Como se forma o dobramento moderno? Entenda

No dia a dia, não é tão fácil enxergar o quanto a superfície do planeta muda. Mesmo que não ocorra nenhum desastre natural, desabamento nem ação do ser humano, o relevo está em constante metamorfose. E um dos principais fenômenos resultantes disso é a formação dos dobramentos modernos.

Esse tópico é muito importante para quem pretende fazer faculdade de Geografia, vai prestar Enem e vestibulares ou, simplesmente, tem algum interesse em geologia. Afinal, a modificação do planeta afeta a vida de todos os seres vivos. Acompanhe o resumo e veja o que você precisa saber sobre essa matéria!

O que são os dobramentos modernos?

Dobramentos modernos são formações geológicas recentes, compostos principalmente por rochas magmáticas e sedimentares. Em tempo geológico, uma formação com menos de 250 milhões de anos desde seu início é considerada “recente”.

Essas formações surgem a partir da movimentação de placas tectônicas. Quando elas se movem e convergem, a pressão gerada entre elas faz com que parte de sua superfície se dobre, gerando novos relevos elevados, como montanhas e cordilheiras. Por esse motivo, essas formações ocorrem em áreas de instabilidade geológica, onde há alto risco de terremotos e atividade vulcânica.

Após o fenômeno que leva à sua formação cessar, a rocha local passa por outros efeitos, o que leva à formação dos escudos cristalinos. Porém, mesmo que uma região não esteja mais sob essa instabilidade, outra estará. O processo de formação e remodelagem da crosta terrestre é contínuo e ininterrupto.

Como esse tema cai no vestibular e no Enem?

Na hora da prova, algumas questões de geografia podem perguntar sobre os dobramentos modernos, processo de formação ou mencionar seus exemplos. O mais importante é saber identificá-los e ter em mente qual é o processo por trás deles.

Veja aqui uma questão para você se situar.

(Enem 2020)

A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.

TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

Tour pela prova do Enem

Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?

A – Planícies abissais.

B – Planaltos cristalinos.

C – Depressões absolutas.

D – Bacias sedimentares.

E – Dobramentos modernos.

A resposta correta é a letra E. O texto descreve duas placas tectônicas, uma continental e uma oceânica, se movendo uma em direção à outra e colidindo.

Nesse processo, a placa oceânica tende a ficar mais baixa em relação à continental, fazendo com que a placa continental se dobre e forme novos relevos, como cordilheiras.

Dê o primeiro passo para garantir a sua vaga na faculdade!

Os dobramentos modernos são apenas um pequeno exemplo de como o planeta está em constante mudança. Na faculdade de geografia, você vai estudar este e vários conceitos com muito mais profundidade do que no ensino médio.

Quer mais aquela ajuda para conquistar vaga no curso superior? Então, visite o site Vestibulares agora mesmo e use sua nota no Enem para conseguir vaga em uma de nossas faculdades parceiras!

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que são os dobramentos modernos?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Dobramentos modernos são formações geológicas recentes, compostos principalmente por rochas magmáticas e sedimentares. Em tempo geológico, uma formação com menos de 250 milhões de anos desde seu início é considerada “recente”. Essas formações surgem a partir da movimentação de placas tectônicas. Quando elas se movem e convergem, a pressão gerada entre elas faz com que parte de sua superfície se dobre, gerando novos relevos elevados, como montanhas e cordilheiras. Por esse motivo, essas formações ocorrem em áreas de instabilidade geológica, onde há alto risco de terremotos e atividade vulcânica.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como esse tema cai no vestibular e no Enem?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Na hora da prova, algumas questões de geografia podem perguntar sobre os dobramentos modernos, processo de formação ou mencionar seus exemplos. O mais importante é saber identificá-los e ter em mente qual é o processo por trás deles.”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados