Eras geológicas: quais são e quais suas características?

Eras geológicas

Para estudarmos as mudanças estruturais pelas quais o mundo passou até hoje, precisamos de uma escala de tempo diferente. Afinal, as Eras Geológicas são períodos de milhões de anos, nos quais alterações aconteceram progressivamente.

Essas mudanças estão acontecendo agora mesmo, mas você não faz ideia. E então, que tal conhecer o conceito e algumas informações importantes sobre as Eras Geológicas e arrasar nas questões sobre o tema em suas provas? Vamos lá!

O que são as Eras Geológicas?

As Eras Geológicas são períodos da história geológica da Terra, ou seja, da sua formação estrutural. Em cada Era, é possível observar mudanças importantes que fizeram com que o planeta atingisse a estrutura que conhecemos hoje.

Alguns fatores que participaram ou sofreram essas mudanças são o relevo, o solo, o clima, a biodiversidade, as extinções, e muito mais.

Quais são as Eras Geológicas?

Agora, confira quais são as definições de Eras Geológicas e as suas principais características!

Pré-Cambriana

É a Era Geológica mais longa, com duração de cerca de 4 bilhões de anos. Viver no início da Era Pré-Cambriana não era nenhum passeio no parque: a Terra vivia em altíssimas temperaturas, com vulcões entrando em erupção o tempo todo e com a presença de inúmeros gases tóxicos na atmosfera.

Com o passar do tempo, isso foi mudando. Por isso, ao final da Era, as primeiras formas de vida surgiram. Inicialmente eram seres procariontes bem simples e, lentamente, foram evoluindo para seres eucariontes, como algumas algas.

Paleozoica

A Era Paleozoica é dividida em seis períodos, dentre eles o Cambriano. Não se preocupe, pois você não precisa saber todos eles! Aqui, alguns eventos importantes aconteceram, como:

  • surgimento de formas mais complexas de vida, como artrópodes, moluscos e répteis;
  • desenvolvimento das florestas;
  • surgimento da Pangeia, supercontinente que precedeu os continentes atuais;
  • uma das Eras Glaciais do planeta, com queda da temperatura;
  • a primeira grande extinção em massa.

Mesozoica

A Era Mesozoica também é dividida em alguns períodos, que são o Triássico, Jurássico e Cretáceo. Conhece alguns desses nomes? É isso mesmo: foi aqui que viveram os dinossauros, répteis gigantes que foram extintos no final do último período mezosoico.

Tour pela prova do Enem

Foi nessa época, também, que a Pangeia começou a se fragmentar, fazendo com que dois continentes surgissem: Laurásia e Gondwana.

Cenozoica

Agora, chegamos à Era em que estamos! Ela começou há 65 milhões de anos e está dividida em dois períodos: Terciário e Quaternário (o da atualidade). Ao longo de todo esse tempo, a conformação do planeta atingiu a forma como conhecemos hoje, ao olhar um mapa-múndi.

Além disso, outro marco importantíssimo foi o surgimento da vida humana. Então, não se engane: a Pré-História começou no período Quaternário da Era Cenozoica.

Em qual matéria as Eras Geológicas estão inseridas?

As Eras Geológicas e seus significados são cobrados nas provas de Geografia no Enem e em outros vestibulares.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

O estudo de assuntos como o das Eras Geológicas deve ser feito de duas maneiras diferentes. Primeiro, estude a teoria, faça resumos e compreenda a matéria. Depois, não deixe de fazer vários exercícios para fixar as informações e tirar eventuais dúvidas que não foram respondidas durante as aulas.

Exemplo de exercício sobre Eras Geológicas que cai na prova do Enem ou de outros vestibulares

Quer aprender mais sobre as Eras Geológicas e mandar muito bem no Enem 2022 ou em qualquer vestibular que for prestar? Então, veja como esse tema é cobrado em vestibulares!

(IGF 2014) O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Para efeito de estudos, todo este período é dividido em eons, eras e períodos. O eon fanerozóico é subdividido nas eras paleozoica, mesozoica e cenozoica.

Considerando os conhecimentos sobre a história do planeta Terra e a evolução da vida, é correto afirmar que o ser humano surge:

a) na era cenozoica;

b) no período jurássico;

c) na era mesozoica;

d) no período triássico;

e) na era paleozoica.

Resposta: alternativa a.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre as Eras Geológicas? Conhecer esses conceitos e se aprofundar neles é muito importante para que você possa se dar bem em suas provas de vestibular. Então, capriche nos estudos!

Por falar nisso, que tal fazer a sua inscrição para o vestibular online agora mesmo? Assim, você aumenta as suas chances de conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados