Crosta terrestre: conheça a camada externa da Terra

crosta terrestre

Para muitos de nós, a ideia de estarmos em uma esfera que gira pelo espaço parece inconcebível. Sim, é verdade, é muito estranho! Outra coisa bem interessante é entendermos que, na verdade, o nosso planeta é muito mais do que o visto em fotografias de satélites por aí.

A Terra não é, afinal, uma bola maciça e rochosa, mas, sim, uma estrutura com muitas camadas. E, hoje, falaremos sobre a camada em que vivemos: a crosta terrestre. Continue a leitura e aprenda a definição do conceito — para a vida, além, é claro, para o Enem e demais vestibulares!

O que é crosta terrestre?

É a menor camada da Terra e, também, a mais externa. É nela em que vivemos!

Composição

A crosta é composta por minerais diversos, como óxidos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio, sílica (óxido de silício) e o quartzo, que estão depositados em rochas dos mais variados tipos.

Outras camadas da Terra

As outras camadas da Terra são o manto e o núcleo, ambos divididos em inferior e superior. Suas ações e composições estão diretamente relacionadas aos eventos da crosta, como terremotos, vulcanismo e muito mais.

Quais são os tipos de crosta terrestre?

Agora, que tal conferirmos as divisões da crosta terrestre? Veja os significados a seguir!

Com base na localização

De acordo com esse parâmetro, a crosta é subdividida em oceânica e em continental. A primeira tem altitudes que vão de 5 a 10 km, enquanto a segunda pode atingir de 30 a 80 km.

Com base na composição

A composição das camadas também difere e faz com que elas sejam divididas em subcamadas conhecidas como sima (inferior) e sial (superior). A primeira é composta principalmente por silício e magnésio, com rochas basálticas.

A segunda, por rochas sedimentares e outros tipos, com predominância dos minerais silício e alumínio. Note que o início dos nomes dos minerais predominantes dá o nome às camadas! 

Tour pela prova do Enem

Por que saber sobre o tema?

Entender a crosta terrestre é, também, compreender um pouco mais sobre a vida ao nosso redor. E, para os vestibulares, esse tema também é superimportante. Ele está relacionado a vários outros temas, como as placas tectônicas, a deriva continental, a fossilização e muito mais. É a base para que você possa aprofundar os seus conhecimentos!

Em que matéria a crosta terrestre está inserida?

A crosta terrestre é cobrada nas provas de Geografia no Enem e em outros vestibulares.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

A melhor maneira de estudar a crosta terrestre para as provas é entender a sua teoria e, a partir daí, investir na resolução de exercícios. Assim, poderá associar melhor os temas relacionados e entender o que as provas querem de você.

Exemplo de exercício sobre crosta terrestre que cai na prova do Enem ou vestibular

Confira, agora, um exemplo de questão sobre o tema que apareceu em uma edição anterior dos vestibulares! Assim, você tem tudo para mandar bem no Enem 2022 ou em qualquer outra prova que prestar. Veja!

(UFC) A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificadas em ígneas, metamórficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo.

I. Granito e basalto.

II. Gnaisse e mármore.

III. Arenito e calcário.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas ígneas e rochas sedimentares.

a) II e III.

b) I e II.

c) III e I.

d) II e I.

e) I e III.

Resposta: alternativa e

Agora é com você!

Gostou do resumo sobre a crosta terrestre? Esperamos que sim! Agora, é hora de caprichar na resolução de exercícios sobre o tema e, assim, aumentar as suas chances de ser aprovado no vestibular dos seus sonhos.

Outra maneira de aumentar essas chances é fazendo agora mesmo a sua inscrição para o vestibular! Para que perder tempo, não é mesmo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados