O estudo da Física envolve muitos conceitos. Há, por exemplo, o estudo dos movimentos, das forças e, claro, dos campos. Entre estes, podemos citar o campo elétrico e o campo magnético, ambos temas do nosso bate-papo de hoje, que fala sobre a Lei de Ampère.
Essa lei une os dois conceitos e faz com que eles sejam melhor compreendidos não só pelos estudantes, mas por todos os cientistas e estudiosos do ramo. Apesar disso, é claro que precisamos entendê-la para os vestibulares, não é?
Então, continue a leitura e saiba mais sobre a Lei de Ampère, suas aplicações e confira também um exercício imperdível sobre o tema!
O que é a Lei de Ampère?
A Lei de Ampère consiste na dedução matemática do campo magnético emitido por um fio eletricamente carregado.
André-Marie Ampère, físico francês, deu continuidade aos estudos de Oersted (que descobriu a existência do campo) e o colocou em termos aplicáveis, desenvolvendo melhor o conceito.
É importante ficar ligado, porque a Lei de Ampère é um dos conceitos comumente cobrados na prova de Física no Enem e em outros vestibulares.
O que a Lei de Ampère controla?
Em outras palavras, a Lei de Ampère é responsável por nos explicar como acontece o campo magnético gerado em um fio retilíneo que está sendo, simultaneamente, percorrido por uma corrente elétrica.
A sua fórmula é dada por:
No entanto, não se preocupe. Essa fórmula não será cobrada diretamente nos vestibulares. O que pode acontecer é o conceito ser cobrado, tanto em perguntas teóricas quanto na realização de cálculos mais indiretos.
Como a Lei de Ampère funciona?
Para irmos bem em nossos estudos de Física para o vestibular, é fundamental também que saibamos em quais situações os conceitos podem ser cobrados.
No caso da Lei de Ampère, ela é útil para nos ajudar a entender os campos em:
- linhas retas;
- planos infinitos;
- solenoides;
- campos gerados por cilindros;
- toroides;
- determinação de sentido e módulo de uma corrente em um fio;
- distribuição de correntes em simetria.
E muito mais!
Quais são as matérias relacionadas à Lei de Ampère?
Na Física do vestibular, a Lei de Ampère pode ser relacionada com conceitos de Elétrica, Magnetismo, Condução e outros. No entanto, ela é muito mais aplicada no ensino superior, como na faculdade de Engenharia Elétrica. Nesses cursos, o uso dessa lei e de outros conceitos físicos é frequente e muito mais aprofundado.
Como a Lei de Ampère é cobrada no vestibular?
Veja, agora, um exemplo de questão com conceitos da Lei de Ampère que já caiu no vestibular!
(Unifesp) A foto mostra uma lanterna sem pilhas, recentemente lançada no mercado. Ela funciona transformando em energia elétrica a energia cinética que lhe é fornecida pelo usuário – para isso ele deve agitá-la fortemente na direção do seu comprimento. Como o interior dessa lanterna é visível, pode-se ver como funciona: ao agitá-la, o usuário faz um ímã cilíndrico atravessar uma bobina para frente e para trás. O movimento do ímã através da bobina faz aparecer nela uma corrente induzida que percorre e acende a lâmpada.
O princípio físico em que se baseia essa lanterna e a corrente induzida na bobina são, respectivamente:
a) indução eletromagnética; corrente alternada;
b) indução eletromagnética; corrente contínua;
c) lei de Coulomb; corrente contínua;
d) lei de Coulomb; corrente alternada;
e) lei de Ampère; corrente alternada ou contínua podem ser induzidas.
Resposta: letra a.
Além disso, é possível que o conceito seja cobrado também na resolução de cálculos. Por isso, treine bastante com outras questões!
Agora é com você!
Conhecer a Lei de Ampère é um grande passo rumo à compreensão dos conceitos de eletromagnetismo, mas você ainda tem um longo caminho a percorrer. Por isso, continue estudando o assunto e não deixe de resolver muitos exercícios sobre o tema.
Para ajudá-lo ainda mais, separamos um material imperdível para você! Baixe o e-book “Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota” e confira um montão de dicas para organizar melhor os seus estudos!