O que é continentalidade? Veja um resumo para o Enem!

continentalidade

Continentalidade é um conceito importante abordado em geografia que, junto à maritimidade, retrata os fatores que influenciam na temperatura e na umidade do planeta Terra. Ou seja, são as massas de ar dos mares e oceanos — um dos fatores que influenciam diretamente a mudança do clima em todo o globo.

Por isso, preparamos um resumo para você compreender detalhadamente o tema continentalidade, entender as suas aplicações, além de um exemplo aplicado de como esse assunto pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tudo pronto para notar as dicas e arrasar no Enem? Então, vamos começar!

O que é continentalidade?

O conceito de continentalidade gera muitas dúvidas principalmente quando relacionado ao de maritimidade, pois ela se refere à distância em que as regiões se apresentam com relação aos mares e oceanos.

Então, para esclarecer o tema, primeiro vamos entender qual a diferença entre essas duas definições:

  • continentalidade: fator climático relacionado à distância com relação aos mares e oceanos. Dessa forma, apresenta baixo índice pluviométrico (índice de chuvas), menor umidade e maior variação de temperatura;
  • maritimidade: refere-se às regiões litorâneas, com maior proximidade dos mares e oceanos. Assim, há alto índice de umidade, o que oferece boa pluviosidade, além de baixa variação de temperatura.

Como estudar continentalidade para o Enem?

Para arrasar no tema continentalidade para o Enem, o principal ponto que precisa ser compreendido é sobre a amplitude térmica. Afinal, ela é o ponto-chave que influencia na variação da temperatura no dia a dia.

Ou seja, está diretamente relacionada à variação da sensação de calor. Por exemplo, em regiões mais centrais do Brasil, é comum mudanças com mínima de 21° C durante a manhã e 40° nas horas mais quentes do dia. Então, dizemos que a amplitude térmica foi alta, com diferença de 19° C em um único dia. 

Tour pela prova do Enem

Nas regiões litorâneas, devido à presença do vapor de água, a temperatura mantém-se constante no decorrer do dia, ou seja, com amplitude térmica menor. Portanto, pense da seguinte maneira:

  • quanto maior for a maritimidade, maior será a umidade e menor será a amplitude térmica;
  • quanto maior for a continentalidade, menor será a umidade e maior será a amplitude térmica.

Exemplo prático que cai no Enem

Agora, para seus estudos no preparatório do Enem, veja como esse tema pode ser aplicado com um exemplo logo abaixo:

Enem MEC/2017 Questão 59

Disponível em: https://pt.climate-data.org/. Acesso em: 12 maio 2017 (adaptado).

continentalidade

As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade: 

a) Sydney (Austrália), caracterizado por precipitações abundantes no decorrer do ano.

b) Mumbai (Índia), definido pelas chuvas monçônicas torrenciais.

c) Moscou (Rússia), influenciado pela localização geográfica em alta altitude.

d) Cidade do Cabo (África do Sul), marcado pela reduzida amplitude térmica anual.

e) Barcelona (Espanha), afetado por massas de ar seco.

Resposta correta: alternativa c. A questão exige conhecimento geográfico com a distância dos continentes e localização dos hemisférios. É preciso analisar o climograma, sendo que o gráfico apresenta as temperaturas mais altas nos meses de junho, julho e agosto, evidenciando que a cidade estava no hemisfério norte — e lá é verão. 

Portanto, de acordo com as imagens, Moscou apresenta alta altitude, efeito da continentalidade com presença de amplitude térmica, e as baixas temperaturas menores que 0 em janeiro apontam as características mais condizentes com a região.

Pronto para mandar bem no Enem?

Saber não apenas o significado de continentalidade, mas como ele é aplicado na prática no Exame Nacional do Ensino Médio é o segredo para melhores notas em geografia. Então, pratique, combinado?

Sabia que o Enem também é uma das maneiras de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Mais uma razão para se garantir na nota. Estamos com inscrições abertas: confira mais informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados