A Engenharia de Produção é uma das graduações mais versáteis. Por isso, os profissionais do ramo podem atuar em diferentes áreas dentro de indústrias e empresas privadas ou públicas. Nessa carreira, destaca-se o fato de que os especialistas vão lidar com as etapas de produção de equipamentos e produtos.
Mas, para ter certeza de que esse curso é a melhor opção para você, é fundamental conhecer a grade curricular de Engenharia de Produção. Desse modo, é possível saber quais as disciplinas estudadas e os principais assuntos abordados.
Ficou curioso e quer saber quais são as matérias estudadas em Engenharia de Produção? Então, continue a leitura!
Veja a grade curricular de Engenharia de Produção por semestre
A seguir, você vai conhecer a matriz curricular de Engenharia de Produção completa. Veja!
1.º semestre
- Administração e Economia Para Engenheiros;
- Algoritmos e Lógica de Programação;
- ED – Cultura Digital;
- Engenharia, Ciência e Tecnologia;
- Química e Ciência dos Materiais.
2.º semestre
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Desenho Técnico Projetivo;
- ED – Projeto de Vida;
- Física Geral e Experimental – Mecânica;
- Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
3.º semestre
- Cálculo Diferencial e Integral II;
- ED – Marketing Digital Para Microempreendedores;
- Engenharia Econômica;
- Física Geral e Experimental – Energia;
- Métodos Matemáticos.
4.º semestre
- Cálculo Diferencial e Integral III;
- ED – Construindo uma Carreira de Sucesso – Engenharias;
- Metrologia e Controle Geométrico;
- Princípios de Eletricidade e Magnetismo;
- Resistência dos Materiais.
5.º semestre
- ED – Mindset Ágil;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Fenômenos de Transporte;
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
- Gerenciamento e Controle de Qualidade;
- Logística Empresarial.
6.º semestre
- Desenvolvimento de Produto;
- ED – Design Thinking;
- Ergonomia;
- Gestão da Produção e Manutenção;
- Gestão de Projetos;
- Processos de Fabricação.
7.º semestre
- ED – Empregabilidade;
- Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação;
- Métodos Estocásticos;
- Planejamento Estratégico.
8.º semestre
- ED – Desenvolvimento de Carreira;
- Engenharia de Métodos;
- Estágio Curricular em Engenharia;
- Gestão de Operações e Serviços;
- Pesquisa Operacional – Programação Matemática.
9.º semestre
- ED – Empreendedorismo;
- Gestão de Recursos Naturais e Energéticos;
- Pesquisa Operacional – Simulação;
- Trabalho de Conclusão de Curso I;
10.º semestre
- ED – Responsabilidade Social;
- Planejamento, Programação e Controle de Produção;
- Projeto de Fábrica e Instalações Industriais;
- Sociedade Brasileira e Cidadania;
- Trabalho de Conclusão de Curso II.
Conheça um pouco das principais matérias da faculdade de Engenharia de Produção
Agora, chegou a hora de você conhecer algumas das principais disciplinas estudadas no curso de Engenharia de Produção. Fique por dentro!
Processos de Fabricação
A fabricação ocorre quando a matéria-prima se torna um produto pronto. Nessa matéria de Engenharia de Produção, os alunos aprendem sobre os sistemas produtivos, além de ter a chance de aplicar as ideias para fazer estudos das tecnologias.
Essa disciplina também ajuda quem quer seguir com a atuação em Engenharia de Produção na área de pesquisa operacional. Esse é um trabalho com modelagem matemática para otimizar sistemas de produção de serviços e bens.
Gestão de Operações e Serviços
O objetivo da disciplina de Engenharia de Produção conhecida como Gestão de Operações e Serviços é introduzir os alunos ao estudo dos serviços, fornecendo uma visão estratégica e estrutural do gerenciamento das empresas. Os assuntos abordam técnicas, metodologias e ferramentas que são utilizadas no setor terciário.
Ao final dessa matéria, você deverá ser capaz de implementar melhorias, além de oferecer maior qualidade e competitividade na oferta de serviços nos mais diferentes tipos de empreendimentos.
Gerenciamento e Controle de Qualidade
Gerir a qualidade dos processos industriais é uma ação muito importante na maioria das empresas. Isso porque se exige cada vez mais um aspecto de controle da produção que possa garantir a excelência do que está sendo produzido.
Logo, nessa matéria de Engenharia de Produção, os estudantes aprendem sobre como obter selos de qualidade, como realizar a programação de processos para manter o rigor da fabricação, entre outros assuntos.
Desenho Técnico Projetivo
A faculdade de Engenharia de Produção deve capacitar os estudantes para não só gerenciar processos como, também, exercer atividades especializadas. Portanto, uma das disciplinas fundamentais na formação do futuro engenheiro de produção é o Desenho Técnico Projetivo.
Afinal, dependendo das funções que você ocupar em uma empresa, será necessário ter essa habilidade para realizar o seu trabalho. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, além de estudar essa matéria, os alunos ainda têm à disposição os principais softwares utilizados pelo engenheiro de produção no mercado, como:
- ARENA;
- SolidWorks;
- DEV C++;
- MD Solids;
- Autodesk;
- Autocad.
Logística Empresarial
A Logística Empresarial tem como foco os processos internos de como se enviam e estocam os produtos que a indústria ou empresa comercializa ou fabrica. Nessa disciplina de Engenharia de Produção, os estudantes vão entender como propor novas soluções em logística, além de saber como organizar de modo profissional as equipes de logística, as remessas, os estoques, entre outros.
O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade
Viu só como a grade curricular de Engenharia de Produção aborda matérias fundamentais para a formação de excelência dos alunos? Então, para ter uma formação completa e de qualidade, o primeiro passo é estudar em uma faculdade conceituada e reconhecida pelo MEC.
Nas instituições parceiras do Vestibulares, você terá aulas com professores mestres e doutores experientes em suas áreas de atuação, sendo aptos para explicar em detalhes o que faz o profissional de Engenharia de Produção. Além disso, a matriz curricular do curso é atualizada de maneira constante, com o objetivo de apresentar as principais novidades da área.
Também oferecem diferenciais exclusivos, como acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade que incentiva a entrada do estudante no mercado de trabalho, e várias opções de bolsas de estudo, que diminuem o preço das mensalidades.
Ao final, você estará preparado para atuar no mercado de trabalho e receber ótimas remunerações. O salário do profissional de Engenharia de Produção é, em média, de R$ 8.081,78* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
Agora é com você!
Para estudar com uma grade curricular de Engenharia de Produção completa e abrangente, é muito importante escolher uma boa faculdade. Para isso, estude em uma das instituições parceiras do Vestibulares e tenha acesso a um ensino de excelência!
Gostou de conhecer as matérias de Engenharia de Produção e quer estudar em uma boa faculdade? Então, inscreva-se no nosso vestibular online!
*Sujeito a alterações