Provavelmente, você já ouviu falar sobre fóssil, certo? O que vem à sua cabeça quando falamos essa palavra? É bem provável que a resposta envolva aqueles ossos de dinossauros que, de vez em quando, são encontrados por aí. Mas será que é só isso?
A resposta é: não! Os fósseis podem ter várias outras formas e não são, nem de longe, apenas ossos. E saber a sua definição — além de outras informações sobre o tema — é algo importantíssimo para os vestibulares.
E então, que tal descobrir mais sobre os fósseis e arrasar em suas provas caso alguma pergunta sobre o assunto seja cobrada? Continue a leitura e tire as suas dúvidas com este resumo!
O que são fósseis?
Fóssil é o nome dado a qualquer vestígio animal ou vegetal que esteja preservado em rochas ou no solo.
Mas você está lembrado que dissemos que os fósseis não são apenas ossos, certo? Eles também podem ser:
- dentes;
- pelos;
- conchas;
- troncos;
- folhas;
- pegadas etc.
Para uma evidência ser considerada como um fóssil é preciso que ela tenha mais do que 11 mil anos. Vestígios mais recentes são chamados de subfósseis e também são muito importantes para a ciência.
Como se formam?
Os fósseis se formam a partir da combinação de vários agentes, como o clima, a temperatura, a composição química do solo, a velocidade do soterramento, a presença ou não de bactérias decompositoras no local, entre outros pontos.
Há vários tipos de fossilização, classificados de acordo com os agentes envolvidos no processo. Alguns deles são a mineralização e a mumificação, mas não se preocupe: esse tipo de termo será contextualizado no vestibular caso sejam cobrados por lá.
Qual a importância dos fósseis?
Os fósseis são essenciais para conhecer mais sobre o passado dos seres vivos na Terra. Eles nos ajudam a compreender melhor quais foram os aspectos da evolução desses animais e plantas e muito mais.
Em que matéria os fósseis estão inseridos?
O tema dos fósseis é cobrado nas provas de Geografia e Biologia do Enem e em outras provas.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
As palavras-chave são: teoria e resolução de exercícios. Com esse combo, você garante o sucesso total nas questões sobre fósseis no Enem 2022 ou em qualquer outra prova que for prestar!
Qual o exemplo de exercício sobre fósseis que cai na prova do Enem ou vestibular?
Conheça um exemplo de questão sobre fósseis que já foi cobrada no vestibular para ver a aplicação de seu significado!
(UDESC 2018/2)
“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823- 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais deve-se, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”
“Texto adaptado de História da Ciência e Ensino — Construindo Interfaces; Valdir Lamim-Guedes; Volume 10, 2014 — pp. 60-69; ISSN: 2178-2911
A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada pela ampliação do conhecimento sobre os registros fósseis.
Com relação aos registros fósseis, analise as proposições.
I. Registros fósseis são restos de seres vivos como marcas, pegadas ou qualquer evidência de atividade biológica, que foram preservadas, em diferentes materiais.
II. Os registros fósseis de até 10.000.000 milhões de anos podem ser datados com a utilização do método do radiocarbono (carbono 14).
III. A formação de registros fósseis é um fenômeno raro, pois a decomposição e o intemperismo agem de forma contrária à formação destes registros.
IV. Os registros fósseis mais comuns são aqueles originados de partes duras como ossos, dentes, carapaças ou conchas.
V. Para que ocorra a fossilização é necessário que os restos animais ou vegetais sejam rapidamente cobertos por um material, por exemplo, sedimentos, que a preserve.
Assinale a alternativa correta.
a) somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras;
b) somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras;
c) somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras;
d) somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras;
e) todas as afirmativas são verdadeiras.
Resposta: alternativa d.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o fóssil? Agora, se uma questão sobre isso cair em suas provas, você tem muito mais chances de acertar! No entanto, não deixe de revisar esses conceitos ocasionalmente para que eles fiquem fresquinhos em sua mente, ok?
E aproveite para fazer a sua inscrição para o vestibular! Com isso, você amplia também as suas chances de se dar bem nas provas e conquistar a sua tão sonhada vaga. Não perca essa oportunidade!