Como conseguir desconto para segunda graduação?

estudante de segunda graduação feliz com desconto

Sabia que quem já é formado pode conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho com outro diploma de ensino superior? Mas seria ainda melhor conseguir um desconto para segunda graduação, não é mesmo? A boa notícia é que existem diferentes alternativas para isso!

Assim, você pode se especializar para dar destaque ao currículo, ao mesmo tempo em que faz uma boa economia e paga pouco para conquistar esse diferencial. Quer saber mais? Então, continue conosco e veja em detalhes como conseguir bons descontos para fazer a segunda graduação!

Escolha o curso ideal para a sua segunda graduação

Antes de pensar em como obter um desconto para a segunda graduação, você precisa definir qual é o curso ideal para se dedicar. Comece pensando nos objetivos de ter esse novo diploma para tomar a melhor decisão.

Algumas pessoas querem fazer uma mudança de carreira, então, escolhem uma faculdade que está de acordo com seus objetivos profissionais ou pessoais. Porém, existem aquelas que desejam permanecer na mesma área, mas buscando mais destaque ou melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Nesse segundo caso, é preciso escolher o curso de graduação que agregue mais conhecimento técnico. É o caso, por exemplo, de quem já cursou Publicidade e Propaganda e que poderia fazer Marketing Digital para explorar esse ramo.

Existe, ainda, outra realidade: a dos profissionais que querem ampliar o seu leque de atuação. Para eles, uma complementação pedagógica é uma excelente alternativa, porque, assim, podem atuar na área da educação. O importante é que você tenha em mente os seus objetivos para escolher a faculdade ideal.

Selecione uma faculdade que oferece facilidades

Depois de definir qual é o curso ideal, você precisa procurar uma faculdade que ofereça facilidades e traga diversas opções para ter um desconto ou uma bolsa. Verifique se a instituição trabalha com créditos estudantis, FIES ou bolsa privada, além de outros programas e benefícios para quem já é diplomado.

Tenha atenção aos pré-requisitos, bem como às exigências para participar de cada um deles. No caso do Prouni não são todas as pessoas que já têm diploma superior que podem conquistar uma bolsa. Professores da rede pública têm direito a esse benefício para fazer uma segunda Licenciatura.

Entretanto, qualquer um pode aderir ao FIES, e ainda existe a opção do parcelamento estudantil e das bolsas privadas. Em ambos os casos é mais fácil conquistar uma vaga, porque não existem tantas exigências a serem cumpridas e, dependendo do programa, também não é preciso comprovar renda.

Verifique as opções de desconto oferecidas

No item anterior, explicamos que existem diversas alternativas de desconto para segunda graduação, por isso, você também encontrará valores bem diferentes, assim como a abrangência do benefício. Portanto, é fundamental verificar como cada programa funciona.

Alguns benefícios oferecem descontos durante todo o curso abatendo um percentual nas mensalidades. Outros podem contemplar apenas o primeiro semestre e, no caso das bolsas, também há uma variação do seu percentual de acordo com o tipo delas.

Com o Prouni, é possível concorrer a bolsas parciais ou integrais, ou seja, com 50 e 100% de desconto em todo o curso. O percentual oferecido ao candidato tem como base a renda familiar comprovada por ele.

Sendo assim, se informe muito bem para definir qual é o melhor em seu caso. Veja, a seguir, algumas opções de desconto para a segunda graduação oferecidas pelas faculdades.

Desconto para quem já tem diploma

Enquanto o Prouni é um programa com foco para quem ainda não conquistou diploma, aqueles que estão em busca de uma bolsa para segunda graduação são beneficiados pelo desconto específico para quem já cursou uma faculdade.

Trata-se de um incentivo para quem já é formado fazer mais um curso de Licenciatura, Bacharelado, Tecnólogo ou buscar uma formação pedagógica, a fim de ampliar o seu currículo e conquistar melhores oportunidades de emprego.

Procure se informar na faculdade em que tirou seu diploma para descobrir quais são os incentivos oferecidos para ex-alunos que desejam fazer um novo curso. Porém, mesmo que você deseje estudar em uma instituição diferente, terá esse benefício, porque elas também oferecem desconto para segunda graduação dos profissionais vindos de outras faculdades.

Redução da quantidade de parcelas totais

Outra facilidade para quem já é formado são as reduções da quantidade de parcelas do curso. Isso acontece porque algumas matérias podem ser aproveitadas, já que existem disciplinas comuns entre diversas graduações.

Aqueles que vão cursar uma segunda Licenciatura, por exemplo, não precisam refazer as matérias que tratam sobre desenvolvimento, Psicologia, didática e educação de modo geral. Elas podem ser eliminadas da grade; isso reduz o tempo do curso e, consequentemente, o custo dele.

Convênios com empresas

Quem já está inserido no mercado de trabalho consegue um desconto para segunda graduação por meio das faculdades com Convênio Empresa. Essas parcerias visam oferecer oportunidades para o profissional se especializar mais.

Então, se você quiser aumentar a sua chance de ter uma promoção no trabalho ou disputar vagas para cargos mais altos, pode fazer uma graduação tecnológica. Essa modalidade tem uma duração menor, é mais específica e pode ampliar seus conhecimentos para que você tenha um currículo mais robusto.

Provas de bolsas

Como explicamos, há profissionais que têm a opção do Prouni para conseguir desconto para segunda graduação, como é o caso da bolsa para professor da rede pública. No entanto, programas privados também contemplam os demais graduados, uma vez que as bolsas são oferecidas pelas próprias instituições de ensino.

Você pode fazer uma prova para conquistar a bolsa da segunda Licenciatura, do Bacharelado ou do curso tecnológico. Os descontos variam dependendo da instituição de ensino e do tipo de programa ao qual você estiver aderindo, mas todos os casos oferecem um bom abatimento no valor da mensalidade.

Financiamentos estudantis

Apesar de alguns diplomados não poderem participar do Prouni, eles têm a opção do FIES, conforme explicamos. Por isso é interessante você considerar o financiamento estudantil para ter um desconto no seu curso, no entanto, não se esqueça de que o valor descontado deve ser pago, apesar de com algumas facilidades.

O problema do FIES é a necessidade de comprovar renda para participar do programa, além das notas de corte.

Você ainda pode utilizar o seu benefício em cursos da modalidade presencial ou a distância. Nesse segundo caso, conta com a flexibilidade de poder estudar em casa, com todo o suporte de tutores e professores, além de ter um ambiente virtual interativo e moderno.

Ter mais de um diploma de ensino superior é um diferencial competitivo para o currículo, mas você precisa escolher uma faculdade que ofereça facilidades e opções. Assim, terá acesso a ótimas opções de desconto para segunda graduação, deixando seus estudos mais acessíveis.

Gostou da ideia de valorizar seu currículo? Então, escolha o seu próximo curso, faça sua inscrição para o vestibular e destaque-se no mercado de trabalho!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: