Desconto no Imposto de Renda por educação: como funciona?

desconto imposto de renda educação

Você sabia que pode deduzir gastos com a educação no seu Imposto de Renda? Na prática, isso quer dizer que, em vez de pagar o IRPF, você usa o dinheiro para investir na sua formação ou na dos seus filhos e dependentes. Em alguns casos, isso pode inclusive resultar na possibilidade ou aumento da restituição.

Essa informação é fundamental para quem faz um planejamento financeiro e está colocando tudo na ponta do lápis, ou então precisa se planejar para bancar os estudos de outra pessoa. Entenda mais sobre como o desconto do Imposto de Renda com a educação funciona!

Como pagar menos na faculdade?

A educação é o investimento mais importante na vida de uma pessoa. Um diploma em um curso superior abre muitas portas profissionais, e os conhecimentos adquiridos na escola ou na faculdade são fundamentais para a vida. Quem tem uma boa formação está preparado para competir pelos melhores empregos e evoluir intelectualmente.

Mas é inegável que, especialmente no nível superior, os investimentos podem ser pesados demais para uma família, que tem custos ainda mais importantes como saúde e alimentação. Nesses casos, é essencial se preparar financeiramente para voltar a estudar e, também, procurar alternativas como desconto na faculdade e bolsas específicas da instituição.

Ainda há o Prouni, que são bolsas oferecidas pelo Governo Federal, e o FIES, que é um financiamento para a educação sem incidência de juros.

Só que algumas vezes a família pode, por exemplo, exceder a renda máxima para o Prouni e, por diversas razões, como custos altos de moradia ou gastos excepcionais com saúde, ainda assim não ter condições financeiras de arcar com o valor integral das mensalidades.

Por isso, é importante saber que, além de todas essas possibilidades, existe o desconto no Imposto de Renda para a educação. Qualquer gasto com mensalidades e matrículas no ensino infantil, fundamental, médio, superior e técnico. 

Isso engloba graduações, pós-graduações, mestrados, cursos técnicos, Tecnólogos e até especializações ou cursos profissionalizantes que estejam relacionados com as atividades profissionais de cada pessoa.

Tour pela prova do Enem

Cursos no exterior também podem ser deduzidos, desde que não entrem em uma das limitações, que serão explicadas no próximo tópico.

Quais são as regras para o desconto da educação no Imposto de Renda?

Existem duas limitações importantes em relação ao desconto de educação no Imposto de Renda. A primeira é que só é possível deduzir um valor de até R$ 3.561,50 anualmente, por pessoa ou dependente. É quase certo que os valores somados das mensalidades ao longo de um ano serão maiores que isso, portanto, quase nunca será possível deduzir todas as despesas integralmente.

A segunda limitação é que o pagamento para crédito educativo não pode ser deduzido, ou seja, os gastos com o pagamento de empréstimos utilizados para pagar pelos cursos.

Além disso, existe uma lista de outras restrições para o desconto da educação no Imposto de Renda. Não podem ser deduzidos:

  • despesas com uniformes;
  • gastos com transporte escolar;
  • pagamentos de aulas de idioma estrangeiro, natação, ginástica, informática, corte e costura, condução de automóveis e outras similares;
  • contribuições para associações de pais e mestres;
  • gastos com passagens e estadia, tanto no exterior como no Brasil;
  • participações em eventos e congressos;
  • cursos preparatórios, como pré-vestibulares;
  • compra de livros, enciclopédias, publicações e materiais técnicos.

Como incluir os gastos com a educação na declaração do IRPF?

Incluir os gastos com a educação na declaração é bem tranquilo. No software disponibilizado pela Receita para a declaração do Imposto de Renda, existe a ficha “Pagamentos Efetuados”.

Ao clicar nela e depois clicar em “novo”, você deve inserir o código correspondente à despesa com a educação, que pode ser 01 para gastos no Brasil e 02 para gastos no exterior.

Logo depois, é preciso escolher se a despesa com educação é do declarante, de um dependente ou de um alimentando. Em seguida, todos os dados da instituição de ensino precisam ser inseridos, incluindo o CNPJ. Por fim, basta colocar o valor total pago no ano e a parcela não dedutível ou reembolsável.

Tradicionalmente, as instituições de ensino enviam todas essas informações na época de fazer a declaração, mas se isso não acontecer, basta entrar em contato com elas para recuperar os valores pagos e obter os dados que precisam ser anexados. Assim, você consegue ter um desconto no Imposto de Renda com educação!

E agora que você já sabe como reduzir os valores, que tal investir na sua educação? Confira as oportunidades das faculdades parceiras do Vestibulares e faça a sua inscrição para o vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados