Curso de Engenharia Civil: veja tudo sobre a graduação

Engenharia Civil

Sabia que o curso de Engenharia Civil é uma das carreiras mais promissoras, bem-pagas e com boas perspectivas de crescimento? Portanto, se você se interessa por essa graduação, certamente vai encontrar uma ótima direção para construir um caminho de sucesso.

Uma característica essencial do estudante que ingressa nessa faculdade é a facilidade com números e o gosto pelas Ciências Exatas, mas é importante ressaltar que esse campo exige outras habilidades, como organização e trabalho em equipe.

Neste post, mostraremos o que é Engenharia Civil e como funciona essa graduação. Confira!

Quais são as principais matérias do curso?

A graduação de Engenharia Civil é do tipo Bacharelado, ou seja, os profissionais se tornam um bacharel nesse campo, possibilitando que eles tenham conhecimentos de mercado e possam se estabelecer em vários tipos de empresas.

As melhores instituições de ensino do país contemplam matérias relacionadas à área de Exatas, desde as básicas como Matemática, Física e Química, até as mais complexas, como Cálculo, Álgebra e Geometria, indispensáveis ao profissional do ramo.

Veja, a seguir, alguns dos principais conteúdos que os alunos devem estudar:

  • Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas;
  • Estruturas de Concreto Armado;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Fundações;
  • Mecânica dos Solos Avançada e Obras de Terra;
  • Pontes e Grandes Estruturas;
  • Saneamento Básico;
  • Tecnologia e Infraestrutura de Transportes.

Além de cumprir essas e outras disciplinas, também é importante fazer estágios obrigatórios, uma etapa essencial para conhecer a rotina da profissão e aprender com os engenheiros que já estão no mercado.

Além disso, como estagiário, você colocará todos os conhecimentos em prática e tem a oportunidade de entender o que faz o profissional de Engenharia Civil em vários processos, como:

  • planejamento da parte elétrica e hidráulica;
  • análise de solo;
  • supervisão de equipes;
  • realização de orçamentos.

Qual a duração do curso?

O curso de Engenharia Civil tem duração média de 5 anos (10 semestres). A carga horária é robusta, o que fornece todo o conhecimento necessário para desenvolver as habilidades profissionais. Além disso, ela se justifica por conta da responsabilidade assumida nas profissões do segmento, já que construções inadequadas colocam pessoas em risco.

Como consultar o preço do curso?

Para consultar o preço da faculdade de Engenharia Civil é muito simples! Basta acessar o site Vestibulares. Lá, é possível checar se a graduação está disponível na modalidade de ensino EAD e já verifica o preço das mensalidades.

Fizemos um passo a passo para você ver como é fácil realizar a pesquisa:

  • acesse o site Vestibulares;
  • no primeiro campo de busca, digite a sua localidade;
  • depois, selecione o curso de Engenharia Civil;
  • clique em “buscar opções de cursos”;
  • em “como estudar”, é possível visualizar as opções, basta aplicar o filtro;
  • confira o preço da mensalidade e localização disponíveis.

Como se matricular no curso?

Para se matricular no curso, é importante optar por uma das faculdades parceiras do Vestibulares. Depois, é necessário fazer o vestibular da instituição de ensino escolhida ou optar pelo ingresso com a nota do Enem e, assim que for aceito, receberá um e-mail de boas-vindas com acesso ao Portal Digital do Aluno.

Após isso, basta realizar a sua matrícula em uma das unidades. É bem simples: o processo pode ser iniciado digitalmente, no conforto de sua casa. Lembre-se de que também é essencial apresentar alguns documentos obrigatórios, como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Tour pela prova do Enem

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

A faculdade de Engenharia Civil pode ser cursada nas modalidades de ensino semipresencial e presencial, sendo que ambas as opções são reconhecidas pelo MEC. Portanto, o ponto central para realizar a escolha é o deslocamento e a disponibilidade de horários.

No tipo presencial, os alunos precisam frequentar a sala de aula praticamente durante os cinco dias da semana para assistir aulas, apresentar trabalhos e realizar provas. Assim, é a alternativa ideal para quem tem mais flexibilidade na agenda.

Já a faculdade semipresencial é um tipo de ensino a distância em que parte do curso é feito dentro de sala de aula. É a melhor opção se você tem alguma dificuldade de horário, mas não quer perder o networking, o convívio com a turma e as experiências.

No decorrer da graduação, os alunos frequentam de uma a duas vezes por semana a faculdade. Nesses dias, recebem aulas otimizadas para participar de atividades, entender os conteúdos etc. A parte teórica é vista de modo online, ao lado de fóruns e de tarefas para estimular o aprendizado.

O que você precisa saber sobre o curso superior em Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil é um Bacharelado e tem o objetivo de formar profissionais aptos para conduzir, fiscalizar, projetar e implementar as obras no âmbito privado e público. As aulas teóricas são expositivas, em que os professores introduzem o estudante a conceitos e características a nível teórico.

Na graduação presencial, as aulas ocorrem no polo de ensino escolhido pelo aluno. Em Engenharia Civil semipresencial, elas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Todas as disciplinas devem cumprir uma carga horária prática e teórica.

Contudo, enquanto alguns conteúdos apresentam somente a parte teórica, por meio de aulas expositivas, outros focam mais em atividades práticas.

Quais são os motivos para investir em um curso superior de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil é uma excelente opção para quem está em busca de um emprego que ofereça ótimas remunerações. Sabemos que não se deve escolher uma profissão apenas pelo salário, certo? Contudo, o fato é que provavelmente você terá uma vida mais confortável e com boas opções para o lazer.

Além disso, quem opta pela graduação de Engenharia Civil em uma das faculdades parceiras do Vestibulares encontrará vantagens e diferenciais exclusivos. O corpo docente é qualificado e você terá acesso a uma plataforma totalmente estruturada, com foco na assimilação dos ensinamentos pelos estudantes.

Reconhecidos pelo MEC, tanto o semipresencial quanto o presencial contam com uma avaliação continuada, apoio personalizado e um sistema de ensino que tem como foco o mercado de trabalho. Inclusive, as instituições apresentam diversas formas de ingresso, algo muito favorável para que você realize o sonho de se tornar um engenheiro civil de sucesso.

Por fim, é importante falar sobre as bolsas para graduação. Tratam-se de descontos permanentes ou temporários na mensalidade do curso para auxiliar o estudante a organizar as finanças e persistir na conquista do seu diploma.

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona o curso de Engenharia Civil, saiba que essa carreira está em alta e oferece ótimas oportunidades profissionais. Portanto, não perca tempo e estude em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e que tenha professores atualizados!

Gostou de conhecer o curso de Engenharia Civil e quer estudar em uma das faculdades de sucesso que são parceiras do Vestibulares? Então, faça a sua inscrição no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.