresso para estudar o curso de Arquitetura. As principais opções são:

  • vestibular online;
  • vestibular tradicional;
  • uso da nota do Enem;
  • transferência externa;
  • segunda graduação.

Assim, veja qual forma de ingresso se encaixa melhor na sua realidade e opte pela alternativa que favorece a sua entrada no ensino superior.

Bolsas de estudo

Além de contar com mensalidades mais acessíveis, o aluno também pode concorrer a uma bolsa de estudo que diminui ou abate o preço. Elas são:

  • Bolsa Incentivo — opção para quem está passando por alguma dificuldade financeira e não consegue ingressar na faculdade;
  • Bolsa Transferência — alternativa destinada aos alunos que desejam fazer parte de uma das faculdades parceiras do Vestibulares;
  • Bolsa Primeiro Semestre — nesse caso, é possível obter um desconto de até 20% no primeiro semestre do curso;
  • Bolsa Enem — oferece um desconto de até 100% das mensalidades, sendo válida durante toda a graduação. O percentual de desconto é proporcional a nota.

Após essa formação completa, você estará apto para atuar no mercado de trabalho e escolher uma das áreas em alta na Arquitetura para exercer a profissão!

Agora é com você!

Agora que já conhece as melhores faculdades de Arquitetura, faça a escolha certa. Estude naquela que tenha mensalidades acessíveis, formas de ingresso facilitadas e corpo docente preparado!

Para garantir a sua vaga, aproveite que está aqui e faça a sua inscrição para o vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados