O que é DNA e RNA? Veja como essa matéria cai no Enem

DNA e RNA

Se você acabou de concluir o ensino médio, provavelmente está ansioso para entrar em um curso superior, certo? Antes de mais nada, é importante se dedicar aos estudos e ficar por dentro dos temas mais cobrados no Enem. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, por exemplo, apresenta assuntos da Física, Química e Biologia.

Esta última matéria costuma ter vários conceitos biológicos que são amplamente discutidos nos vestibulares, então é fundamental ficar por dentro. Um dos tópicos que mais aparecem é o DNA e RNA, ácidos nucleicos com diferentes estruturas e funções. Assim, estudar esse assunto é de extrema importância para quem quer se dar bem no teste.

Se quer saber como DNA e RNA são cobrados no Enem, continue a leitura!

O que é DNA?

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que contém as informações genéticas utilizadas no funcionamento e desenvolvimento dos organismos. A maior parte desse material está localizado no núcleo, mas uma pequena quantidade também é encontrada nas mitocôndrias.

O nosso DNA, dentro do núcleo das células eucarióticas, está organizado em uma estrutura chamada de cromossomo. Já o conjunto completo dessas estruturas em uma célula compõe o genoma.

O que é RNA?

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula fundamental na síntese proteica, pois atua como uma mediadora que expressa as informações do DNA. Apesar de ser constituído por uma fita simples, nem sempre é linear, tendo a capacidade de dobrar e formar uma estrutura tridimensional complexa em forma de laço.

Existem diversos tipos de RNA que estão envolvidos diretamente no processo de síntese de proteínas, como:

  • RNA mensageiro — codifica as proteínas, já que porta as informações do DNA;
  • RNA transportador — transporta os aminoácidos que formarão a proteína;
  • RNA ribossômico — é o constituinte dos ribossomos e atua na síntese proteica.

Qual é a função de cada um?

As informações genéticas são encontradas nas fitas de DNA. Essas informações são as que fazem com que humanos, animais e plantas tenham suas características próprias.

Tour pela prova do Enem

Essa dupla fita também é responsável pelo fenótipo das pessoas, como tamanho e cor de pele e de cabelo. Já o RNA realiza a síntese de proteínas, com o envolvimento de seus vários tipos.

Do que o DNA e o RNA são compostas?

A molécula de DNA é composta por:

  • nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster;
  • bases nitrogenadas (citosina, guanina, timina e adenina) ligadas por pontes de hidrogênio;
  • esqueleto de açúcar e fosfato alternados, que se dobram formando a dupla hélice.

Já o RNA é formado por:

  • bases pirimídicas, como citosina e uracila;
  • bases púricas, como guanina e adenina;
  • ribonucleotídeos, como bases nitrogenadas, fosfato e ribose.

Qual é a diferença entre DNA e RNA?

A diferença principal entre eles é que o DNA tem a função de armazenar a informação genética usada no desenvolvimento dos organismos. Já o RNA é responsável pela síntese de proteínas. Em relação à sua estrutura, uma das diferenças é que o DNA apresenta duas cadeias helicoidais, enquanto o RNA conta com apenas uma.

Esse assunto é muito versátil e envolve outros conteúdos. Por isso, além de ficar por dentro das funções do DNA e RNA, lembre-se de estudar cromossomos e o corpo humano em geral. Para fixar o conteúdo, leia a teoria e faça muitos exercícios, tanto das provas anteriores do Enem quanto de outros vestibulares.

Além disso, elabore resumos, revise a matéria, organize o seu local de estudos e tente explicar o conteúdo para outras pessoas — essa é uma das melhores maneira de estudar!

Estude e coloque os conceitos em prática!

Agora que já sabe um pouco mais sobre DNA e RNA, saiba que é importante se manter sempre atualizado sobre o assunto, principalmente para a prova do Enem. Por isso, estude e conteúdo e se aprofunde em outros tópicos, como o que é Bioquímica, Botânica etc.

Gostou de saber o que é DNA e RNA e quer complementar a leitura? Então, baixe o e-book “Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota“. Aproveite, é gratuito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados